crianca-segurando-caderno

Dicas para escritores iniciantes

Para começar, vamos alinhar as expectativas:

  • Ninguém nasce com o “dom da escrita”, destinado a fazer sucesso no mercado literário e pronto, mágica!
  • Criatividade não é suficiente para criar boas histórias.
  • Bom conhecimento da língua portuguesa não faz de uma pessoa autoridade no assunto.
  • Sempre há tempo para aprender. 

Tudo isso parece clichê (e realmente é), mas precisa ser dito. É importante desmistificarmos a ideia de que escritores são pessoas excêntricas, que vivem em montanhas, utilizam máquinas de escrever por puro charme, acordam no meio da noite com ideias brilhantes para finalizar um capítulo e são capazes de transformar qualquer coisa em poesia.

Qualquer pessoa pode escrever. De pijama, durante o almoço no trabalho, na fila pra comprar pão ou durante uma tarde de dormingo. Não existe concurso ou prova de múltipla escolha: apenas dedicação e muita prática. 

Por isso, se você está começando a se aventurar neste universo mágico da escrita, preparamos uma lista com 5 coisas que você precisa saber antes de embarcar:

Dicas do Clube de Autores para escitores iniciantes:

  1. Ler é mesmo tão importante quanto seus professores te disseram: só escreve bem quem está íntimo das palavras. A leitura nos ajuda a conhecer diferentes formas de conduzir uma narrativa e nos ensina a dar sentido às frases. Quanto mais lemos, mais críticos nos tornamos – com os outros e com nosso próprio trabalho. E a autoavaliação é fundamental para continuarmos evoluindo.
  2. É necessário sair da bolha: muitos brasileiros têm a síndrome do colonizado. Trata-se da falta de apreço por tudo que é nativo do país e a supervalorização do que vem de fora. Outros, preferem a regionalização e não exploram produções de outros cantos do mundo. Seja qual for o caso, as duas formas de pensar limitam o conhecimento e criam uma bolha ao nosso redor. Para escrever bem, é importante buscar referências, navegar por mares diferentes e se interessar por culturas desconhecidas. Tudo isso enriquece o repertório e estimula a criatividade.
  3. A autocritica é necessária, mas sempre com limites. Todo escritor compara sua obra com a de outros autores. Nosso texto nunca parece tão bom quanto o de escritores já consagrados. Por isso, pegue leve com você e não faça da sua mente sua pior inimiga. Lembre-se que, com o tempo, tudo se tornará mais natural.
  4. Alimentação, descanso e hábitos saudáveis têm influência direta na qualidade do que produzimos. Nem é preciso dizer que tentar escrever após uma noite mal dormida pode ser receita para o fracasso. A não ser que você seja do tipo que transforma a dor em arte, prefira dedicar-se às palavras quando estiver descansado e se sentindo produtivo. 
  5. Sem rotina, não há progresso. Para se tornar um grande escritor é preciso muita prática e ela vem acompanhada de disciplina. Se você tentar escrever um livro uma vez a cada dois anos e desistir sempre que chegar na décima página, certamente precisará recomeçar a cada nova tentativa. Escrever não é como andar de bicicleta: sem prática não há garantias de que você continue de onde parou. Crie uma rotina e exercite sua escrita. Com o tempo, tudo se tornará mais simples e as frases fluirão com maior facilidade.

Dicas de Stephen King para escritores iniciantes

O que um dos maiores mestres da literatura tem a dizer para você?

Dicas nunca são demais – principalmente quando partem de super hiper bestsellers e são focadas em um mercado tão concorrido quanto o editorial. Tudo bem que elas não podem ser confundidas com receitas de sucesso: se sucesso tivesse receita simples, afinal, não seria algo tão comemorado por tão poucos.

Não precisamos nos alongar muito aqui: Stephen King gravou algumas dicas importantes em um vídeo, que disponibilizamos abaixo. Sim: são dicas mais antigas e que, claro, você mesmo deve atualizar com o seu repertório e bom senso. Mas ainda assim valem ser vistas, claro!

E você, tem alguma dica dica para quem está começando a escrever? Deixe seu comentário abaixo! ;)

Artigos relacionados: 

Lições do filme Parasita para escritores
5 dicas para melhorar sua escrita
Dicas para começar a escrever um livro
Como ter ideias para escrever um livro?

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

26 comentários em “Dicas para escritores iniciantes

  1. Olá! A minha filha escreve poemas, poesias, músicas sem igual. Gostaria de compartilhar com alguém . Como posso proceder? Desde já agradeço.

  2. Olá, meu nome é Lana e sou escritora iniciante. Não escrevo regularmente e isso prejudica minha obras. Gostaria de saber como melhorar meus livros e tornar a escrita mais frequente, mas não sei como. Poderia me ajudar?

  3. Boa tarde!
    Primeiramente, muito obrigada por criar esse fórum tão útil!
    Minha dúvida é a seguinte: estou escrevendo um livro e gostaria de mostrar para outras pessoas, para um feedback. Tenho medo de alguém copiar minhas ideias ou até usar meu próprio texto. Existe algo que posso fazer para me preservar disso?
    Muitíssimo obrigada pela atenção!

  4. Eu tenho algumas ideias de livro escrito , porem ainda tenho duvida em questão a como distribuir e usar as redes sociais para ajudar a divulgar o livro!
    alguém poderia me dar umas dicas?

  5. Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo por ter construído esse site e por auxiliar os escritores brasileiros.

    Sou um escritor iniciante, porém, estou com receio de começar a escrever um livro devido ao fato de que as estatísticas apontam que os brasileiros não leem muitos livros.
    Mas, uma coisa é a teoria e outra é a prática na vida real.
    Gostaria de saber se isso é realmente verdade?

    Desde já agradeço.
    Obrigado!

    1. Olá, tudo bem? Obrigado por elogiar o nosso trabalho :)

      Na verdade, os números indicam o oposto. O brasileiro está lendo e escrevendo cada vez mais. Percebemos isso pelo crescente número de obras publicadas e vendidas por aqui.

      abraços!

  6. Olá!
    Estou escrevendo um E-book educativo na área de confecções de roupas – Nele ensino como montar uma pequena fábrica de confecções. O Livro será ilustrado com fotos e desenhos. gostaria de saber se há alguma possibilidade de publicá-lo aqui em sua plataforma?

  7. Boa Tarde, tenho toda a história na minha cabeça, porém estou com dificuldade de passar para o papel. Tem algum tópico sobre isso, organização da escrita?
    Obrigada

  8. A priori, vou agradecer vos pelas dicas interessantes que eu pôde encontrar nesta página de Clubes de Autores, consegui entender as dicas de nós iniciantes no mundo da literatura…

    Outrossim, vou precisar bastante o vosso apoio na elaboração da minha primeira obra, que estou a constituir já quatro meses.

    1. Sou iniciante tenho um sonho de escrever meu livro,já iniciei mais não consigo continuar,escrevo vários textos tbm,poesias etc…como faço pra continuar?

  9. Boa Noite, sou um jovem de 16 anos, estou numa fase com várias ideias, já comecei a escrever um livro, eu não sabia que podia divulgar aqui, percebi assim que li os comentários, logo que terminar posso publicar aqui estando em Moçambique?

    1. Oi, Allen. Tudo bem?

      Infelizmente, não temos como efetuar o pagamento de direitos autorais de autores que não tenham conta bancária no Brasil, o que nos impede de disponibilizar para venda em nosso site seus livros :(

  10. Boa noite, pretendo publicar um livro com temática erótica, preferencialmente nas plataformas digitais, como Kindle, Amazon, etc, e gostaria de saber se é importante obter o ISBN para isso. E se o Clube dos Autores pode auxiliar nesse projeto.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *