capa-blogpost-livro-clube-de-autores

Tipos e formatos de um livro: descubra quais as opções do Clube de Autores

Pocket, A5, quadrado, 16×23, dentro outros. Os formatos de um livro são inúmeros, possibilitando a criação de obras incríveis. Papais e mamães estão acostumados à literatura infantil com os livrões quadrados. Os viajantes, com uma rotina bem dinâmica, muitas vezes optam por livros em formato pocket, por serem menores e mais práticos de guardar. 

Além do tamanho, é importante que o autor independente conheça quais são os tipos de papel para capa e miolo e o acabamento.

Não existe formato melhor ou pior, mas sim formatos ideais para cada tipo de objetivo. No texto de hoje, falaremos sobre os principais formatos de livros e qual você deve escolher na hora de realizar a publicação.

Reúna suas páginas, organize sua história e venha comigo nessa leitura. 

Quais são as partes que compõe um livro?

Antes de falarmos de formatos e combinações possíveis para o seu livro, é preciso saber qual o nome de cada uma das partes de um livro. Assim, você terá entendimento suficiente sobre qual material ou tamanho escolher para a sua obra.

Elementos da parte externa

A parte externa de um livro é tudo menos o miolo (páginas internas). Então, temos: capas, lombada, orelhas e cortes. Vamos conhecer melhor sobre essas partes?

Capas

Um livro possui quatro capas. A capa, ou primeira capa, é a primeira informação visual que o leitor tem do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro e do autor e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa. 

Geralmente, na maioria dos livros, a segunda capa aparece em branco. Nos livros de capa dura, a segunda capa (guarda) tem a função de união com folha de rosto (folha de guarda). 

Já a quarta capa, ou contracapa, é a parte de trás de um livro. Graficamente, está em sintonia com a primeira capa. Por fim, a terceira capa é o lado oposto à contracapa.

Orelhas

Presentes nos livros de formato A5, 16×23, os preferidos dos romancistas, as orelhas são uma continuação da primeira e terceira capa. A orelha tem duas funções básicas: dar mais informações sobre o autor e a obra para o leitor e também marcar o progresso de leitura (o que gera polêmica entre os mais cuidadosos com os livros).

Cortes

Todo livro possui três cortes: superior, dianteiro e inferior. Trata-se da parte visível do miolo quando o livro está fechado.

Lombada

É a parte oposta ao corte dianteiro de um livro. Nela, informações básicas, como os nomes do autor e do livro. 

Elementos da parte interna de um livro

Restou falar do miolo do livro, que é o conjuntos de páginas que compõe, de fato, a obra literária. Apesar de parecer simples, assim como a escolha do tipo de material da capa, escolher bem o tipo do miolo pode afastar ou aproximar o leitor da história. 

Para entender melhor sobre os tipos de papéis usados na capa e no miolo, continue acompanhando o texto, falaremos nos próximos tópicos.


Aproveite que você chegou até aqui e conheça o nosso simulador de publicação. Basta clicar AQUI para realizar o seu sonho do livro publicado.


Opções de formatação de um livro

Existem inúmeras maneiras de formatar um livro. Aqui no Clube, o autor tem a livre escolha de como ele quer que o seu livro fique. Inclusive, esta é uma das grandes vantagens da autopublicação

Antes de falarmos sobre todos os formatos disponíveis, é importante dizer que o formato padrão de um livro é o A5, sendo este o mais comum para a criação de obras de ficção, biografias e até livros didáticos. É o formato mais utilizado pelos nossos autores. 

Além do A5, um formato de destaque é o 16×23, novo aqui no Clube de Autores. Bem como o A5, é bastante recomendados para obras ficcionais. 

Formatos de um livro

Além dos dois formatos citados acima, por aqui ainda é possível publicar nos formatos:

  • Pocket (10,5 cm x 14,8 cm):
    • Ótima pedida para livros de poesias, pensamentos e de leitura rápida.
  • Quadrado (20,0 cm x 20,0 cm)
    • Perfeito para agradar os pequenos, por serem grandes, facilitando o manuseio da criança. 
  • A4 (21,0 cm x 29,7cm).

Tipos de papel

O papel pólen é o mais utilizado atualmente. O tom amarelado traz mais conforto à leitura. Mas este não é o único tipo de papel possível para a publicação de um livro.  Disponibilizamos também:

  • Offset 75g;
  • Offset 90g;
  • Couche 90g;
  • Couche 150g.

Para livros infantis, experimente o papel Couche + tamanho quadrado. Para romances, tente tamanho A5 + offset 90 ou pólen. Estas são apenas algumas sugestões. Quer conhecer mais sobre os livros publicados por aqui?! 


Acesse a nossa loja e confira os livros disponíveis.


Acabamento e coloração do miolo

Não pense que acabou. Além do tamanho e do tipo de papel do miolo, o autor deve escolher com o acabamento da capa e a coloração do miolo. 

Para o acabamento, existem as opções:

  • Brochura com orelha;
  • Brochura sem orelha;
  • Capa dura;
  • Espiral com acetato.

A brochura é o tipo de acabamento de capa mais comum. A capa é colada junto às folhas, formando a lombada. E, além da cola, as folhas são presas por costuras, garantindo maior durabilidade. A abertura é melhor e desgaste do “abre-fecha”, menor. Á exceção do formato pocket, possui orelhas e a capa é mole.

Este formato de capa é o mais apreciado pela maioria dos leitores e é a opção dos autores para edições especiais 

Na hora de fazer a sua simulação de publicação, fique atento às opções disponíveis, afinal, são inúmeras combinações possíveis diferentes. 

Coloração do miolo

Colorido ou preto e branco? Qual você prefere? Bom, se o seu livro for ilustrado, a recomendação é pelo miolo colorido. Em caso de textos narrativos, sem imagens ou elementos gráficos, pode-se utilizar o miolo preto e branco.

Qual a melhor opção?

Como falado no começo do texto, não existe opção melhor ou pior, mas é preciso que o autor entenda qual o seu mercado e público, para que o formato do livro seja o melhor para a experiência do leitor.

Entretanto, livros em A5, ou 16×23, com papel pólen, em capa brochura, são os mais publicados por aqui. 

Espero que o texto de hoje tenha esclarecido suas dúvidas sobre tipos e formatos de livros. Deixe aqui abaixo a sua dúvida ou sugestão.

Publique gratuitamente no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira plataforma de autopublicação da América Latina e conta com quase 80 mil livros publicados, representando mais de 27% dos livros publicados no Brasil. 

Publique o seu livro conosco gratuitamente e faça parte da comunidade que tem mais de 45 mil autores espalhados pelo mundo.

Por aqui, você tem a vantagem de ter o livro distribuído nos maiores e-commerces e marketplaces do Brasil e da Europa!

2 comentários em “Tipos e formatos de um livro: descubra quais as opções do Clube de Autores

  1. Eu tenho dúvida em relação a lombada. Tenho informação de que livro com menos de 70 páginas não terá lombada, e sim será grampeado. Mas fiz um livro infantil com vocês, com apenas 20 páginas, e ele veio colado. Confesso que prefiro assim, colado . Acho que fica melhor. Mas gostaria de um esclarecimento de vcs. Peço que me respondam pelo email que vou colocar nos dados, pois vcs tem registrado aí outro email, e um colega de vcs me disse que não estava conseguindo responder por ele. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *