contra-capa-de-um-livro-sobre-o-teclado-do-computador

Segunda edição de livro: tudo o que você precisa saber

Autores são seres autocríticos e com tendências ao perfeccionismo. Pergunte a qualquer escritor com experiência no mercado editorial: sempre há algo que gostariam de ajustar em suas obras já publicadas ou então, novas informações que poderiam ser adicionadas ao conteúdo de estudos e artigos científicos escritos anteriormente.

Por isso é tão comum encontrarmos mais de uma edição de um mesmo livro. Afinal, é justamente para isso que elas existem. Segundas edições (ou terceiras, quartas etc) dão aos autores a possibilidade de modificar o conteúdo de suas obras mesmo após a publicação. Neste artigo, responderemos algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira! :)

O que é considerada uma edição de livro?

Depois que uma obra é publicada e o autor decide fazer mudanças no conteúdo do livro, seja capa, título ou partes da história, podemos considerar a nova versão uma edição diferente da original. Justamente por isso é necessário revisar o conteúdo e ter certeza de que seu livro está pronto para lançamento logo na primeira publicação, afinal, será necessário registrar novamente o ISBN a cada nova edição, então os ajustes precisam valer a pena, né?

Registro ISBN de nova edição

Por falar em registro, vale lembrar que pequenas correções de formatação ou ortografia/erros de digitação podem ser feitas sem a necessidade de um novo ISBN para sua obra. Se o conteúdo não mudar, basta atualizar o arquivo nas plataformas onde o livro é comercializado e pronto. Mas se os ajustes forem significativos, é necessário um novo número de registro, ok?

Quando publicar uma nova edição de um livro?

Confira nossas dicas e saiba quando vale a pena investir em uma nova edição para sua obra:

  • Quando a obra possui opiniões pessoais do autor que não estão atualizadas. Nestes casos, ao revisar o conteúdo, vale mencionar que o texto contém edições devido à mudança de perspectiva. Assim, mantemos os leitores informados e damos a eles a oportunidade de consultar a versão original. É uma forma ética de ajustar o que já foi escrito;
  • Em casos de estudos, teses e dissertações que podem ser atualizadas com informações recentes e análises complementares, tornando a obra mais completa;
  • Quando o autor não está satisfeito com o texto da primeira versão e quer atualizar o conteúdo, mesmo sem mexer no sentido da história.

Agora que você já está bem informado sobre o assunto, avalie com cuidado sua obra e veja qual cenário citado descreve melhor os objetivos da publicação de novas edições. E caso surjam dúvidas, é só deixar um comentário abaixo! :)

Você também pode se interessar por:
Como otimizar seu Perfil de Autor no site do Clube?
Como publicar um livro independente?
Quando uma obra vira domínio público?

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

32 comentários em “Segunda edição de livro: tudo o que você precisa saber

  1. Quero lançar a segunda edição de um livro, pretendo mudar a capa, o subtítulo, tirar 2 contos, modificar algumas histórias e pôr 3 textos inéditos. Devo considerar outro livro ou segunda edição?

  2. Escrevi um livro há 15 anos, fiz a edição através de uma editora, mas foi totalmente paga por mim. Agora, fiz alguns acréscimos e gostaria de mudar o título do livro, pois não foi feliz a escolha anterior. Poderia relançar como um novo livro, uma nova capa, mantendo o conteúdo anterior do prefácio (o prefaciante já morreu) e mencionando o título da edição anterior na apresentação do livro?

    1. Claudio, sendo você o detentor dos direitos autorais, na publicação é independente você quem decide sobre os detalhes do livro. Entretanto, como você fará mudanças profundas (título do livro), é recomendado fazer um novo ISBN. Quando você for publicar essa nova versão aqui no Clube, podes comprar o ISBN no passo a passo de publicação. Caso tenha mais dúvidas, entre em contato: atendimento@clubedeautores.com.br

  3. Olá, boa tarde!
    Eu tenho a primeira edição de um livro, que foi feita em uma editora, e todos os custos foram fomentados por uma verba pública.
    Caso eu venha a fazer uma segunda edição, com algumas mudanças, eu posso fazer por outra editora? Preciso continuar a mencionar no final do livro que o livro foi fomentado por determinada verba pública?
    Obrigado.

    1. Olá, Evandro.

      Sugerimos que você analise o contrato feito com a editora e também o edital que você participou. Caso não haja impedimentos contratuais, o livro precisará de um novo ISBN, já que você estará alterando a editora e outras informações significativas.

  4. Olá, tudo bem?
    Publiquei o meu primeiro livro com uma editora, mas o resultado não me agradou muito. Seria tranquilo publicar o segundo e relançar o primeiro com outra editora?
    Agradeço!

    1. Olá, tudo bem?

      Será um prazer ter você conosco, publique seu segundo livro gratuitamente aqui no Clube. Quanto ao seu primeiro livro, verifique o contrato que foi assinado. Caso não tenha impeditivos, publique-o aqui também.

      abraços!

  5. Olá
    Trata-se de um livro. Contratei uma editora para prestação de serviços de revisão, capa, diagramação e isbn. No contrato a editora deve imprimir 100 exemplares. É uma publicação independente. O ISBN sai no meu nome ou no nome da editora? A publicação sai com o nome da editora?

  6. Olá. Eu fiz o registro do meu livro de poemas em setembro, mas recentemente, quando eu estava formatando para fazer a publicação, descobri um erro em um dos poemas. O arquivo enviado para o registro ficou faltando duas estrofes que eram o final do poema. Será que eu tenho que fazer outro registro incluindo essas estrofes, ou não tem problemas eu acrescentar apenas no livro?

  7. Saudações,

    Fizemos uma nova diagramação e layout de uma publicação. Nesse caso posso chamar de 2ª edição visto que o conteúdo não mudou?

    1. Oi! Tudo bem?
      Recomendamos que a Câmara Brasileira do Livro, órgão responsável pela emissão de ISBN no Brasil, seja consultada para que não corramos o risco de passar uma resposta imprecisa! :)

  8. Olá,
    sou autora de um livro e gostaria de saber se para fazer uma segunda edição do meu livro preciso manter a mesma capa ou é mais interessante mudar?

    1. Oi, Denise! Tudo bem?

      Isso fica a seu critério :)
      Recomendamos que você avalie a estratégia com cuidado – caso sua capa esteja desatualizada ou você tenha novas ideias, não há problemas em relançar o livro com uma nova identidade!

    1. Há problemas de se publicar um livro em 2ª edição em outra editora que não seja a da 1ª edição?

  9. Olá,
    Lancei um livro mais a editora não fez as correções ortográficas, quero lançar uma segunda edição revisada, posso fazer por uma outra editora?

    Grata,
    Márcia R. Lima

    1. Oi, Márcia. Tudo bem?
      O Clube de Autores não é uma editora, mas uma plataforma de publicação independente! Aqui, você pode editar seu livro quantas vezes quiser :)

  10. Na verdade, o que queria saber é se no caso desses acréscimos seria necessário um novo ISBN, ou poderia apenas editar o livro digital e manter o mesmo ISBN

  11. No caso de um livro de ficção, adicionar algumas frases que ajudem a entender melhor algumas cenas torna necessário um registro de segunda edição? (No caso do livro ainda não ser publicado fisicamente, sendo mais fácil mudar seu conteúdo)

  12. Boa noite. Lancei um livro acadêmico (fruto da monografia), em 2017,e a dúvida é: Posso lançar a segunda edição de uma obra modificando algumas palavras do subtítulo, sem, contudo, dar outro escopo do livro.
    O nome da obra é:
    Escritos em migalhas: o sexo feminino em busca da educação formal e de espaços na literatura no Maranhão oitocentista
    A ideia era reduzir o subtítulo para melhorar na memorização dos leitores.
    Não teria algum problema depois no currículo lattes e em outras questões?
    Abraços.

    1. Olá! Tudo bem?

      Para evitarmos o risco de transmitir informações incorretas que possam lhe prejudicar, recomendamos que consulte diretamente a Biblioteca Nacional (órgão responsável responsável pela emissão de ISBN) assim como o órgão responsável pelo currículo Lattes.

  13. Gostaria de saber mais especificamente sobre 2 edição de livro literário infantil. Sou revisora e a autora fez bastante modificações no texto original. Como indicar de alguma forma que o livro mudou bastante, sabendo que só a informação de ser 2 edição não atrai visualmente o leitor. Não sei se fui clara na minha dúvida. Fico no aguardo de uma possível ajuda.
    Desde já agradeço.
    Simone

    1. Oi, Simone. Tudo bem?

      O jeito mais fácil será descrevendo as modificações feitas no campo sinopse, onde você poderá descrever ainda de forma resumida o conteúdo do livro.

      Conte conosco para a publicação :)

  14. Eu quero fazer a segunda edição de um livro de poesias que lancei em 2012, porém o material da publicação, tipo: diagramação e capa, ficaram com a editora. eu posso requerer esse material, para um nova edição, dessa vez, independente?
    agradeço se puder me dar essa informação!

    1. Olá! Tudo bem?

      Para evitar o risco de passarmos informações imprecisas que possam lhe prejudicar, recomendo que consulte um advogado especializado em direitos autorais :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *