homem sentado em frente ao computador

Ghost Writer: o que é e como se tornar um escritor fantasma

Escrever um livro pode parecer um bicho de sete cabeça para algumas pessoas e uma tarefa simples para outras. É por isso que muita gente contrata um bom escritor para ser autor de seus livros. Já ouviu falar nisso? É o famoso “ghost writer”, conhecido como “escritor fantasma”, em português. 

Leia também: diferença entre Ghost Writer e Story Coach

Mas, afinal, o que significa ser um escritor fantasma? Esta é a definição para o profissional que escreve (livros, textos, artigos e outras publicações) e não recebe créditos de autoria pelo conteúdo que criou.

Parece estranho, a primeira vista, mas isso não significa trabalhar de graça – muito pelo contrário. Ao ser contratado como ghost writer de qualquer tipo de publicação, o pagamento acontece em data e com valor determinado previamente, por meio de um contrato em que inclui a cessão dos direitos autorais. 

Às vezes o trabalho é solicitado por falta de tempo do autor. Outras por falta de técnica ou habilidade de escrita. Este tipo de atividade vem crescendo muito e o contrato serve justamente para assegurar as duas partes de que não há nenhuma violação ou irregularidade ao divulgar o material como sendo de autoria de outra pessoa (normalmente quem contratou os serviços do ghost writer).

Leia também: como funcionam os direitos autorais?

Se interessou sobre o tema e ainda tem dúvidas? Vamos responder algumas das questões mais comuns sobre o universo dos escritores fantasma:

Preciso de alguma especialização?

Há relatos de que este é um trabalho para jornalistas mas não é preciso ter formação específica. Qualquer pessoa pode se aventurar nessa área, desde que escreva bem. Se você é criativo, se interessa por temas variados, tem facilidade em escrever em diferentes linguagens, possui ortografia excelente e é fera na gramática, vale a pena tentar. 

Como podem me contratar?

Esta é uma pergunta muito comum entre os escritores, principalmente se você ainda não escreveu nenhum livro. Recomendamos que publique seus textos para ganhar visibilidade e também para virar referência em boa escrita. Assim, será mais fácil contratar seus serviços. 

Você também pode se cadastrar em plataformas específicas para esse tipo de conteúdo, como a Rock Content, ou entrar em contato com empresas, agências e editoras para apresentar seu portfólio. Existem “agenciadores” que intermediam este contato também. Isso significa que nem sempre você vai lidar diretamente com quem irá assumir a autoria do seu trabalho – o que pode até ser positivo pois te dá mais liberdade e autonomia para trabalhar em cima do briefing. 

Nunca mais assino o meu nome?

Não é verdade. Ao se tornar um ghost writer você irá prestar serviços para determinada pessoa (física ou jurídica) mas nada o impede de seguir criando seus conteúdos autorais. Isso significa que você pode ser contratado por uma empresa para criar todos os textos de um site, por exemplo, e manter o seu blog atualizado ao mesmo tempo. Uma coisa não anula a outra. 

Devo escolher um nicho?

Não é obrigatório mas facilita o seu trabalho. Você pode se dedicar à produção de biografias e organizar os trabalhos de maneira que consiga terminar uma e já engatilhar a próxima. Escrever um livro dá trabalho e o prazo é longo, o que te garante maior rentabilidade. Mas você pode optar por conteúdos mais curtos como textos de blog (escolher uma área de interesse ou não), artigos e matérias para determinadas publicações, ebooks e até conteúdos que serão compartilhados em redes sociais. Avalie o seu tempo disponível e escolha como gostaria de trabalhar.

Posso contar para alguém que eu escrevi?

Depende. No caso de uma apostila ou peça publicitária, por exemplo, não faz diferença nenhuma dizer para alguém que você auxiliou na produção do conteúdo (desde que a proibição não faça parte do acordo entre as partes) mas se você está escrevendo um livro em nome de alguém, é muito provável que esta seja uma das cláusulas do contrato. O ideal é manter a confidencialidade e falar sobre o assunto apenas com quem for necessário.

autor e escritor - escrever um livro

É um trabalho exclusivo?

A não ser que esteja escrito no contrato que você deve se dedicar integralmente ao projeto em questão, trabalhar como escritor fantasma não determina exclusividade. Você pode escrever artigos entre um capítulo e outro do livro que foi contratado para escrever, por exemplo. Neste caso, o mais importante é se atentar aos prazos de cada contratante para não prejudicar nenhuma entrega.

Financeiramente, compensa?

Não temos como precificar o trabalho do ghost writer porque você deve cobrar de acordo com uma série de fatores, como tempo dedicado, complexidade do tema, volume de texto e até a “fama” de quem te contratou pode encarecer o valor do contrato. Já imaginou se Barack Obama de contratasse para escrever um livro que seria publicado em nome dele? Com certeza seria um best-seller. 

O que podemos dizer é que a flexibilidade do trabalho (já citada acima) permite que você assuma várias demandas ao mesmo tempo e assim é possível ter uma renda maior.

A maioria dos projetos deste tipo possui pagamentos regulares ao longo do processo criativo ou um valor fechado antecipadamente, o que permite que você organize as finanças sem dor de cabeça. Ao mesmo tempo, você deve ser uma pessoa organizada para não gastar tudo de uma vez, já que o trabalho freelancer pode ser excessivo em alguns períodos e escasso em outros. 

Gostou? Tem mais alguma dúvida sobre como iniciar na carreira de ghost writer? Pergunte pra gente. E não se esqueça que você pode contar com a gente para publicar seus livros

Curiosidade:

O cinema gosta dos “fantasmas que escrevem livros”. Em 2009, foi lançado o longa-metragem brasileiro Budapeste, de Chico Buarque, que contava a história de um ghost writer bem sucedido mas que teve sua vida virada de cabeça para baixo depois de uma ameaça de bomba que faz com que seu vôo aterrisse na Hungria. Ao retornar para o Brasil, ele percebe que sua vida e família são um tédio e mergulha nas autobiografias na tentativa frustrada de viver a vida de outra pessoa para mudar esse sentimento. Em meio a toda essa mentira, nasce uma paixão.

Em 2010, Roman Polanski fez até um filme sobre este tema. The Ghost Writer conta a vida de Adam Lang, um político que vive em exílio nos Estados Unidos, possui uma história polêmica sobre prisão e tortura de suspeitos de terrorismo, e está escrevendo sua autobiografia por meio de um amigo.

Acontece que o autor do livro morre e a editora contrata um substituto que terá que atuar como escritor fantasma para concluir a obra – pela qual o personagem principal havia recebido US$ 10 milhões antecipadamente. Apreciado pela crítica, o filme envolve drama e suspense já que o novo autor do livro descobre que o anterior foi assassinado e teme pela sua própria vida caso alguém descubra que ele está dando continuidade à história.

Artigos relacionados:
Livros best-seller: como fazer parte da lista?
Como se tornar um escritor?

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

28 comentários em “Ghost Writer: o que é e como se tornar um escritor fantasma

  1. Sou Josias Andrade, jornalista, preparador e revisor de textos com mais de 20 anos de experiência na área editorial e de trabalhos acadêmicos e científicos. Com um portfólio composto por mais de 500 trabalhos assinados, atendo à demanda de pesquisadores, acadêmicos, escritores (novatos e veteranos), editores, assessores de imprensa e outros produtores de conteúdo escrito.
    Por acreditar na importância de um texto bem escrito, ofereço serviços de revisão de textos e preparação de originais de alta qualidade. Meu propósito maior é garantir a excelência da comunicação escrita nas mais diversas áreas do conhecimento e para diferentes públicos.
    Além disso, tenho como compromisso cumprir prazos e manter a confidencialidade profissional em relação ao conteúdo confiado para revisão, preparação e copidesque.
    Se você precisa de serviços de preparação de textos e revisão de conteúdo ou mesmo copidesque para produzir qualquer material escrito – seja literário, técnico ou didático – entre em contato comigo. Juntos, vamos trabalhar para garantir a qualidade e a eficácia da sua comunicação.
    Estou aguardando seu contato pelo whatsapp 12 9 97570709 – e-mail: arquitexto@gmail.com

    Quem desejar conhecer meu trabalho, informe email para envio em PDF. São mais de 500 obras revisadas por mim ao longo d e22 anos de trabalho.

