escritor-independente-clube-de-autores

Autopublicação: o que é, como fazer e quais as vantagens

O Clube de Autores nasceu há mais de uma década como a primeira plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo. Hoje, já são mais de 60 mil autores, com seus mais de 90 mil livros publicados.

Este pioneirismo e estes números reforçam que a autopublicação foi a saída encontrada pelos autores para darem vida aos seus livros, realizando sonhos e transformando carreiras literárias. Mas… você já se perguntou o que compreende a autopublicação? Quais são as características, vantagens e benefícios deste modelo de publicação literária?

Se você ainda tem dúvidas se este modelo é ou não para você (e seu livro), o texto de hoje explicará tudo. Vem comigo e boa leitura!

Afinal, o que é a autopublicação?

Autopublicação é o modelo de publicação literária onde o próprio autor executa todas as etapas de preparação e publicação de um livro, contando com a ajuda de profissionais do livro, ou não. 

Cabe a ele decidir como será a capa do livro, qual formato, como será a revisão textual, diagramação etc. São diversas etapas, afinal, escrever a história de um livro é apenas uma parte de todo o processo.

A autopublicação exige do autor um conhecimento prévio (ou um aprendizado de curto prazo) sobre quais são essas etapas, para que a versão definitiva do livro fique próxima do ideal.

Para aprender mais sobre escrita criativa e o mercado do livro, acesse outros artigos do blog.

Também é importante citar que na autopublicação o autor é responsável por todos os investimentos necessários. Este custo, pode ser próximo de zero reais, caso o autor consiga executar todas as etapas previstas, ou, ser significativamente alto, caso haja a contração de diversos profissionais para trabalhar no desenvolvimento da obra.

Outros modelos de publicação de um livro

O crescimento do número de autores que buscam na autopublicação a solução ideal para seus livros é real e percebemos isso diariamente por aqui. Entretanto, é preciso falar que esta não é a única opção para os autores independentes

Além da autopublicação, é possível publicar o livro através das editoras. Com as editoras, existem dois caminhos. Ou se paga para ser publicado, ou é preciso que o livro (e o autor) desperte um interesse prévio por parte de uma editora, disposta a investir na obra.

Apesar de serem caminhos possíveis para um escritor, são mais tortuosos, exigem maior experiência e conhecimento do mercado editorial e, claro, é preciso, geralmente, realizar grandes investimentos financeiros, principalmente quando se trata da versão física do livro.

Não são poucos os relatos de autores que investem milhares de reais em um livro para, meses após a publicação, ficar com centenas de cópias estocadas em casa, sem conseguir vender. 

Para não ter que passar por essas frustrações, é o momento de falar das vantagens da autopublicação.

Quais as vantagens da autopublicação?

Em um mundo tão avançado tecnologicamente, ainda temos pessoa que olham com certa desconfiança para a autopublicação. Como se fosse “bom demais para ser verdade”. Afinal, é possível publicar um livro em poucos minutos na nossa plataforma

Vamos às vantagens:

Liberdade de criação

Neste modelo, o autor tem total liberdade para conduzir a criação do seu livro. É ele quem decide como será a capa, diagramação, revisão e também, detalhes técnicos como tipo do papel e tamanho do livro. Cabe também ao autor decidir se o livro será publicado nos formatos físico, digital, ou em ambos.

Gestão completa dos processos editoriais

Na autopublicação, além da liberdade, o autor é o gestor deste projeto, evitando gastos extras e surpresas durante o processo. Do cronograma de publicação a até quem será(ão) o(s) freelancer contratados. 

Com a gestão do projeto literário em mãos, fica mais palpável e real para o autor saber como e quando elaborar estratégias de divulgação e marketing do livro, já que este modelo propõe a ele o protagonismo e tomada de frente concretização este plano.

Conheça o nosso simulador de publicação. É rápido, prático e gratuito.

Entendimento dos processos literários de publicação

É essencial que os autores independentes saibam quais são as principais etapas de publicação de um livro. Não necessariamente ele precisa saber como executar, mas é preciso saber o que é preciso e quando é preciso. 

Aqui no Clube, ajudamos bastante o autor nesse processo de aprendizagem. Além dos milhares de conteúdos educativos disponíveis no nosso blog, do Pensática Podcast e dos diversos materiais ricos (e-books, vídeos etc) disponíveis, quando o autor faz uma simulação de publicação, etapa por etapa ele é orientado sobre o que é preciso ter e fazer

Durante este passo a passo da publicação, por exemplo, o autor se depara com a etapa de capas. Ou ele faz o upload do arquivo pronto, ou utiliza o nosso criador de capas, sempre sendo conduzido e informado do processo.

