Não é uma carreira fácil. Viver de letras é, afinal, viver da arte: significa mergulhar de cabeça em um ambiente de competitividade extrema, um ambiente em que costumam perseverar aqueles poucos que se assemelham ao ideal de “homem renascentista”. O que seria isso?
Alguém espiritualmente ambidestro, por assim dizer. Alguém que consiga manter viva a desmedida paixão artística fundamental para quem quer erigir monumentos feitos de palavras enquanto, ao mesmo tempo, analise cada passo dado com uma precisão matemática, cuidadosa, calculada. Alguém que consiga ser, simultaneamente, fogo e gelo, alternando-se de acordo com a situação mas nunca atenuando a perspicácia e a intensidade com que abraça as diferentes situações que uma vida de letras exige.
Não há outra maneira de chegar ao sucesso da vida literária. Nunca houve, devo acrescentar. Os gênios do passado, de Cervantes a Machado de Assis, de Dickens a Saramago, de Tólstoi a Vargas Llosa, todos tiveram que lutar arduamente por cada olho de cada leitor, conquistado tanto pelas suas belas frases quanto pelos seus afinados tinos empresariais.
A vida não muda para você, autor independente. Ou melhor: muda apenas no sentido de que se publicar é mais fácil, viável, à mão. Mas, como você bem sabe, se publicar é apenas parte do segredo, é apenas a metade, senão menos, do caminho que precisa percorrer. Porque não basta o seu livro estar ao alcance do mundo: é importante que o mundo queira estender as suas mãos para adquiri-lo e lê-lo.
Como fazer isso?
Como pensar na carreira de escritor?
Aqui entram outras questões. Não falaremos de como divulgar seu livro – já temos outros episódios sobre o assunto e certamente novos virão. Não falaremos sobre como estipular o preço ideal. Não falaremos sobre como trabalhar com influenciadores ou com a imprensa.
Embora talvez tangenciemos cada um desses assuntos, falaremos hoje sobre a base de todos eles: como pensar uma carreira em torno das letras. Se o que você quer é viver delas, que decisões deve tomar em sua vida e para quê deve se preparar? Para onde deve direcionar as suas energias? como deve planejar uma transição de carreira, considerando que hoje você atue diretamente em algo que não tenha, exatamente, a sua paixão?
A carreira de um escritor é, afinal, a base para o sucesso de qualquer livro – e cada passo dado nesse sentido será fundamental para que você chegue onde deseja.
Nosso convidado: João Carlos Rocha
Com quem falaremos hoje?
Com o escritor, coach executivo, consultor de carreiras, palestrante, professor, convidado constante em programas da Globo e BandNews e criador do método BANI, que abordaremos em maior profundidade, João Carlos Rocha.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts, dentre outros.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!
Escrevi em outubro de 2022 “O menino e o Criador”- Conheça melhor o nosso Deus, após conhecer e passar a compartilhar relações que muito estimularam o meu sonho para isso. Estou terminando a segunda obra ” O menino salvo pelos Anjos”, seguindo uma linha distante das religiões e próxima das reflexões que conduzem a todos nós as perguntas não encontradas, até então, nos livros que traduzem o papel de Deus diante de todos nós e o nosso diante dele. Se você tem alguma pergunta a fazer ao Criador, certamente ela estará na primeira obra. Devo ao Clube de Autores e sua eficiente equipe esse momento que estiou vivendo.
Obrigado
Jocelen Thiago
jocelenadv@gmail.com
WhatsApp (31) 983564322
Sim, ser autor exige dedicação, inspiração, conhecimento e cuidados com o texto. Caso precise, presto os seguintes serviços com textos para edição de seu livro aqui na plataforma, inclusive:
Formei-me em Letras pela USP, em Francês/Português e com cursos de especialização em Inglês. Iniciei minhas atividades profissionais como Revisor de Textos na EDUSP, em 1991, onde estagiei e aprendi a base da profissão. Em seguida, prestei serviço de revisão e tradução em diversas editoras e particulares. A partir de 2000, dei início como revisor autônomo e contratado, em muitas agências publicitárias, editoras e empresas de comunicação.
Atenciosamente,
RICARDO ONDIR
https://contato99943.wixsite.com/my-site
http://www.revisorondir.com
Tel.: (11) 2969-0179
WhatsApp: (11) 99174-0507
E-mail: contato@revisorondir.com
Parabéns ao Clube de Autores. Gratidão ao ricardo pela excelência no atendimento.