  2. Olá, escrevi um e-book que reproduz meus delírios durante minha internação por Covid19 e apreciaria receber um feedback sobre o texto e as possibilidades de monetizar esse trabalho visando ajudar com o custeio do tratamento das sequelas e minha reabilitação. Grato.

  3. Olá, meu nome é Davi Arbelo, sou escritor, copywriter e Ghostwriter. Tenho um livro publicado no clube dos autores e uma dezena de livros espalhados por outras plataformas. Se você busca um profissional, pode me contar: contato@daviarbelo.online – Vai ser um prazer ajudar você com sua obra, o mundo precisa dos livros que estão dentro de você.

    1. olá, boa tarde! trabalho como ghostwriter, escrevo sobre diferentes temas e categorias, já prestei trabalhos aqui no Brasil e para o exterior- meu e-mail dailyseedstore@gmail.com
      tenho diferencial, faço livros do zero, a partir de videos, áudios, ou pequenos textos, além do prazo e preço, envio a amostra, também faço serviços de correção, revisão, edição, diagramação e entrego pronto, tanto para publicação do livro digital, quanto do livro impresso no tamanho escolhido( podendo ser enviado para gráfica para impressão ou editora)

    2. olá, boa tarde, trabalho como ghost writer, escrevo livros de diferentes temas e categorias, também tenho como diferencial que construo seu livro do zero ou a partir de pequenos textos, vídeos, áudios, etc…
      meu e-mail: dailyseedstore@gmail.com
      entrega, prazo e preço atraentes. Faço também correção, edição, diagramação de materiais, entrego no formato para publicação de livro digital e impresso no formato escolhido pronto para ir para a gráfica ou editora.

    3. Olá!
      Sou a Priscilla e posso te ajudar com serviços como Ghost Writer e revisão de textos. Também com ideias de criação e desenvolvimento de histórias. Tenho uma escrita muito dinâmica, consigo facilmente adaptar o estilo de texto para as necessidades do autor. Publico alguns textos autorais no meu Instagram @pri_ladeira. Também escrevo em inglês.
      Tenho conhecimento em vários estilos e temas.
      Caso queira conhecer mais textos ou conversar melhor, por favor me mande um e-mail no priscilla2034@gmail.com ou me chame pelo Whatsapp (41)997098290.
      Até nossa próxima parceria ;)

    4. Gostaria de trabalhar como ghost writer mas não tenho ideia de como fazê-lo. Alguém poderia me Ajudar nisso?

    5. Olá me chamo Sibeli Luz, meu whats 47 9 88529285 e tenho uma turma de novas ghostwriters em formação. Entre em contato comigo caso ainda não tenhas publicado sua obra, Será uma honra ajudá-lo no processo. @sibeliluz

  4. Gostaria de saber se há Ghost Writer, no segmento evangélico pentecostal. Tenho interesse em obras na área de: Escatologia, família, relacionamento interpessoal, e outros, que eu possa adquirir direitos autorais.

    Pr Reynaldo José Pretti

    1. OLÁ SOU GHOSTWRITER A 4 ANOS E SOU CRISTA. SERA UMA HONRA CONTRIBUIR. MEU WHATS 47 98852-9285 E @SIBELILUZ

  5. Estou vendendo um romance sobre uma história de amor entre dois jovens apaixonados na China com ideias completamente diferentes mas suas diferenças n são capazes de acabar com o seu amor. Ele é africano e ela cino-americana.

    Mandei a obra para avaliação na Chiadobooks e em 4 dias recebi um feedback positivo. Foi bem elogiada.

    O motivo pelo qual não avanço com a publicação é que ela me pediu para preservar sua identidade.

    Se estiver interessado/a lovemorebarnabe@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *