detalhes-de-impressão

Detalhes de impressão que o autor deve se atentar antes de publicar um livro

Publicar o primeiro livro é o sonho de todo aspirante a autor. No entanto, sabemos que o processo de transformar um texto (manuscrito) em um bom livro pode ser complexo e cheio de detalhes técnicos que podem ser negligenciados no momento da edição. Dentre esses detalhes estão a escolha do tipo de papel e a escolha do acabamento da capa, há um aspecto fundamental que frequentemente são esquecido, mas crucial para a qualidade final do livro: os detalhes de impressão. 

Esses detalhes técnicos, podem parecer chatos, mas são fundamentais para garantir que o livro não apenas fique bom, profissional, mas servem para evitar frustrações futuras e que também seja confortável e atrativo para os leitores. 

Neste texto de hoje, discutiremos alguns dos detalhes de impressão que você, autor, deve saber, mesmo que não seja você o responsável pelas edições. Não vacile e garanta que seu livro seja apresentado da melhor forma possível.

Não quebre a experiência de leitura do seu leitor, nos acompanhe pelas próximas linhas!

Por que se atentar aos detalhes de impressão?

lupe-detalhes-de-impressão

Os detalhes de impressão são fundamentais para qualquer autor que deseja que sua obra tenha a melhor experiência possível para o leitor. Esses aspectos técnicos, que podem até parecer chat chatos para quem não é da área, impactam bastante na qualidade final do livro, sendo um dos fatores determinantes para o sucesso, ou não, dos autores independentes. Assim, é possível ter uma maior aceitação do público leitor, justamente por esteticamente agradável.

Em um mercado competitivo e cada vez mais democrático, onde a qualidade é tão importante quanto o conteúdo, deixar de lado esses detalhes de impressão acarretam consequências que podem definir o sucesso ou o esquecimento do autor. 

Experiência do leitor

Quando um autor dá o devido valor ao seu livro, o que começa desde a edição do livro, a experiência do leitor tende a aumentar, inclusive, sendo fator determinante para a conclusão ou não da leitura. Um livro bem editado e impresso numa gráfica de boa qualidade, como os livros publicados no Clube de Autores, o autor oferece não apenas uma leitura confortável, mas o estreitamento entre escritor e leitor.

Detalhes de impressão que o autor deve se atentar

Partindo agora para os detalhes técnicos, separemos cinco tópicos essenciais que você deve se atentar.

  1. Margens de segurança obrigatórias
  2. Diferença entre linha de corte e sangria
  3. Filetes brancos na impressão. Por que acontece?
  4. Tipos de papéis e finalidades
  5. Limite de páginas para o acabamento em brochura

Continue a leitura para detalhes dos tópicos acima.

1. Margens de segurança obrigatórias

Antes de finalizar o arquivo de impressão do seu livro, é fundamental entender o conceito de margens de segurança. Margem de segurança é o limite que deve ser considerado para o campo onde será incluído texto ou imagens. Essa margem estipula uma área menor que a linha de corte, isso para garantir a segurança do conteúdo – uma vez que toda impressão está sujeita a leves variações.

Importância das margens de segurança

As margens de segurança servem como uma “zona de segurança”. Sem elas, partes importantes do seu texto ou design podem ser perdidas, ou aparecerem muito próximas à borda da página, afetando a legibilidade e a estética do livro. 

Diferença entre margens de páginas ímpares e pares

Quando se fala das configurações de margens de um livro, importante considera que exista a diferença das páginas ímpares (direitas) e pares (esquerdas). Após o processo de encadernação, o espaço no interior do livro (na lombada) pode dificultar a leitura do texto caso as margens não forem adequadamente ajustadas.

Para evitar esse problema, os autores devem configurar margens espelhadas. As margens internas (onde pega a encadernação) devem ser maiores do que as margens externas (extremidades das páginas). Esse formato evita o desgaste do livro, já que o leitor não precisa forçar a abertura do livro.

Aqui, no Clube de autores, recomendamos:

  • Margem interna: 2,5cm e
  • Margem externa: 2,0cm.

Todavia, você pode manter a mesma distância de margem esquerda e direita, caso opte por uma distância segura e sem riscos de comprometer a experiência do leitor. Escrevemos aqui no nosso blog um texto que explica melhor sobre as configurações de formatação para Word, confira:

2. Diferença entre linha de corte e sangria

Ao preparar um livro para impressão, entender a diferença entre margem de segurança, linha de corte e sangria é essencial para garantir um acabamento profissional.

Linha de Corte

A linha de corte representa onde o papel será fisicamente cortado após a impressão. É importante notar no processo de corte, pequenas variações podem ocorrer (e é até normal), por isso que existem as margens de segurança e da sangria. A precisão na definição da linha de corte é essencial para o livro ter um aspecto limpo e profissional.

Sangria

Sangria é uma técnica usada no design gráfico para garantir que a cor de fundo, imagens ou elementos gráficos que se estendem até as bordas da página sejam impressos sem filetes brancos indesejados. Isso é conseguido estendendo-se o design além da linha de corte prevista, geralmente em 3 a 5 mm. Quando o livro é cortado, qualquer incongruência na precisão do corte é corrigida pela sangria, garantindo uma cobertura total da página.