Não só nas capas, o autor é responsável também por dar a palavra final no trabalho de cada profissional contratado. É preciso aprovar uma revisão textual ou a diagramação da obra.

Optar pela autopublicação é a oportunidade que o autor tem de entender cada vez mais o mercado do livro, aumentando as chances de alcançar o sucesso literário.

Menor valor investido

O sonho do livro publicado pode ser a realidade de qualquer escritor, mesmo com baixos orçamentos. No Clube de Autores, por exemplo, a publicação do livro é gratuita. Isso mesmo, não é preciso que o autor gaste um real com a sua publicação. 

E este valor baixo investido também é valido para livros físicos. No modelo de autopublicação adotado pelo Clube, a impressão do livro é sob demanda. Ou seja, um livro só é impresso na gráfica quando uma compra é realizada. Evitando, assim, que o autor assuma um grande risco financeiro. 

Seu livro distribuído para o mundo todo!

Autopublicar um livro permite ao autor definir, inclusive, em quais canais o livro será vendido. Versão digital, física, ou ambas, qualquer combinação é possível. Inclusive, no Clube de Autores o autor é quem define o quanto quer ganhar por cada livro vendido, podendo ser valores diferentes para cada formato.

Um grande erro de alguns autores é limitar a distribuição do seu livro, optando somente por uma ou outra ferramenta, seja para vendas de livros digitais ou físicos. 

No Clube de Autores, o autor tem a vantagem de ter o livro distribuído nos maiores e-commerces e marketplaces do Brasil e da Europa!

Como, por exemplo, Mercado Livre, Estante Virtual, Submarino e Amazon (para livros físicos); Google Livros, Apple Livros, Scribd e Amazon (livros digitais). Sem contar que no próprio site do Clube de Autores é possível comprar livros. 

No caso das vendas internacionais na Europa, o livro é impresso localmente. Assim, temos maior competitividade para preços e fretes, compatíveis com a realidade de cada país, entregando aos autores mais possibilidades de vendas que em qualquer outro meio ou plataforma de autopublicação. 

Pode parecer confuso, mas acessando a sua conta no Clube de Autores, o autor tem à sua disposição um dashboard exclusivo para monitorar as vendas em todas esses sites citados.

Mitos da autopublicação

As vantagens são muitas, mas também existem alguns mitos que rodam a autopublicação. Você sabe quais são? Veja abaixo:

Burocracia

Quando não se entende muito bem sobre os processos de autopublicação, algumas pessoas taxam este modelo como difícil e até burocrático. Sendo que, na verdade, é justamente o oposto. 

A publicação é online e pode ser realizada em poucos minutos. E, após a publicação, o autor consegue ter a gestão completa da performance do seu livro através do dashboard completo e exclusivo do Clube.

Possui menos valor que a publicação feita por uma grande editora

Muitos torcem o nariz para livros que não são publicados e vendidos por grandes editoras e logo taxam esses livros como de menor qualidade. 

A grande verdade é que cada vez mais os livros independentes têm ocupado espaço nas lojas virtuais e chama a atenção de críticos e especialistas. Um bom exemplo é do livro “Guia do Pesquisador Iniciantes, de Renato Falcão Dantas. A obra foi publicada aqui no Clube e foi finalista do Prêmio Jabuti no ano de 2021, categoria Ciências.

Como fazer a autopublicação de um livro

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina, proporcionando experiências incríveis para os autores e demais amantes da literatura. Com o simulador de publicação é possível dimensionar como será o projeto do livro planejado. Para acessar o simulador, basta clicar AQUI.

Para complementar a sua experiência na autopublicação, antes de encerrarmos, recomento a leitura de outros três artigos:

E aí, está pronto(a) para publicar o seu livro?
Espero que este texto tenha tirado as sua dúvidas quanto a autopublicação. E quero saber a sua opinião. Comente aqui abaixo e até o próximo texto.

3 comentários em “Autopublicação: o que é, como fazer e quais as vantagens

  1. Eu editei no Clube de Autores, mas não vende. Os meus livros eu contei com a ajuda dos profissionais do livro disponibilizado pelo Clube de Autores. Recebi um e-mail deu amigo “Lakedin”, me perguntando: se o meu livro ABC DO AMOR, O Livro da Família Cordeiro é para venda? Não entendi. Será que o subtítulo, o leitor está pensando que é exclusivo? Não é exclusivo da Família Cordeiro. É meu livro com autorização de cada participante familiar. Eu tenho as autorizações aqui em minha casa. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *