capa do livro guia do pesquisador iniciante com selo do premio jabuti 2021

Livro publicado via Clube de Autores é finalista do Jabuti 2021

Democratizar o acesso ao conhecimento está no DNA do Clube de Autores e encaramos essa missão com muita seriedade. Por esse motivo, sempre que a importância de uma obra publicada através da nossa plataforma é reconhecida, vibramos com muito orgulho – porque sabemos o quão desafiadora pode ser a publicação independente e o quanto nossos autores se dedicam para que sua escrita chegue cada vez mais longe.

E quando uma obra que se compromete a tornar o conhecimento científico mais acessível é finalista de um dos maiores prêmios de literatura do Brasil? Ai a comemoração é em dobro!

Estamos muito felizes em saber que o Guia do Pesquisador Iniciante, escrito por Renato Falcão Dantas, está entre os 10 finalistas da categoria Ciências do 63º Prêmio Jabuti! E se você ainda não conhece a obra, dá uma olhadinha no resumo que preparamos:

Sobre o Guia do Pesquisador Iniciante:

Publicado em setembro de 2020, o “Guia do Pesquisador Iniciante” surgiu com o objetivo de simplificar o universo da pesquisa acadêmica para alunos, pesquisadores e professores em começo de carreira, que estão começando a se aventurar em um projeto científico, mestrado ou doutorado.

É, como o próprio título sugere, um guia para quem tem pouca familiaridade com o assunto. O livro aborda os principais conceitos do meio científico e indica o caminho para quem está entrando neste universo. Apresenta também diversas orientações sobre a produção de artigos, teses e dissertações, além de simplificar temas como financiamento à pesquisa ética e propriedade intelectual.

Confira um trechinho do Prefácio:

“A carreira de pesquisador ainda é muito incompreendida pela sociedade, incluindo estudantes do ensino superior. É comum pensar no cientista como um ser que possui uma inteligência extraordinária, um conhecimento ilimitado e capacidade de solucionar qualquer problema. Mas, na realidade, essa é uma profissão construída com muitas horas de dedicação, além de foco e disciplina.
(…) Espero que os conhecimentos, as experiências e os conselhos compartilhados durante os capítulos, redigidos com uma linguagem simples e focada nos iniciantes, possam ajudar na sua adaptação ao meio científico, suavizando, assim, o começo dessa maravilhosa carreira”.

E, é claro, para traduzir conceitos tão específicos em frases simples e facilmente compreendidas, nada melhor do que um especialista no assunto! Renato Falcão Dantas, autor da obra, é Farmacêutico, Mestre em Química pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas e líder de um grupo de pesquisa na área de Meio Ambiente.

Sobre o Prêmio Jabuti:

A primeira cerimônia do Prêmio Jabuti ocorreu em 1959 e, hoje, está em sua 63ª edição. Além da enorme abrangência de temas e da valorização de todos os profissionais envolvidos na criação e produção de um livro, o Jabuti reúne escritores de diversos segmentos e formatos – de livros publicados por editoras tradicionais à obras independentes.

O prêmio tem reconhecimento nacional e é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Para participar da seleção, autores do Brasil inteiro inscrevem seus livros de acordo com as categorias disponíveis e os finalistas são divulgados em duas etapas: primeiro o TOP 10 e, em seguida, um TOP 5, escolhidos por um corpo de jurados.

Estar entre os selecionados é, sem dúvidas, um grande mérito e motivo de grande orgulho – para os autores e para o Clube!

Parabéns, Renato! E nosso agradecimento por confiar sua escrita ao Clube de Autores.

E você, está pronto para levar sua história ainda mais longe com a auto publicação? :)

Confira outros livros em destaque:

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *