Qual o segredo de capturar a atenção de crianças em uma história?
Em primeiro lugar, é fundamental já deixar claro que gerações diferentes não são espécies diferentes. Ou seja: por mais que as crianças, hoje em dia, estejam sujeitas a um volume abundante e excessivo de informação 24 horas por dia, isso não faz delas alienígenas ou robôs. Crianças continuam sendo crianças: precisam (e gostam de) desenvolver a própria imaginação, sonham, criam mil teorias para tudo em suas cabecinhas e, acima de qualquer coisa, são hiper-criativas!
“Ah, mas com tantos tablets e games, certamente o espaço para livros despencou!”. Realmente, hoje as obras competem com os vídeos no YouTube e os joguinhos de celular. Mas, para sermos justos, se nossas crianças não têm contato com livros e boas histórias, cabe a nós, adultos, refletirmos sobre a prioridade que damos aos eletrônicos, né?
Mas crianças gostam de ler?
Quebrando mitos: sim, crianças não apenas continuam lendo livros, como o fazem em muito maior intensidade que nas gerações passadas!
Aliás, uma pesquisa de 2017 da Education Week revelou que crianças (do pré aos 12 anos) não apenas estão lendo mais, mas 65% preferem impressos a ebooks. Se deixarmos os fatalismos de lado e pararmos para pensar (e observar), isso faz total sentido:
- Para quem nasceu na era digital, o meio importa pouco, desde que a história seja contada. Isso significa que o fascínio pela tecnologia está muito mais nos adultos do que nas crianças, que já nasceram em um mundo eletrônico.
- Do ponto de vista de storytelling, de narrativa, um livro permite atiçar muito mais a imaginação do que um ebook interativo, um game e até mesmo uma animação. O motivo? Enquanto, em um game, a criança se concentra em descobrir onde ela precisa clicar e, em uma animação, ela recebe os personagens já imaginados por vozes, trilhas sonoras e tons, no livro é ela quem precisa contribuir com a sua imaginação para interpretar a história.
- O volume de estímulo à leitura para crianças é, hoje, muito – mas MUITO – maior do que nas décadas de 70, 80 ou 90. Ou alguém se recorda de tantas livrarias com espaços lúdicos inteiramente dedicados a crianças, permitindo que elas tomem intimidade com os livros ao folheá-los e manuseá-los livremente?
- A própria sociedade, por fim, tem incentivado cada vez mais a leitura para crianças – incluindo hábitos dos pais de lerem para seus filhos antes destes irem para a cama. A mesma pesquisa da Education Week revelou que 62% dos pais de crianças de 3 a 5 anos lêem livros para elas (contra 55% em 2014).
- Para nós, latinoamericanos que costumávamos “importar” a cultura produzida fora das nossas fronteiras, esses números tendem a ser ainda mais intensos. Afinal, uma coisa é uma criança baiana, para ficar apenas em um exemplo, se identificar com uma sereia ruiva chamada Ariel que vive no Atlântico Norte; outra é ela se identificar com uma sereia chamada Janaína que vive nas águas da Baía de Todos os Santos. E, na medida em que produzir livros ficou mais barato para toda a cadeia, histórias muito mais próximas da realidade das crianças foram sendo disponibilizadas, ajudando a transformar de maneira importantíssima toda uma legião de novos leitores.
Enfim, esses são apenas cinco pontos que nos ajudam a entender que, ao contrário do que imaginamos, crianças gostam sim de livros e estão lendo cada vez mais. Mas isso significa que basta escrever e pronto?
Não. Da mesma maneira que o incentivo à leitura cresceu, a oferta de títulos também se avolumou, o que significa que a competição entre os livros infantis saltou de maneira exorbitante. E é aqui que entra a capacidade do autor em trabalhar melhor o seu livro.
Leia mais: a importância da representatividade na literatura infantil
Como escrever livros infantis?
Como em toda produção artística, não há uma receita de bolo que funcione em todos os casos. Mas há, sim, algumas melhores práticas que devem sempre ser observadas para garantir uma maior aderência da história para a imaginação da criança. Confira nossas dias!
1. Leia livros infantis
Esse talvez seja o primeiro ponto: a melhor maneira de escrever um livro para crianças é partindo de um entendimento claro do que elas gostam de ler. Vá a uma livraria, converse com os vendedores, folheie os títulos que mais saem. Compre alguns, leve para casa, analise cada obra minuciosamente. Como é a relação texto x imagem? Quantos conflitos há no enredo? Como é a fluidez da história? Cada ponto aqui conta – e muito.
2. Saiba com quem você está falando
Não existe uma grande massa uniforme chamada “criança”.
Se você estiver falando com crianças de 2 a 4 anos, por exemplo, deve entender que estão na pré-alfabetização e ainda desenvolvendo a capacidade de concentração. Histórias densas demais, com tramas muito complexas e poucas ilustrações dificilmente as conquistarão. Crianças de 5 a 6 anos, por sua vez, já estão entrando na alfabetização e o reconhecimento de letras é importantíssimo (motivo pelo qual, por exemplo, o texto deve preferencialmente ser todo escrito em caixa alta, já que é assim que elas aprendem a ler na escola). E, na medida em que as crianças vão envelhecendo, a necessidade de ilustrações cai e a necessidade de tramas mais complexas, identificáveis com os seus cotidianos, cresce.
3. Entenda que a forma importa tanto quanto o conteúdo
Para crianças, um livro não é a história contida nas páginas: é o conjunto inteiro da obra (incluindo capa, ilustrações etc.). Tudo precisa chamar atenção, ser cativante, seduzir, envolver.
Aliás, é sempre útil encarar um livro como uma espécie de brinquedo: ele tem o seu propósito, mas para ganhar e prender a atenção do público precisa ser bem acabado, ter qualidade plástica. Em outras palavras: de nada adianta escrever um texto fenomenal para crianças de 3 anos se ele não tiver ilustrações bem feitas que ajudem-na a entender o universo que está sendo narrado.
Histórias infantis não são escritas: são criadas por um conjunto de elementos que incluem tanto texto quanto ilustração.
4. Estruturas são fundamentais
Qualquer que seja o enredo, uma estrutura sólida é importante para que a criança se sinta confortável com a narrativa. Ou seja: há a necessidade de um personagem principal com quem ela se identifique facilmente; de personagens secundários que a ajudem a caminhar pela história; de conflitos ou problemas que precisam ser solucionados; de sustos ou surpresas que ajudem a manter as suas atenções presas, ansiosas pelo que estiver por vir.
5. Cuidado com lições de moral
Era comum imaginarmos que todo livro infantil deveria vir com alguma lição de moral embutida (muito comum em fábulas, por exemplo). Bom… até certo ponto, isso pode funcionar com crianças menores, mas na medida em que elas crescem, a própria existência de moralismos pode acabar tendo o efeito contrário e afastando os pequenos leitores.
Livros não são aulas de certo e errado: são maneiras do próprio indivíduo se entender e formar a sua visão sobre o mundo ao seu redor. Se esse indivíduo não se sentir livre para formar sua opinião por meio da sua imaginação, para interpretar a história sem que ela seja entregue de maneira “enlatada”, ele acabará se cansando e perdendo o interesse. Mais do que para adultos, para crianças a leitura deve ser uma fonte primária de prazer, não de lição.
6. Crie conexão
Este ponto talvez seja o mais importante de todos. Quanto mais a criança conseguir se enxergar na história ou nos personagens, mais ela se interessará. E “se enxergar” aqui inclui tudo: o local em que a história se passar, a fisionomia dos personagens, as realidades em torno delas, as tramas que precisam ser vencidas etc. Da mesma forma que na vida real, conexão gera empatia.
7. Publique seu livro
Já comentamos, acima, que crianças preferem livros impressos a ebooks. Vamos até além disso: enquanto é relativamente fácil ler um livro impresso para um filho ou uma filha na cama, fazer isso com um tablet é virtualmente impossível uma vez que ele ou ela irá tocar, arrastar, brincar com a tela (ao invés de prestar atenção ao enredo).
Assim sendo, publicar o livro em formato impresso é simplesmente fundamental. Como fazer isso? Simples: vá ao Clube de Autores e publique gratuitamente, dando preferência ao formato quadrado de livros que é ideal para o público infantil.
Confira alguns artigos sobre a publicação de livros via Clube de Autores:
8. Crie eventos
Lançar um livro – principalmente para um público infantil – vai muito além de produzir um material. Aqui, o evento de lançamento é importantíssimo por funcionar como um pontapé inicial da obra.
Organize um lançamento diferente, incluindo rodas de leitura com horário marcado e em períodos que funcionem para que pais e mães levem seus pequenos. Não pare em um evento, aliás: negocie com livrarias, escolas ou de outros locais feitos para crianças um calendário em que você possa ler para o público e, ao mesmo tempo, deixar seu livro à venda. Em geral, todos esses lugares costumam ser acessíveis pois você estará oferecendo a eles um atrativo a mais para seus públicos.
Aliás, devido à pandemia do coronavírus e o isolamento social, os escritores obrigaram-se a reinventar seus métodos tradicionais de lançamento de obras, optando por Lives no YouTube ou Instagram, por exemplo. Porém, sabemos que esses formatos não são as melhores opções para crianças, que normalmente têm seus horários de acesso à internet regulados pelos pais.
A dica é partir para vídeos que não possuem hora marcada para serem relevantes! As parcerias com YouTubers conhecidos pelos pequenos também pode ser uma excelente saída.
9. Tenha sempre um estoque à mão
Hoje, é cada vez mais comum que leitores procurem os próprios autores para comprar seus livros. Não é fundamental que você tenha um estoque próprio – mas é recomendável.
10. Não pare no primeiro título
Por serem curtos, livros infantis costumam ser lidos em uma tacada só. Como fazer para se consolidar como um autor de livros infantis? Siga o exemplo dos grandes mestres: mantenha uma produção sempre fértil. Quanto mais escrever, mais o público se identificará com seu estilo e mais fácil será você conquistar seu lugar ao sol.
É isso?
Além dessas dicas, há outros pontos que devem ser observados, por isso, recomendamos fortemente a leitura do nosso Guia de Autopublicação.
Escreva seu primeiro livro, publique, teste-o com as crianças que estiverem mais próximas! O público infantil costuma ser difícil, exigente e extremamente sincero: aprenda com isso e use cada retorno que tiver como insumo para construir e consolidar a sua carreira :)
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Sou MAURA MACIEL, autora no Clube de autores. Acabei de escrever um comentário aqui sobre literatura infantil, mas esqueci de marcar o CAPCHA e… o comentário sumiu. Escrevo depois.
Mas aproveito que estou aqui para falar de um problema: não estou tendo: não consigo fazer login na no site, e preciso atualizar meu perfil e o preço dos meus livros.
Quero também publicar um livro infantil, escreverei sobre isso depois.
Oi Maura. Peço que mande email para o atendimento@clubedeautores.com.br . Lá eles certamente conseguirão te ajudar com maior velocidade.