Epígrafe significa “escrever em cima de”. Na literatura, é um recurso utilizado logo nas primeiras páginas do livro ou de um capítulo para introduzir a obra dando ao leitor um “gostinho” do que se deseja transmitir nas páginas a seguir. Esse mesmo recurso, em verso ou prosa, pode ser utilizado em textos científicos, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e geralmente traz uma citação de um dos autores referenciados no estudo.
Ao contrário do prefácio e do prólogo, a epígrafe não é tão popular no universo literário – e, mesmo quando utilizada, muitas vezes não é identificada conceitualmente pelos leitores. A principal característica que distingue o recurso dos demais é justamente o elemento interpretativo da epígrafe – a citação de outro autor/obra serve para que o leitor relacione os conteúdos. É como um “ponto de partida” para começar a leitura.
Por que a epígrafe é considerada um intertexto?
O termo “intertextualidade” é utilizado para conceituar o “diálogo” entre dois textos. Ou seja, quando um conteúdo menciona outro que já existe. Desta forma, a epígrafe também pode ser considerada um intertexto, já que o recurso trata-se de uma citação de outros autores/conteúdos para resumir o que vem a seguir.
Leia também: O que é uma antologia literária?
Exemplo de epígrafe:
Maura Montella, em seu livro “Era só para envolver o Lula na Zelotes”, utiliza muito bem o recurso ao abrir sua obra com a frase “O lobo sempre será mau se você apenas ouvir a versão da Chapeuzinho Vermelho”, retirada da internet. O livro conta a história de como seu marido foi preso durante 6 meses durante as investigações da Operação Zelotes, para depois ser absolvido por completo e a citação já anuncia o sentimento de injustiça e impunidade detalhado nas páginas que vem a seguir.
A escolha de Maura é genial e um ótimo exemplo para este artigo, já que a economista utiliza uma frase que encontrou pela internet e, mesmo sem saber a autoria, encontrou uma forma de mencioná-la na obra.
E aí, ficou com mais alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!
Você também pode se interessar por: