aristoteles-generos-literarios

Gêneros Literários: aprenda os conceitos, estilos e características

A nossa literatura é rica, vasta e secular. Desde a Era Colonial, do Quinhentismo, movimento iniciado pelos portugueses logo nos primeiros anos abarcados no Brasil, passando pelo romantismo, o primeiro movimento genuinamente brasileiro, até a literatura contemporânea (ou pós-modernista). 

Padre Anchieta, Gregório de Matos, Alvarenga Peixoto, Castro Alves, Machado de Assis, Lima Barreto, Cecília Meireles, Drummond, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Hilda Hilst, Adélia Prado, Veríssimos (pai e filho) e centenas de tantos outros autores importantes da nossa literatura compartilhavam muitos “algos” em comum. Bom, isso todos nós sabemos. É o amor por colocar nas palavras sentimentos, momentos, reflexões e a cultura nacional.

No entanto, você sabe qual a principal diferença entre eles? 

Todos esses autores escreviam gêneros e estilos literários distintos. Alguns escreviam romances, crônicas e até fábulas. Outros, eram adeptos aos textos poéticos. E tantos outros experienciavam as palavras escritas em cima do palco, em grandes peças teatrais. 

Quando se fala de gêneros literários, é comum tratarmos “tudo” como gênero. Quando nos perguntam: “qual o gênero de livros você mais gosta?”, respondemos ingenuamente: “gosto do gênero policial, ou de terror”. 

Antes que surjam os questionamentos, nosso objetivo não é impor como você deve, ou não, se referir a uma categoria ou tipo de livro, mas apenas mostrar como que o conceito de gêneros literários foi concebido séculos atrás com Aristóteles.

Ficou curioso para entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Conceito e origem dos gêneros literários

Gêneros literários é forma como são chamados os grupos de textos que possuem características semelhantes, seja na forma, discurso, contexto etc. Basta imaginar o quanto difere uma poesia de um romance. 

A palavra gênero, isoladamente, tem origem do latin, onde genus quer dizer origem e eris, nascimento. Como dito na introdução, foi Aristóteles que introduziu o conceito de gêneros literários. Inclusive, boa parte das anotações de sua época, por volta dos anos de 325 a.C. e 323 a.C., foram registradas no livro “A Poética”, que falava sobre poesia e arte, quando ele lecionava para alunos escritores.

Em seus estudos, Aristóteles observou que na literatura existiam 3 grandes gêneros literários: narrativo (ou épico), dramático e lírico. E são justamente esses gêneros literários que explicaremos mais a frente. 

Cada uma dessas três classificações possuem sub-divisões, denominadas “estilos literários”. Os estilos literários são comuns ao nosso cotidiano do livro. Romances, contos, poesias, tragicomédia etc.

Os 3 grandes gêneros literários

Gênero narrativo (ou épico)

Junto ao lírico, o gênero narrativo é o preferido dos leitores, figurando sempre entre as listas dos mais vendidos. Mas o porquê dessa preferência? Neste tópico, entenda todos os detalhes e características.

Gênero narrativo ou épico. Qual o correto?

Por muito tempo, a literatura foi o meio de enfatizar grandes conquistas de um povo, via batalhas ou até mitologias. Algo épico, afinal, refere-se a isso, realizações grandiosas, fantásticas. E em época, essas histórias foram narradas em versos, o que chamamos de poesias épicas.

Com o passar dos séculos, os versos “cresceram” e essas histórias ficaram cada vez maiores, narradas em versos tão longos que acabaram virando o texto em prosa. Então, os versos dos textos épicos foram substituídos pelos textos narrativos longos, que chamamos hoje de romance.

Atualmente, a abordagem de um texto narrativo é amplo, dando origem aos diversos estilos literários. Os textos épicos ainda existem, estando no gênero narrativo.

Estilos literários do gênero narrativo

Confira quais são os estilos literários mais mais comuns que fazem parte do gênero narrativo:

  • Romance: possui enredo denso, diversos personagens e conflitos. Geralmente são livros com mais de 40 mil palavras. Também possui narrador, tempo e espaço bem definidos.:
  • Novela: tem características similares ao romance, mas é uma narrativa mais enxuta, com menos personagens e um ou dois conflitos.
  • Conto: também bastante similar aos romances e novelas, sendo um texto curto, geralmente com um único conflito e poucos personagens. Contos costumam ter até 7 mil palavras.
  • Fábula: texto narrativo que brinca com o imaginário do autor e do leitor. Comum dar vida a objetivos e ter os animais como personagens principais. Estilo literário bastante comum para contar histórias infantis.
  • Crônica: junto ao romance, é um estilo adorado pelos brasileiros, tendo como características marcantes a informalidade, o humor e a ironia. Bastante explorado por jornalistas e publicados em periódicos.