Prepare a publicação do seu livro, acesse o nosso blog:  Como preparar um livro para ser publicado no Clube de Autores? | Blog Clube de Autores


3. Filetes brancos na impressão. Por que acontece?

Os filetes brancos que aparecem às vezes nas bordas de páginas impressas são geralmente o resultado de uma combinação de falta de sangria adequada e variações no processo de corte. Essas linhas finas podem ser particularmente visíveis em páginas com fundos coloridos, imagens que se estendem até as bordas ou designs gráficos complexos.

Causas comuns

  • Falta de sangria: se o design (ou o autor) não inclui uma sangria adequada, ou se a sangria não é suficientemente extensa para além da linha de corte, qualquer variação no corte pode resultar em filetes brancos visíveis.
  • Variações no processo de corte: mesmo com um alto grau de precisão, as guilhotinas de corte podem ter variações milimétricas. Essas pequenas discrepâncias podem levar ao aparecimento de filetes brancos se não houver sangria suficiente.

Como evitar os filetes brancos

Para evitar filetes brancos, é crucial incluir uma sangria adequada no design do livro. Isso envolve o ajuste nas imagens e quaisquer outros elementos gráficos além da linha de corte definida. Além disso, é importante garantir que nenhum elemento, como título, logo, paginação, detalhes da página capitular etc, esteja na área de sangria, pois estes podem ser parcialmente cortados.

4. Tipos de papéis e finalidades

A escolha do tipo de papel é uma das decisões mais importantes no processo de publicação e impressão de um livro, já que afeta diretamente na aparência, na durabilidade do livro e até mesmo no tempo de leitura diário do leitor. Existem vários tipos de papel, com características únicas que os tornam ideais para diferentes finalidades.

Variedades de papel

  • Papel Couché: conhecido por sua superfície lisa e acabamento brilhante ou fosco, o papel couché (também chamado de cuchê) é ideal para livros com muitas imagens ou fotografias de alta qualidade. Ele proporciona excelente reprodução de cores e detalhes finos.
  • Papel Offset: este é um tipo de papel mais poroso, oferecendo uma sensação mais natural ao toque. É frequentemente escolhido para romances e livros de texto por ser mais fácil de ler em longos períodos, evitando o cansaço visual.
  • Papel Polen: uma opção que tem ganhado cada vez mais adeptos, é caracterizada pelo tom amarelado e grande conforto visual. É recomendado para livros de romance.

Esses três tipos de papel estão disponíveis para livre escolha dos autores que publicam no Clube de Autores.

Aprenda mais sobre os formatos de livros que disponibilizamos para os autores: Tipos e formatos de um livro: descubra quais as opções do Clube de Autores

5. Limite de páginas para o acabamento em brochura

O acabamento em brochura é uma das formas mais populares e econômicas de encadernação de livros, sendo a principal escolha dos autores publicados no Clube. Caracteriza-se pela capa macia, geralmente feita de papel cartão grosso, colada ao lombo das páginas agrupadas.

Definição de acabamento em brochura

Brochuras são leves, flexíveis e geralmente mais acessíveis do que as encadernações capa dura. Essa opção é frequentemente escolhida para romances, livros de bolso e manuais.

Limite de páginas

O limite de páginas para um acabamento em brochura pode variar dependendo do peso do papel e da capacidade da prensa de encadernação, mas geralmente situa-se entre 48 e 800 páginas. 

No Clube de Autores, permitimos que os livros tenham de 20 a 700 páginas, sendo que até 40 páginas o livro será grampeado e não terá lombada.

É essencial considerar que livros com muitas páginas podem se tornar menos duráveis e mais difíceis de manusear se optar por brochura. Para grandes obras (os famosos calhamaços), pode ser mais adequado pensar outras modelos de encadernação, como a capa dura (também oferecida pelo Clube) ou até mesmo dividir o conteúdo em mais de um livro.


Melhore a experiência de leitura do seu livro para seu público-alvo: Capa de um livro: entenda a importância para uma boa primeira impressão do leitor


Conclusão

A trajetória do autor de publicar um livro é feita por decisões importantes, desde a escrita, passando pela edição, até a publicação e promoção de um livro. É preciso que o autor entenda a relevância de todos esse detalhes técnicos, sendo fundamental para garantir que o livro alcance mais pessoas, oferecendo uma experiência única para o leitor. 

Dedicando a devida atenção a todos esses detalhes, os autores garantem que seus livros não apenas alcancem, mas também superem as expectativas dos leitores, permanecendo como testemunhos duradouros de sua criatividade e paixão.

Publique no Clube de Autores

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação para autores de língua portuguesa em todo o mundo. Junte-se à nossa comunidade, que já conta com mais de 65 mil autores e mais de 100 mil livros publicados. Isso representa mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2023.

Publique o seu livro conosco gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária. 

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura. Caso ainda tenha dúvidas sobre os detalhes de formatação de um livro, converse conosco: atendimento@clubedeautores.com.br

Um comentário em “Detalhes de impressão que o autor deve se atentar antes de publicar um livro

  1. Gostaria muito de ter essas informações antes da minha publicação com vocês.
    Fiz várias pesquisa na internet sobre o assunto , mas me perdi com tantas informações aleatórias. Hoje , o meu primeiro livro foi publicado pelo Clube de Autores. Ainda não o conheci. Mas a gestação está chegando ao fim. Em meados do mês de maio, ele nascerá. Obrigada por toda a atenção dispensada para essa minha cria.
    O próximo, com certeza, será bem mais planejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *