Basta escrever uma boa história para se transformar em um best-seller?
A resposta curta para a pergunta acima é: não.
Não é que uma boa história não seja importante. Ela continua sendo absolutamente fundamental para o sucesso de qualquer livro. É muito, muito difícil ver um livro de sucesso cuja narrativa não seja bem construída, fluida ou que não engaje o leitor de alguma maneira.
A questão é que “só” ter uma boa história, em nossos tempos, não basta mais.
Para um livro ter sucesso, ele precisa essencialmente de três ingredientes:
- Conteúdo de qualidade
- Acabamento profissional
- Divulgação
E é sobre esses pontos que falaremos a seguir. Confira!
O que seu livro precisa ter para vender bem?
1. Conteúdo de qualidade
Entenda a palavra “qualidade”, aqui, com a devida abstração. Um livro de qualidade não é um livro que agrade todo mundo – até porque isso é essencialmente impossível.
Um livro de qualidade é aquele que reune, em sua narrativa, todos os elementos necessários para agradar o seu próprio público-alvo, a fatia de leitores que gostem do tipo de literatura em que ele se encaixa.
E como se consegue construir isso?
Aplicando algumas das nossas dicas sobre como escrever um bom livro, para começo de conversa.
Mas a grande questão é que, às vezes, o autor pode estar confiante na sua obra – mas ela pode, ainda assim, estar ruim, com a narrativa truncada, carecendo estrutura. Por isso, recomendamos fortemente a leitura crítica antes da publicação. Mas vale lembrar que ela abordará a qualidade da narrativa – mas não a do português. Acredite: o uso correto do português é fundamental para o sucesso de qualquer obra. Ou seja, além da leitura crítica, a revisão ortográfica também é muito importante.
Feito o processo de escrita e revisão, a história em si já poderá estar pronta. Mas, como já dissemos, nossa lista inclui 3 pontos-chave, então vamos ao segundo item!
2. Acabamento profissional
Sim, um livro precisa de distribuição.
Sim, um livro vende pela capa.
Sim, se você deixar cada página com uma fonte minúscula, o leitor terá preguiça de continuar além das primeiras páginas.
Isso tudo significa que caberá a você garantir que seu livro seja um “produto” bem acabado. Ou seja:
- A capa deve ser bem feita, linda, capaz de seduzir qualquer leitor.
- Internamente, o livro deve ser bem diagramado para proporcionar uma experiência de leitura interessante.
- O livro deve estar disponível em formato impresso e também em e-book.
- O preço deve ser bem pensado, bem estruturado.
- E, sobretudo, o livro deve ter o ISBN. Por que? Porque, sem o ISBN, você simplesmente não conseguirá aproveitar uma das maiores vantagens do Clube de Autores: a distribuição pelas maiores livrarias do país.
Dito isso, vamos ao tópico seguinte!
3. Divulgação
Mesmo com uma história excelente em um produto perfeito, falta ainda o terceiro ingrediente: a divulgação. E aqui, são poucas as receitas de bolo: cada autor deve bolar a sua própria estratégia de divulgação.
Entre as estratégias mais relevantes estão:
- Fazer um evento de lançamento
- Organizar uma LIVE de divulgação no Instagram
- Criar um Book Trailer
- Utilizar períodos estratégicos para o lançamento
E agora?
Agora vem a parte fácil: publicar e acompanhar os resultados. A publicação no Clube de Autores, além de simples e gratuita, é a única que garante distribuição nas maiores livrarias do Brasil e vendas internacionais.
Quer aproveitar isso? Então publique seu livro no Clube de Autores!
Tenho 3 livros publicados no clube de autores. Em todos eles, especialmente no primeiro “Desordem Global: O Mundo à Deriva”, saliento a importância das populações terem maior espírito critico, bom senso e resiliência face às adversidades e desafios da humanidade. Tive o cuidado de rever cuidadosamente os conteúdos e organização. Tenho obtido muitos elogios relativamente às capas e às sinopses dos mesmos. Tenho divulgado os livros nas redes sociais e nos sites de escritores e autores. Porque não obtenho vendas?
Olá,
Escrevi um livro e o publiquei ano passado, vendi aqui em São Luís do Maranhão na livraria AMEI – Associação Maranhense de escritores independentes. Como poderia alcançar outros mercados? Fazer o livro ser distribuído em outros Estados?
Oi, Marcos. Tudo bem?
Você já publicou seu livro aqui no site do Clube de Autores?
Temos parcerias com diversas plataformas digitais e livrarias e a distribuição não tem custos para o autor! :)
Fiz o pré lançamento do meu livro dia 8 de junho de 2022 e hoje, 17 de junho estou com apenas 9 unidades vendidas, mas esse resultado foi da divulgação para alguns poucos amigos, como é a primeira vez que uso a plataforma queria ter certeza que tudo estava redondinho antes de lançar uma campanha publicitária sobre o livro, espero conseguir vender mais algumas unidades, mas já percebi que é um caminho árduo
Como é que fico sabendo que a história que eu escrevi é maravilhosa?
Para mim é (sem dúvida) para os poucos que leram, se não me enganaram, é uma história fantástica que daria um excelente filme (também acho). Mas e aí? Quem me acorda? Como avaliar?
Oi, Agustin. Tudo bem?
Recomendamos a leitura deste post: A importância dos feedbacks para a publicação de livros
Nele, explicamos algumas formas de conseguir os feedbacks e garantir a qualidade da sua publicação :)
Abraço!
Acabei de lançar meu livro, é um trabalho árduo, só não contratei os serviços profissionais por falta de recursos, no próximo livro contratarei os serviços profissionais, que não verdade, são até que baratos, pela qualidade do trabalho entregue.
Como escrever um livro de muito sucesso