mão-de-mulher-segurando-kindle-ligado

Antologia literária: o que é e como funciona?

Por definição, antologia é um conjunto formado por diferentes obras do mesmo tema ou período de tempo, em diversos formatos – literatura, cinema, artes plásticas, música etc.

Já no meio literário, uma antologia pode ser uma obra com textos escritos por diversos autores ou diferentes tipos de textos escritos por uma só pessoa, desde que estejam relacionados por uma temática.

Neste artigo, falaremos mais sobre esse tipo de livro e como a estratégia pode ajudar os autores independentes. Confira!

O que são livros antológicos?

Na literatura, antologia significa reunir diferentes tipos de textos (com gêneros e formatos distintos) ou diferentes autores em uma só obra. Por exemplo:

• Poesias, crônicas e pequenos contos sobre um mesmo tema e escritos pelo mesmo autor;
  • Crônicas escritas por diversos autores com base em um período de tempo;
  • Textos científicos com um recorte acadêmico estudado por profissionais renomados da mesma área.

Em resumo: qualquer conjunto de escritas associadas por um tema pode ser considerado uma antologia – até mesmo um blog que só publica sobre um assunto e semanalmente recebe “autores convidados” acaba se enquadrando no conceito.

Por que participar de uma antologia?

Esse formato de livro é muito comum no meio acadêmico (se você já fez uma monografia certamente se deparou com referências que reuniam mais de um autor em um só volume). Nestes casos, o objetivo é apresentar mais de um ponto de vista sobre o tema estudado.

Em obras literárias, o grande diferencial é poder saborear conteúdos escritos por vários de nossos autores favoritos em uma única “sentada” (no caso de crônicas ou poemas). Ou então, conhecer escritores estreantes no mercado e experiementar diferentes estilos de uma só vez.

Aliás, para autores independentes essa é uma oportunidade incrível de divulgação! Afinal, é muito comum que, ao se deparar com um bom texto, os leitores procurem saber mais sobre quem escreveu e consumam outros formatos de conteúdo do mesmo escritor. Isso vale para quem já tem livros publicados e pode usar o formato para vender as próprias obras, mas também para quem ainda não publicou nenhum livro e pretende construir portfólio antes de se aventurar!

E nem é preciso conhecer pessoas importantes do meio literário para participar de uma antologia! Existem diversos concursos literários no país (e no mundo) que recebem textos exclusivos para transformá-los em livros. Aqui no Clube de Autores, por exemplo, o concurso de Crônicas de Quarentena rendeu uma obra com dezenas de textos incríveis enviadas pelos participantes e que foram revisadas e escolhidas a dedo pela nossa equipe. Legal, né?

Dicas para destacar seu texto neste formato:

Quando colocamos nosso conteúdo lado a lado ao de outros autores, é normal que os leitores escolham seus favoritos e percebam as diferenças de escrita entre uma produção e outra. Mas a grande beleza das antologias está em, justamente, evidenciar o que distingue cada autor ou tipo de texto!

Lembre-se: se você foi convidado para contribuir em uma obra, essa é a hora de apresentar seu estilo criativo e dar um gostinho de sua personalidade como escritor ou escritora. Nada de tentar se enquadrar em um padrão que não é seu.

Confira outras dicas para marcar uma boa presença em livros com formato antologia:

• Atente-se às especificações “encomendadas” para os textos, como tamanho e temática;
  • Não compare seu conteúdo ao de outros autores. Cada um possui sua própria forma de escrever e basear-se no texto de outra pessoa pode bloquear sua própria criatividade;
  • Tenha o propósito da obra sempre em mente. Em um livro de contos para crianças, por exemplo, a linguagem informal é mais interessante do que expressões muito antigas ou sérias que nem serão compreendidas.
  • Divirta-se! Afinal, colaborar com outros escritores é uma excelente oportunidade de conhecer outras pessoas do meio literário, aventurar-se em novos formatos e trocar figurinhas com profissionais que você admira, portanto, aproveite! :)

E aí, o que achou do formato? Conta pra gente nos comentários.

Conteúdos relacionados:

Como escrever um livro?
Storytelling para todos os gêneros literários
O que significa sátira?