homem-branco-de-oculos-escrevendo-em-caderno

Dicas para seu Perfil de Autor no site do Clube

Se você já faz parte de nossa comunidade de autores independentes, sabe que ao publicar um livro é necessário criar um perfil que será exibido junto com sua obra em nosso site. Ele poderá ser replicado em outras plataformas e até mesmo otimizado para suas redes sociais.

Mas, se você ainda não publicou um livro por aqui e está caindo de paraquedas neste post, fique atento às dicas que preparamos e comece a planejar seu perfil desde já!

O que é um Perfil de Autor no site do Clube?

Ao publicar um livro em nosso site, você ganha também uma página de apresentação pessoal. É nela que todos os seus livros publicados serão apresentados juntamente com um textinho sobre você, links para suas redes sociais, selos de reconhecimento por suas conquistas como autor e notícias sobre suas obras. O próprio Presidente do Clube de Autores, Ricardo Almeida, tem um perfil de autor no site :)

Por que essa página é importante?

Considere seu Perfil como seu cartão de visitas. Sempre que alguém quiser saber mais sobre você para avaliar se realmente vale a pena comprar seus livros, é lá que olharão. Além disso, você pode utilizá-la em suas redes sociais para compartilhar o link de todas as suas obras de uma só vez e até mesmo para marcar presença em resultados de pesquisa do Google – assim, sempre que alguém procurar por seu nome, a página aparecerá como resposta, divulgando seu trabalho e aumentando sua credibilidade como autor.

Lembre-se que ter uma página bem estruturada pode influenciar diretamente os resultados de suas estratégias de divulgação da obra. De nada adianta participar de LIVEs no Instagram, ter redes atualizadas e até dar entrevistas se quando os leitores procurarem suas obras, verão um perfil fraco e mal escrito, né?

Por isso, separamos algumas dicas para deixar seu cartão de visitas virtual ainda mais completo. Confira!

Dicas para otimizar seu Perfil de Autor:

1. Escolha um tom de voz para escrever o texto de apresentação

Você pode se apresentar em primeira pessoa, de forma mais intimista, como se estivesse contando algo a um amigo, ou então optar por uma versão mais formal em terceira pessoa, falando de seu currículo e trajetória acadêmica, por exemplo.

Ao escolher o melhor formato, considere sempre o tipo de livro que está publicando: conteúdos científicos, estudos e guias pedem credibilidade, então focar em suas conquistas profissionais pode ser uma boa ideia. Já no caso de poemas e livros de ficção, falar sobre sua personalidade e motivações para escrever pode ser mais conveniente.

Divulgue suas Redes Sociais

Para saber mais sobre seu trabalho ou acompanhar sua jornada como escritor, é fundamental que os leitores encontrem suas redes sociais com facilidade (e lembre-se: elas precisam ter bons conteúdos!). Aproveite as funcionalidades da página para adicionar o link de seu Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, Blog ou site pessoal etc.

Foto de Perfil

As pessoas vão querer te conhecer melhor! Por isso, considere tirar uma foto especialmente pensada para acompanhar a apresentação em seu perfil. Deixe as selfies e fotos super conceituais para as redes e capriche em uma foto que mostre bem o seu rosto, tenha boa iluminação e alta qualidade. Entre as poses mais populares estão:

• Foto do autor na cortada na altura do peito, com foco em seu rosto;
  • Autor posando com seu próprio livro, olhando para a câmera;
  • Autor lendo o próprio livro, em formato “espontâneo”.
  • Autor segurando algo que ajude a reforçar sua personalidade ou características da obra. Um escritor de livros de receita pode posar segurando uma espátula, por exemplo.

Seu nome

Por fim, o dilema do nome de autor.
Parece óbvio, mas cadastrar seu nome corretamente ainda é um problema comum entre os escritores. Alguns autores utilizam seu nome completo registrado em certidão de nascimento, com 3 ou 4 sobrenomes. Avalie se todos eles são realmente necessários para diferenciar seu perfil dos de outras pessoas na internet. Quanto mais longo o nome, mais difícil de gravá-lo! Além disso, o link de sua página ficará maior e se tornará mais difícil de ser localizado.

Depois de revisar todos os itens acima, lembre-se de compartilhar o link com seus amigos e colegas. Eles poderão ajudá-lo a conferir as informações, erros de ortografia e organização da página! Ouça cada feedback e aproveite as sugestõs para continuar evoluindo como autor independente :)

E aí, curtiu as dicas? Caso tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo! Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Você também pode se interessar por:

Como escrever uma biografia?
O que são Psudônimos e quando utilizá-los?
Ghost Writer: conheça o misterioso escritor fantasma