Você sabe o que é uma FanFic?

Segundo a Wikipedia, “Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, “ficção criada por fãs”. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial do livro, filme ou história em quadrinhos a que faz referência.”.

Em outras palavras, são estórias criadas pelos leitores de determinada obra, com base nos seus personagens e enredos originais mas capitaneados imaginação não de quem os escreveu, mas nos de quem leu.

FanFics talvez sejam uma das expressões mais singulares dos tempos colaborativos em que vivemos e onde a figura do leitor assume papel protagonista na criação de um verdadeiro universo paralelo, feito da fusão de imaginações espalhadas por todo o globo.

E é sobre este tema que a autora Lhaisa Andria lançou a obra FanFics: Aprendendo a escrever escrevendo, publicado aqui no Clube de Autores.

Com base em um trabalho acadêmico, Lhaisa aborda o tema como forma de se estimular a escrita e de desenvolver escritores partindo justamente de seus hábitos como leitores.

Com crescimento extraordinário nos últimos anos, as FanFics estão gerando toda uma nova geração de autores e já inteferindo na literatura mundial contemporânea de maneira ímpar.

Curioso? Então veja a obra já, lá no Clube de Autores, clicando aqui ou acessando o link http://clubedeautores.com.br/book/4134–FANFICS

Boa leitura – e escrita!

Um comentário em “Você sabe o que é uma FanFic?

1. Muito legal a iniciativa da Lhaisa!
    Eu falo por experiência própria, pois tenho uma fanfic de Twilight que estará completando 1 ano agora em novembro e devido a inúmeros incentivos dos meus leitores (por ser um enredo totalmente diferente da verdadeira saga), eu estou reescrevendo e preparando-a para publicá-la aqui no site.