Características do gênero narrativo

Por tudo que foi falado até agora, provavelmente você já conseguiu identificar algumas características dos textos narrativos. Agora, complementaremos essas características, para que você tenha certeza de diferenciar um texto narrativo de outros.

Os gênero narrativo possui textos em prosa, contados por um narrador. Esse texto, possui uma narrativa, que pode ser entendida como uma sucessão de fatos, reais ou imaginários. Além disso, possuem uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. E tudo isso ocorre num espaço e tempo. Por fim, o discurso narrativo pode ocorrer de forma direta, indireta ou indireta livre.


Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.


Gênero lírico

A associação direta, ao falar do gênero lírico, são as poesias. E isso não está errado, já que as poesias são um estilo literário deste gênero. O que muitos não sabem, por exemplo, é da diferença entre poema e poesia.

Para melhorar a compreensão do que são textos líricos, basta associar o nome com o instrumento musical lira. Séculos, atrás, na Grécia antiga, os versos eram recitados ao som da lira. Os rapsodos, declamavam seus versos enquanto dedilhavam a lira. Atualmente, entende-se por poesia os textos ritmados, com regras métricas, como uma música.

Estilos literários do gênero lírico

Além da poesia, sendo um estilo literário que utiliza recursos especiais para expressar significados, que podem ser sentimentos, ritmos, rimas, aliteração e metáforas, cores, sons e muito mais, o gênero lírico tem os seguintes (principais) estilos:

  • Soneto: composto por 14 versos, sendo dois quartetos (estrofes com 4 versos) e dois tercetos (estrofes com 3 versos);
  • hino: acompanhado de arranjos musicais, enaltecendo uma divindade ou país;
  • sátira: textos polêmicos, com ironia e sarcasmo;
  • haicai: poema de origem japonesa, com apenas 3 versos e
  • elegia: focado em falar de acontecimentos tristes ou da morte.

Características do gênero lírico

Os textos líricos são subjetivos na sua temática, com o texto proferido por um eu lírico, sendo este um narrador personagem, afinal, os textos deste gênero expressam sentimentos, emoções e situações vividas por este eu lírico.

As expressões do eu lírico podem ser positivas ou não, mas sempre levando o leitor à reflexão. E toda essa construção é construída por versos, metrificados ou não, com regras de escrita ou não. Os estilos literários que nortearão como é a construção de cada poema.

Gênero dramático

Este gênero é a forma encontrada por Aristóteles para encenar, dar vida, às histórias pensadas. É a união entre a escrita e o teatro. Diferentemente dos textos narrativos e líricos, no gênero dramático, precisamos de três elementos em união: autor, texto e público.

Estilos literários do gênero dramático

Os principais estilos do gênero dramático são:

  • Tragédia: segundo Aristóteles, a tragédia é “a imitação de uma ação de caráter elevado que suscita o terror e a piedade e tem por efeito a purificação das emoções”. 
  • Comédia: um dos estilos mais conhecidos, com foco no entretenimento humorístico, retratando situações cômicas e absurdas.
  • Tragicomédia: é um estilo que une características desses dois estilos. Em suma, é quando um personagem tira sarro de uma situação complicada vivida por ele.
  • Farsa: com forte apelo à situação da sociedade, dando ênfase às críticas e promovendo reflexões da plateia.
  • Elegia: estilo que foca na morte de um personagem principal, enfatizando a nostalgia e a tristeza.

Características do gênero dramático

Os textos do gênero dramático tem como principal identificação a contação feita pelas falas dos personagens, podendo ser diálogos ou monólogos. Já a estrutura deste texto é feita por cenas, ou atos. As cenas representam as entradas e saídas dos personagens, já os atos correspondem às mudanças de cenários.

Os textos dramáticos entregam ao leitor efeitos sonoros e até mesmo ações e encenações gestuais dos personagens, para melhor representar aquela cena. Por fim, também é importante constar no texto dramático o espaço cênico e o tempo.


Agora, que você já conhece todos os gêneros literários, que tal conhecer os livros publicados pelos nossos autores? 

Acesse nossa loja virtual: https://clubedeautores.com.br/books


Publique gratuitamente no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira plataforma de autopublicação da América Latina e conta com aproximadamente 80 mil livros publicados, representando mais de 27% dos livros publicados no Brasil

Publique o seu livro conosco gratuitamente e faça parte da comunidade que tem mais de 45 mil autores espalhados pelo mundo. Por aqui, você tem a vantagem de ter o livro distribuído nos maiores e-commerces e marketplaces do Brasil e da Europa!

Antes de ir, comente aqui o que achou do texto. Até a próxima leitura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *