contra-capa-de-um-livro-sobre-o-teclado-do-computador

Segunda edição de livro: tudo o que você precisa saber

Autores são seres autocríticos e com tendências ao perfeccionismo. Pergunte a qualquer escritor com experiência no mercado editorial: sempre há algo que gostariam de ajustar em suas obras já publicadas ou então, novas informações que poderiam ser adicionadas ao conteúdo de estudos e artigos científicos escritos anteriormente.

Por isso é tão comum encontrarmos mais de uma edição de um mesmo livro. Afinal, é justamente para isso que elas existem. Segundas edições (ou terceiras, quartas etc) dão aos autores a possibilidade de modificar o conteúdo de suas obras mesmo após a publicação. Neste artigo, responderemos algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira! :)

O que é considerada uma edição de livro?

Depois que uma obra é publicada e o autor decide fazer mudanças no conteúdo do livro, seja capa, título ou partes da história, podemos considerar a nova versão uma edição diferente da original. Justamente por isso é necessário revisar o conteúdo e ter certeza de que seu livro está pronto para lançamento logo na primeira publicação, afinal, será necessário registrar novamente o ISBN a cada nova edição, então os ajustes precisam valer a pena, né?

Registro ISBN de nova edição

Por falar em registro, vale lembrar que pequenas correções de formatação ou ortografia/erros de digitação podem ser feitas sem a necessidade de um novo ISBN para sua obra. Se o conteúdo não mudar, basta atualizar o arquivo nas plataformas onde o livro é comercializado e pronto. Mas se os ajustes forem significativos, é necessário um novo número de registro, ok?

Quando publicar uma nova edição de um livro?

Confira nossas dicas e saiba quando vale a pena investir em uma nova edição para sua obra:

• Quando a obra possui opiniões pessoais do autor que não estão atualizadas. Nestes casos, ao revisar o conteúdo, vale mencionar que o texto contém edições devido à mudança de perspectiva. Assim, mantemos os leitores informados e damos a eles a oportunidade de consultar a versão original. É uma forma ética de ajustar o que já foi escrito;
  • Em casos de estudos, teses e dissertações que podem ser atualizadas com informações recentes e análises complementares, tornando a obra mais completa;
  • Quando o autor não está satisfeito com o texto da primeira versão e quer atualizar o conteúdo, mesmo sem mexer no sentido da história.

Agora que você já está bem informado sobre o assunto, avalie com cuidado sua obra e veja qual cenário citado descreve melhor os objetivos da publicação de novas edições. E caso surjam dúvidas, é só deixar um comentário abaixo! :)

Você também pode se interessar por:
Como otimizar seu Perfil de Autor no site do Clube?
Como publicar um livro independente?
Quando uma obra vira domínio público?

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

4 comentários em “Segunda edição de livro: tudo o que você precisa saber

1. Gostaria de saber mais especificamente sobre 2 edição de livro literário infantil. Sou revisora e a autora fez bastante modificações no texto original. Como indicar de alguma forma que o livro mudou bastante, sabendo que só a informação de ser 2 edição não atrai visualmente o leitor. Não sei se fui clara na minha dúvida. Fico no aguardo de uma possível ajuda.
    Desde já agradeço.
    Simone

1. Oi, Simone. Tudo bem?

O jeito mais fácil será descrevendo as modificações feitas no campo sinopse, onde você poderá descrever ainda de forma resumida o conteúdo do livro.

Conte conosco para a publicação :)

2. Eu quero fazer a segunda edição de um livro de poesias que lancei em 2012, porém o material da publicação, tipo: diagramação e capa, ficaram com a editora. eu posso requerer esse material, para um nova edição, dessa vez, independente?
    agradeço se puder me dar essa informação!

1. Olá! Tudo bem?

Para evitar o risco de passarmos informações imprecisas que possam lhe prejudicar, recomendo que consulte um advogado especializado em direitos autorais :)