O caminho do livro. Esse título, por assim dizer, é normalmente utilizado no mercado editorial para definir toda a via crucis que uma ideia de história deve percorrer para se transformar em um livro pronto, bem acabado, bem estruturado e com um potencial de sucesso maior.
E friso aqui que estamos falando de um potencial de sucesso – até porque não há receitas de bolo capazes de garantir o sucesso de nenhuma obra de arte, literária ou não.
Ainda assim, esse caminho do livro, esse percurso, funciona como uma fórmula testada por séculos de mercado editorial e que não deve ser ignorado pelo autor independente, normalmente com pouca experiência nessa construção comercial de sua obra.
Aliás, não são poucas as editoras que têm essencialmente mudado os seus próprios negócios para entregar justamente uma espécie de mapa guiado para seus autores, de apoio logístico para que o caminho do livro seja percorrido com menor percalços ou contratempos.
Qual o caminho? O que se deve fazer? O que não se deve fazer?
É sobre isso que conversaremos no episódio de hoje com Renata Sturm.
Renata Sturm se tornou editora ouvindo histórias. Formou-se em Jornalismo e foi editora na PublishNews e depois repórter na Editora Abril. Além disso, foi responsável pela publicação de várias edições do Guinness World Record. Após realizar um grande sonho de dar a volta ao mundo – uma experiência que contribuiu ainda mais para a sua formação como editora – foi chamada para trabalhar na área de aquisição na Thomas Nelson. Depois, atuou como gerente editorial na Ediouro Livros, na Harlequin e, por fim, em uma das maiores editoras do mundo, HarperCollins.
Ao longo de mais de uma década de carreira, editou grandes autores, como Agatha Christie, Antoine de Saint-Exupéry, Winston Churchill e Colson Whitehead e os best-sellers brasileiros Augusto Cury, Thiago Nigro e Sri Prem Baba, além de Mauricio de Sousa e Clóvis de Barros Filho. Atualmente, Renata é sócia e Publisher na Maquinaria Sankto Editorial.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!