chief nyamweya, homem negro sorrindo e olhando para a esquerda

Pensamentos inspiradores de escritores africanos

Pouco se fala sobre a literatura produzida na África, terra que costuma concentrar uma mescla de beleza natural com miséria humana, dois curiosos ingredientes conhecidos por inspirar escritores ao longo de toda a história da humanidade – ou alguém questiona a sombria tristeza das obras de Kafka e Tchekhov, a solidão dos textos de Hemingway ou a dor que marca as letras de Marguerite Duras?

Se esses dois ingredientes propiciam tão boa literatura, então a África deveria ser um dos maiores berços da cultura escrita!

Apesar disso, infelizmente, o continente africano é pouco conhecido e reconhecido por isso. Ainda que escritoras como Chimamanda Adichie, recentemente tenham ganhado destaque no Brasil (e no mundo), sabemos que há histórias tão incríveis quanto Americanah sendo escritas por lá – e das quais ainda não ouvimos falar.

É de lá, também, do espaço entre o deserto e as savanas, que escritores como Brian Chikwava (Zimbabwe), Tsitsi Dangarembga (Zimbabwe), , Ngugi wa Thiong’o (Quênia) e Wole Soyinka (Nigéria), este último vencedor de um Prêmio Nobel, produziram uma literatura de qualidade impressionante.

Nada mais natural, portanto, que essas almas letradas produzirem o que chamamos de “pensamentos inspiradores”. O site britânico The Telegraph , que cobriu o Storymoja, conversou com editores e escritores africanos e elencou alguns desses pensamentos, que traduzimos e reproduzimos abaixo. O post é de 2011 (o tempo passa rápido demais!), mas as citações não envelheceram com os anos. Confira!

6 frases incríveis de autores da África:

  • “Poetas fazem amor com as mentes dos leitores e – não nos enganemos – já houve muitas gestações mentais.” – Ben Okri
  • “Para ser um escritor você precisa desenvolver a habilidade de falhar em público.” – Hari Kunzru
  • “A ficção e a literatura conseguem falar verdades que a mídia tem dificuldades em expressar.” – J M Ledgard
  • “Se eu soubesse antes de escrever como um poema terminaria, ele seria uma jornada inexistente.” – Yusef Komunyakaa
  • “A Internet supera a tirania da distância.” – Peter Moore
  • “A cultura pode ser a única coisa que nos salvará.” – Chief Nyamweya

*Artigo publicado no Clube em 2011 e republicado em dezembro de 2021.

Leia também:

Foto de capa: Chief Nyamweya, escritor e ilustrador do Quênia. Imagen retirada do site Trust Graphic Novel.

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Pensamentos inspiradores de escritores africanos

  1. Perfeito. Se não falha nada tem a aprender, como Freire diz que só ensina quem tem a aprender…o escritor que não está disposto a falhar, é um fingidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *