logo issn em roxo no fundo cinza

O que é ISSN e quando utilizá-lo?

Se você já está familiarizado com a publicação de livros, certamente já ouviu falar no ISBN e sabe que o registro é muito importante para garantir a identificação e comercialização da sua obra.

Mas, assim como o Internacional Standard Book Number, existem outros registros super importantes e que valem a atenção de escritores – que dificilmente reservam suas palavras apenas aos livros. O ISSN é um deles e é sobre ele que falaremos neste artigo! :)

O que significa ISSN?

ISSN é a sigla de Internacional Standard Serial Number. Ou seja, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. Trata-se de um registro internacional de documentos sequenciais, de formato periódico, como revistas, trabalhos científicos e jornais.

Que tipo de publicação deve ter um ISSN?

Ao contrário do ISBN, que é único para cada obra, as publicações seriadas com frequência (semanal, quinzenal, mensal, semestral ou anual) devem receber o mesmo código, que é composto por oito dígitos.

Cabe destacar, também, que o ISSN não serve apenas para artigos científicos. Todo tipo de publicação em série pode ser registrada com esse código – inclusive as digitais.

Segundo o site oficial do registro aqui no Brasil, as publicações elegíveis para receber o código são:

  • Periódicos;
  • Monografia Seriada;
  • Suplemento independente;
  • Número especial independente.

Por que obter o ISSN?

Como todo registro padronizado internacionalmente, o ISSN garante a identificação dos periódicos durante todo seu ciclo de publicação. Além disso, confere mais credibilidade ao conteúdo, porque é preciso comprovar a frequência antes de receber o código.

Aqui no Brasil, o responsável pela emissão do código é o Centro Brasileiro do ISSN. É ele quem administra as solicitações do registro, que identifica as edições dos conteúdos com autor, editora, número de edição e país de publicação.

Acesse o do Centro Brasileiro do ISSN para saber mais sobre o processo de solicitação do registro.

Você também pode se interessar por:

Assine a Nossa Newsletter

Paulo Santos

Diretor de Operações do Clube de Autores. Sou advogado por formação e administrador por amor. Gosto de ler de bula de remédio a outdoors, incluindo eventualmente livros. livros e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *