homem sentado em banco de madeira com notebook no colo

Vale a pena publicar um livro com editora?

Há diversos motivos que levam alguém a escrever um livro: uma ideia super criativa, um acontecimento marcante, a vontade de compilar em um só lugar os poemas que ficavam guardados na gaveta… independentemente da razão (e do formato do livro, aliás), sempre que a sementinha é plantada, surgem as dúvidas:

Afinal, como eu publico meu livro? Quem pode publicar um livro? Eu preciso de uma Editora?

E é justamente essa última pergunta que vamos responder neste artigo! Vamos lá?

Quais são as formas de publicar um livro?

Atualmente, existem diversas maneiras de colocar o seu livro à venda. Aliás, você mesmo pode imprimir uma tiragem e sair por aí, batendo de porta em porta a procura de leitores – mas, como você já deve ter imaginado, essa não é a forma mais eficiente de ter sucesso como um autor.

Publicar um livro por meio de editora

A publicação tradicional via editoras segue sendo um dos caminhos escolhidos por grandes nomes da literatura mundial, mas já adiantamos que essa estrada não é nem um pouco fácil se você está começando a se aventurar no mercado editorial. Para conseguir um contrato em uma dessas grandes empresas, é necessário que outras pessoas acreditem no seu trabalho e decidam investir em sua obra – mas antes disso, você certamente precisará enviar manuscritos, conversar com dezenas de pessoas e tentar convencê-las de que sim, você está pronto para ser um grande escritor.

Confira também: Coisas que todo escritor iniciante precisa saber.

É claro que, hoje em dia, existem diversas editoras menores dispostas a dar chances para escritores em começo de carreira sem adicionar muitos obstáculos nessa jornada – mas por serem pequenas empresas, normalmente é necessário investir uma boa quantia para financiar o projeto. Um pouco desanimador, né?

Mas calma! Há outras opções…

E aqui entra a publicação independente.

Publicar livro independente via plataforma de autopublicação

Esqueça a ideia de imprimir sua obra sozinho, você já terá bastante trabalho editando e divulgando seu livro e há empresas (como o Clube de Autores) para facilitar este processo.

Em resumo, a autopublicação tem o autor como protagonista de todas as etapas – é ele quem escreve e fica responsável pela diagramação, revisão e capa do projeto, podendo contratar um profissional para ajudá-lo ou fazer tudo por conta própria. Mas não é necessário bater de porta em porta na hora da venda, nem investir montes de dinheiro com a impressão.

Aqui no Clube de Autores, por exemplo, você escolhe quanto quer receber por exemplar vendido e não paga nada para disponibilizar sua obra nas maiores plataformas do país. Sempre que um livro seu é adquirido em qualquer uma dessas plataformas, você recebe exatamente o valor que definiu durante a publicação e o próprio leitor arca com as despesas de impressões, feitas sob demanda. Beeem mais simples, né?

Saiba mais sobre como publicar um livro gratuitamente.

Qual é a diferença entre uma editora e uma plataforma de publicação independente?

A maior diferença entre uma editora eu uma plataforma independente está justamente no modelo de negócio. Enquanto na primeira é preciso ser “escolhido” para uma parceria, na segunda não há nenhum tipo de seleção: o autor decide como e quando quer publicar, cadastra sua obra na plataforma e autoriza a comercialização, simples assim!

Além disso:

  • No Clube de Autores, a publicação é grátis para o autor. Só há investimento caso o escritor queira comprar seu próprio estoque para vender por conta própria – caso contrário, a distribuição é feita pelo Clube e, com a impressão por demanda, não há custos para quem publica. Nada disso é possível por meio de uma editora de livros.
  • A publicação independente garante a liberdade do autor: como ninguém avalia a obra antes da publicação, o autor fica livre para tomar decisões sobre a diagramação, estruturação do conteúdo, capa, título e por aí vai.
  • Sim, na autopublicação, é necessária muita dedicação do autor para promover sua obra depois do lançamento. Não se engane: para ser um escritor de sucesso é preciso muito empenho, principalmente ao optar pelo modelo independente. Mas estaremos aqui para ajudá-lo durante todo o processo, é só chamar! :)

E aí, ficou um pouco mais claro? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Ah, e você também pode simular a publicação do seu livro em nosso site. É rapidinho, juro!

Leia também:

7 melhores programas e apps para escrever livros
Como escrever um livro de sucesso?
Como publicar um livro com financiamento coletivo?

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Vale a pena publicar um livro com editora?

  1. Bom dia e um feliz final de semana, prezado senhor RICARDO ALMEIDA. Estou há muito tempo tentando publicar o meu terceiro livro, ‘A saga de um peladeiro sexagenário’, por intermédio do Clube de Autores, porém por mais que eu siga as instruções para a efetiva publicação, sempre ocorre algum contratempo e não consigo finalizar. Já pedi muito socorro ao FRED, aí da plataforma, e nada. Vou lhe mandar pelo email do Clube de Autores, o TEMPLATE deste livro. E espero que vocês possam me socorrer. Grato OTÁVIO JESUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *