Algumas das principais dúvidas dos nossos leitores têm a ver com direitos autorais: quais são os direitos, como cadastrar as obras, quando receber etc. Inclusive, fizemos um guia sobre direitos autorais, para facilitar a sua vida. Mas outra questão surge em rodas de conversa e gostaríamos de esclarecer por aqui: domínio público.
Se você já escreveu um livro, talvez tenha a resposta, mas vamos lá!
Você sabe quando uma obra passa a ser considerada de domínio público?
Conforme a Lei do Direito Autoral (Lei nº 9.619/98), os direitos patrimoniais do autor são válidos durante todo seu período em vida e, após falecido, têm o prazo de 70 anos.
Segundo o Art. 41, “os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos, contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida à ordem sucessória da lei civil.” Depois que o prazo terminar, suas obras se tornarão domínio público, podendo ser utilizadas livremente por qualquer pessoa, com a possibilidade de ser explorada economicamente sem autorização do autor.
As obras de Machado de Assis, por exemplo, estão nesse estágio. É comum encontrar textos publicados por várias editoras e comercializados em livros que levam o nome do autor, no entanto, não há repasse financeiro das vendas. Isso acontece não apenas com livros, mas com todo tipo de propriedade intelectual, como obras literárias e artísticas: música, desenhos, pintura, fotografia, peças de teatro, filmes, novelas etc.
Apesar deste prazo estabelecido em lei, é importante destacar ele é válido apenas para os direitos patrimoniais do autor. Os direitos morais devem ser preservados em qualquer circunstância, mesmo após as obras se tornarem domínio público. Isso significa que se engana quem pensa que uma obra em domínio público “é de ninguém”. Herdeiros ou sucessores possuem a missão de “manter a fiscalização” da obra, por tempo indeterminado. Ninguém pode pegar um livro que está na condição de domínio público e republicar o conteúdo, porém colocando sua própria autoria, por exemplo.
É de responsabilidade deles fazer com que a obra seja mantida em sua forma original, impedindo modificações que prejudiquem a qualidade do conteúdo, honra ou reputação do autor. Além de fazer com que o nome do autor seja vinculado à obra sempre que ela for referenciada, reivindicando mudanças e autoria da obra, se houver necessidade.
Continue lendo: Saiba mais sobre releitura de obras.
Veja o que diz o art. 24 da Lei nº 9610/98, que considera direitos morais do autor as seguintes prerrogativas:
I – o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;
II – o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado, ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;
III – o de conservar a obra inédita;
IV – o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra;
V – o de modificar a obra, antes ou depois de utilizada;
VI – o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem;
VII – o de ter acesso a exemplar único e raro da obra, quando se encontre legitimamente em poder de outrem, para o fim de, por meio de processo fotográfico ou assemelhado, ou audiovisual, preservar sua memória, de forma que cause o menor inconveniente possível a seu detentor, que, em todo caso, será indenizado de qualquer dano ou prejuízo que lhe seja causado.
Em caso de descumprimento de alguma dessas etapas, é possível obter apoio jurídico para penalizar a violação dos direitos.
Ficou com vontade de publicar um livro? Então veja as nossas dicas.
Curiosidades sobre domínio público
- Não existe uma lista oficial de obras em domínio público. Para ter certeza, é necessário confirmar a data de criação e fazer a conta.
- Não são apenas obras com o prazo final de 70 anos que possuem seus direitos descontinuados. Também é considerado de domínio público toda obra de “autor desconhecido” e de autores falecidos sem herdeiros ou sucessores.
E aí, ficou com mais alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo :)
Publique no Clube de Autores
O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 65 mil autores e mais de 100 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2023.
Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária.
Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.
Você também pode se interessar por:
O que são e como se tornar um autor independente?
O que é ISBN e como registrar sem livro
Tenho dúvida quanto a introdução de fotos de família ao publicar um livro. Mesmo sendo cedida do acervo dos familiares vai trazer algum transtorno se colocar na plataforma do Clube dos Autores? Existe algum meio de se proteger eventuais reclamações de herdeiros? Mesmo tendo toda a conversa liberando a publicação on line?
Longa vida ao CEO Ricardo Almeida, presta um trabalho sem precedentes ao campo da literatura Brasileira, e, mais atualmente mundial. Obrigado Ricardo.
adilpena
Olá, gostaria de fazer uso de um livro em um canal, apenas lendo algumas partes. Ocorre que a escritora do livro é falecida há alguns anos e a editora que o publicou faliu anos atrás. Que procedimento eu deveria seguir em relação à respeitar os direitos autorais? Obrigado.
Oi, Pereira. Tudo bem?
Para evitar o risco de passarmos informações imprecisas que possam lhe prejudicar, recomendo que consulte um advogado especializado em direitos autorais :)
Bom dia!
Estou com uma dúvida.
Terceiros disponibilizaram um livro, um exemplo, Andrew Loomis que é um autor que ensinar a desenhar.
Essa Lei de 70 anos pode ser aplicada em qualquer país, já que esse autor é dos E.U.A.
Essa dúvida!
Uma outra dúvida.
Não sendo de dominio publico e está na internet, posso baixar para meu uso de estudo ou estou praticando pirataria em conjunto que forneceu.
Podem me responderem!
Oi, Beto!
Para que não corramos o risco de transmitir informação imprecisa, recomendamos que consulte um advogado especializado para esclarecer dúvidas relativas a direitos autorais :)
Foi bem explanada. Eu gostaria de saber se posso vender o E-Bokk pela Amazon
e por vocês, já que, eu tenho outros projetos. E também como é a forma de pagamento de vocês,
Grato,
Edson Teles
Oi, Edson!
Pode vender pela Amazon à parte sim, sem problemas. Contudo, a obra pode ficar duplicada na Amazon, caso também publique o ebook pelo Clube!
Todos os pagamentos são feitos no quinto dia útil do mês seguinte ao mês em que você acumula o valor mínimo de R$ 100 em direitos autorais. Lembrando que todas as vendas feitas em canais parceiros, como a Amazon, reportadas no relatório do Clube em até 90 dias. Além disso, você recebe, por direitos autorais, 20% do preço de capa da obra junto ao site do parceiro.
Gostaria de falar com vocês sobre o projeto meu livro, qual o e-mail de contato?
Oi, Carine! Tudo bem?
Envie um e-mail para atendimento@clubedeautores.com.br e teremos o maior prazer em ajudá-la :)
Muito bom o artigo, me tirou bastante dúvidas a respeito dos artigos autorais
Concordo! Adoro aprender e, aqui lendo agora, aprendi muito!