homem sentado em banco de madeira com notebook no colo

Vale a pena publicar um livro com editora?

Há diversos motivos que levam alguém a escrever um livro: uma ideia super criativa, um acontecimento marcante, a vontade de compilar em um só lugar os poemas que ficavam guardados na gaveta… independentemente da razão (e do formato do livro, aliás), sempre que a sementinha é plantada, surgem as dúvidas:

Afinal, como eu publico meu livro? Quem pode publicar um livro? Eu preciso de uma Editora?

E é justamente essa última pergunta que vamos responder neste artigo! Vamos lá?

Quais são as formas de publicar um livro?

Atualmente, existem diversas maneiras de colocar o seu livro à venda. Aliás, você mesmo pode imprimir uma tiragem e sair por aí, batendo de porta em porta a procura de leitores – mas, como você já deve ter imaginado, essa não é a forma mais eficiente de ter sucesso como um autor.

Publicar um livro por meio de editora

A publicação tradicional via editoras segue sendo um dos caminhos escolhidos por grandes nomes da literatura mundial, mas já adiantamos que essa estrada não é nem um pouco fácil se você está começando a se aventurar no mercado editorial. Para conseguir um contrato em uma dessas grandes empresas, é necessário que outras pessoas acreditem no seu trabalho e decidam investir em sua obra – mas antes disso, você certamente precisará enviar manuscritos, conversar com dezenas de pessoas e tentar convencê-las de que sim, você está pronto para ser um grande escritor.

Confira também: Coisas que todo escritor iniciante precisa saber.

É claro que, hoje em dia, existem diversas editoras menores dispostas a dar chances para escritores em começo de carreira sem adicionar muitos obstáculos nessa jornada – mas por serem pequenas empresas, normalmente é necessário investir uma boa quantia para financiar o projeto. Um pouco desanimador, né?

Mas calma! Há outras opções…

E aqui entra a publicação independente.

Publicar livro independente via plataforma de autopublicação

Esqueça a ideia de imprimir sua obra sozinho, você já terá bastante trabalho editando e divulgando seu livro e há empresas (como o Clube de Autores) para facilitar este processo.

Em resumo, a autopublicação tem o autor como protagonista de todas as etapas – é ele quem escreve e fica responsável pela diagramação, revisão e capa do projeto, podendo contratar um profissional para ajudá-lo ou fazer tudo por conta própria. Mas não é necessário bater de porta em porta na hora da venda, nem investir montes de dinheiro com a impressão.

Aqui no Clube de Autores, por exemplo, você escolhe quanto quer receber por exemplar vendido e não paga nada para disponibilizar sua obra nas maiores plataformas do país. Sempre que um livro seu é adquirido em qualquer uma dessas plataformas, você recebe exatamente o valor que definiu durante a publicação e o próprio leitor arca com as despesas de impressões, feitas sob demanda. Beeem mais simples, né?

Saiba mais sobre como publicar um livro gratuitamente.

Qual é a diferença entre uma editora e uma plataforma de publicação independente?

A maior diferença entre uma editora eu uma plataforma independente está justamente no modelo de negócio. Enquanto na primeira é preciso ser “escolhido” para uma parceria, na segunda não há nenhum tipo de seleção: o autor decide como e quando quer publicar, cadastra sua obra na plataforma e autoriza a comercialização, simples assim!

Além disso:

• No Clube de Autores, a publicação é grátis para o autor. Só há investimento caso o escritor queira comprar seu próprio estoque para vender por conta própria – caso contrário, a distribuição é feita pelo Clube e, com a impressão por demanda, não há custos para quem publica. Nada disso é possível por meio de uma editora de livros.
  • A publicação independente garante a liberdade do autor: como ninguém avalia a obra antes da publicação, o autor fica livre para tomar decisões sobre a diagramação, estruturação do conteúdo, capa, título e por aí vai.
  • Sim, na autopublicação, é necessária muita dedicação do autor para promover sua obra depois do lançamento. Não se engane: para ser um escritor de sucesso é preciso muito empenho, principalmente ao optar pelo modelo independente. Mas estaremos aqui para ajudá-lo durante todo o processo, é só chamar! :)

E aí, ficou um pouco mais claro? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Ah, e você também pode simular a publicação do seu livro em nosso site. É rapidinho, juro!