Quadrinhos é literatura?

Em nossa opinião? Sim, sem dúvidas!

Afinal, quadrinhos permitem que se case texto e imagens de forma a cativar o interesse e capturar a atenção de leitores de todo o mundo. De certa forma, é um dos poucos gêneros que unem textos a artes visuais de forma absolutamente simbiótica.

Com o lançamento dos novos formatos no Clube (capa dura, miolo a cores em diferentes tipos de papel e tamanhos A4 e pocket se somando ao A5, tradicional, que tínhamos), o espaço para quadrinhos se abre de forma definitiva aqui. Devemos ter uma série de ações voltadas para quadrinhos ao longo do ano, a começar pela inserção do gênero em nosso menu temático desde o começo da semana.

E, para inaugurar a entrada oficial de quadrinhos/ HQ aqui no Clube, deixamos abaixo uma matéria publicada no Entrelinhas sobre o assunto. Veja abaixo!

Assine a Nossa Newsletter

13 comentários em “Quadrinhos é literatura?

  1. Viu, bando de ignorantes, quadrinhos não são só turma da mônica e Luluzinha.
    Tem histórias incríveis ganhadoras de prêmios que não são recomendadas para crianças .
    Se vocês lerem o mínimo de X-force e Vingadores Sombrio da Marvel, por exemplo, verão que HWs possuem críticas e análises da siciedade e revisões históricas, além disso, V DE VINGANÇA ERA UMA HQ QUE VIROU FILME, e me dia se existe alguma coisa de infantil nessa história, seus bicas de meia

  2. Creio que seja uma forma gradativa de literatura, no sentido de se trabalhar tal estudo com alunos de 5ª e 6ª séries, os quais se adaptam melhor a uma forma de aprendizado que tenha mais a ver com seu dia a dia. Mas não uma forma plena da mesma, pois como foi citado aqui, a imagem “mata” um pouco a articulação expressiva das palavras e o aprimoramento com as mesmas.

  3. Creio que literatura é sim uma expressão da literatura. Porém o quadrinho jamais substituirá um livro, pois a imagem já está pronto, e o quadrinho acaba “matando” um pouco da grande graça de ler um livro que é deliciar-se com os detalhes, imaginando o cenário… Para as crianças acredito que seja uma boa forma de incentivo, e gradativamente vá sendo alterada para livros com ilustrações e na fase adolscente e adulto , livros sem figuras.

  4. O Clube de Autores ganha mais pontos positivos!! ^_^
    É óbvio que quadrinhos é literatura, assim como cinema, teatro, música e afins. Literatura é qualquer mídia que traga qualquer tipo de conteúdo voltado ao conhecimento cultural.
    Agora… seria interessante se o Clube separasse HISTÓRIA e GEOGRAFIA. E também colocasse o gênero TERROR.
    Assim como o QUADRINHO foi inserido.
    Mostrando o quanto o Clube sabe para agradar a todos que participam com sua sobras e os leitores e leitoras.
    Mais uma vitória!!!!!
    Vida longa ao Clube!!! ^_^

    1. É o mesmo, Bruno – depende do acabamento e quantidade de páginas. Nossa sugestão é que você clique diretamente em Publique seu Livro: a primeira tela já é um simulador em que você define as características e vê o preço exato ;-)

  5. A Literatura é uma forma, um meio de se transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. Ela é considerada uma arte, a exemplo da música. Pela literatura é possível ter contato com uma gama de experiências vividas por outras pessoas, ou por personagens, sem que seja realmente vivê-las, mas sim em nosso intelecto, em nossa imaginação, pois a literatura é um instrumento que estimula o pensar, o imaginário, o intelecto em si.

    Assim, quadrinhos são histórias que além do aspecto escrito tem as imagens que auxiliam a percepção da história contada.

    Quadrinhos são literatura sim, e muitos especialistas dizem que é melhor forma da criança ter contato com a leitura e adquirir o gosto por ela.

  6. Sem dúvida que quadrinhos é literatura, pois a criança, o jovem e mesmo o adulto, assimilam com muito mais facilidade um conteúdo e nele se integram, quando é associado o texto com a imagem.
    Parabéns ao Clube de Autores por abrirem espaço para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *