Como fazer seu livro vender bem?

Basta escrever uma boa história para se transformar em um best-seller?
A resposta curta para a pergunta acima é: não.

Não é que uma boa história não seja importante. Ela continua sendo absolutamente fundamental para o sucesso de qualquer livro. É muito, muito difícil ver um livro de sucesso cuja narrativa não seja bem construída, fluida ou que não engaje o leitor de alguma maneira.

A questão é que “só” ter uma boa história, em nossos tempos, não basta mais.

Para um livro ter sucesso, ele precisa essencialmente de três ingredientes:

  1. Conteúdo de qualidade
  2. Acabamento profissional
  3. Divulgação

E é sobre esses pontos que falaremos a seguir. Confira!

O que seu livro precisa ter para vender bem?

1. Conteúdo de qualidade

Entenda a palavra “qualidade”, aqui, com a devida abstração. Um livro de qualidade não é um livro que agrade todo mundo – até porque isso é essencialmente impossível.

Um livro de qualidade é aquele que reune, em sua narrativa, todos os elementos necessários para agradar o seu próprio público-alvo, a fatia de leitores que gostem do tipo de literatura em que ele se encaixa.

E como se consegue construir isso?
Aplicando algumas das nossas dicas sobre como escrever um bom livro, para começo de conversa.

Mas a grande questão é que, às vezes, o autor pode estar confiante na sua obra – mas ela pode, ainda assim, estar ruim, com a narrativa truncada, carecendo estrutura. Por isso, recomendamos fortemente a leitura crítica antes da publicação. Mas vale lembrar que ela abordará a qualidade da narrativa – mas não a do português. Acredite: o uso correto do português é fundamental para o sucesso de qualquer obra. Ou seja, além da leitura crítica, a revisão ortográfica também é muito importante.

Feito o processo de escrita e revisão, a história em si já poderá estar pronta. Mas, como já dissemos, nossa lista inclui 3 pontos-chave, então vamos ao segundo item!

2. Acabamento profissional

Sim, um livro precisa de distribuição.
Sim, um livro vende pela capa.
Sim, se você deixar cada página com uma fonte minúscula, o leitor terá preguiça de continuar além das primeiras páginas.

Isso tudo significa que caberá a você garantir que seu livro seja um “produto” bem acabado. Ou seja:

Dito isso, vamos ao tópico seguinte!

3. Divulgação

Mesmo com uma história excelente em um produto perfeito, falta ainda o terceiro ingrediente: a divulgação. E aqui, são poucas as receitas de bolo: cada autor deve bolar a sua própria estratégia de divulgação.

Entre as estratégias mais relevantes estão:

E agora?

Agora vem a parte fácil: publicar e acompanhar os resultados. A publicação no Clube de Autores, além de simples e gratuita, é a única que garante distribuição nas maiores livrarias do Brasil e vendas internacionais.

Quer aproveitar isso? Então publique seu livro no Clube de Autores!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também Key-Account Director da Brivia, escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Como fazer seu livro vender bem?

  1. Acabei de lançar meu livro, é um trabalho árduo, só não contratei os serviços profissionais por falta de recursos, no próximo livro contratarei os serviços profissionais, que não verdade, são até que baratos, pela qualidade do trabalho entregue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *