Você já terminou de ler um livro e ficou com a sensação de que a história podia continuar? Ou imaginou uma história paralela àquela, com outras referências de personagens? Já quis reescrever alguma história, mudando apenas o ambiente ou algum outro detalhe? E que tal detalhar uma cena ou período que não ficou claro para você? Se a resposta para essas perguntas for sim, você tem potencial para escrever uma fanfic!
O que é uma fanfic?
A palavra fanfic é abreviação de “fanfiction” e significa “ficção de fã”. São contos escritos por pessoas que se inspiram em produções (de outros autores) já existentes: como livros, filmes e séries. Ou seja, é a criação de novas histórias a partir do conteúdo original que o fã já conhece e admira.
Se você acha que o termo é novo, está enganado. Na década de 1960, foi lançada a “Spockanalia”, uma fan magazine (também conhecida como “fanzine”) com conteúdo baseado em textos escritos por fãs inspirados na saga Star Trek (Jornada nas Estrelas). No entanto, se popularizou com o avanço da tecnologia e o acesso à internet – espaço onde a maioria dos adeptos de fanfic utiliza para divulgar suas criações, por meio de plataformas específicas, sites ou fóruns.
Leia mais: Como ser disciplinado para escrever?
Como criar uma fanfic?
FanFics talvez sejam uma das expressões mais singulares dos tempos colaborativos em que vivemos e onde a figura do leitor assume papel protagonista na criação de um verdadeiro universo paralelo, feito da fusão de imaginações espalhadas por todo o globo.
A única regra para se tornar um fã-escritor é usar a imaginação! Os textos podem ser inspirados em uma série de TV, uma sequência de livros, filmes que te agradam, história em quadrinhos, celebridades e até sua banda favorita. As fanfics podem ser classificadas em diferentes categorias de acordo com os temas, número de palavras, gêneros, entre outros aspectos.
Você pode utilizar o ambiente criado pelo autor no título original e incluir personagens na história ou até mesmo utilizar seus personagens favoritos em um cenário completamente diferente. Mas é preciso ter alguma ligação forte com o conteúdo original, já que esse material será lido por outros fãs que já possuem conhecimento sobre o enredo e os personagens principais.
Tipos de fanfics
As fanfics são divididas em categorias, que variam de acordo com o tipo da história, tamanho do texto, tipo de inserção e até referências. Veja as mais comuns:
- Alternate Universe (universo alternativo): quando os personagens são inseridos em um universo diferente do original, por exemplo Harry Potter no universo de Alice no País das Maravilhas.
- Angst: tem uma trama mais dramática. A angústia dos personagens centrais é o que rege a trama dessas histórias. Explora o sofrimento dos personagens como perdas e decepções.
- Canon: é o estilo com menos liberdade para criar, entre as fanfics. Segue o enredo da história original, usando os mesmos personagens e locações.
- Crossover: fanfics que misturam dois universos fictícios diferentes, unindo personagens e aspectos de Crepúsculo e Jogos Vorazes na mesma história, por exemplo.
- Drabble: contos curtos com cerca de 150 palavras. Esse estilo é utilizado para detalhar alguma situação como algum acontecimento, ponto de vista ou dar destaque ao personagem. Leia mais: histórias de apenas 6 palavras.
- Lime: romance adulto, indicado para maiores de 16 anos – não contém necessariamente algum tipo de mensagem de cunho erótico.
- Mary Sue: fanfics com foco em romance, relacionamentos e histórias de amor entre os personagens. Já imaginou dois personagens do game Street Fighter em um relacionamento? Na fanfic isso pode acontecer.
- Oneshot: fanfic com apenas um capítulo, escrita sem pretensão de continuidade.
- Songfic: a história é criada com uma música como base. Algumas são mais fáceis de visualizar, como Faroeste Caboclo ou Eduardo e Mônica (que renderam filmes, inclusive!), outras precisam de mais dedicação e criatividade do autor.
- What If: um rumo diferente para a história original, como se De Volta Para o Futuro tivesse um final completamente diferente do que foi realizado, por exemplo. Esse formato foi muito utilizado por fãs do romance Mulherzinhas, que imaginaram finais alternativos para as irmãs da obra.
O que grandes autores pensam sobre fanfics?
Normalmente, os criadores de fanfics não têm interesse em ferir os direitos autorais ou ganhar algo por meio dessas publicações mas a aceitação das fanfics por parte dos autores é muito relativa.
Alguns acham que é saudável e estimula outros fãs a conhecerem a história original, além de interagir com aquele universo de maneira imersiva. J.K Rowling, por exemplo, já disse em entrevistas que se sente lisonjeada com o empenho e criatividade dos fãs porque isso é um sinal de que eles realmente se identificam com o universo que ela criou.
Autores como George R.R. Martin e Anne Rice possuem opinião contrária e já cogitaram tirar conteúdos do ar, apenas pela semelhança de escrita, conforme categorias citadas anteriormente.
Onde ler e publicar fanfics?
É por meio de fóruns e sites específicos para fanfics que os leitores acessam os conteúdos e engajam com a história. Muitos textos são consumidos em inglês, inclusive! Entre as plataformas mais populares no Brasil estão:
Minha fanfic pode virar um livro?
Em geral, os maiores interessados no conteúdo da fanfic são os fãs daquele universo que está sendo retratado. E temos que concordar que um fã de verdade é capaz de mover montanhas, se preciso for.
Em diversos casos, o conteúdo é tão interessante que as editoras se propõem a publicar os livros. Anna Todd é um exemplo de sucesso. Sua fanfic sobre a banda One Direction teve os direitos autorais comprados para a realização de um filme e a publicação de um livro.
Sabe aquele grupo que você tem para discutir sobre determinado filme, livro ou série? As inúmeras possibilidades que cria para o enredo ou desfecho da história? Pois bem, o seu hobby pode virar um livro de verdade e fazer a alegria de muitos fãs do mesmo tipo de entretenimento que você.
E não precisa se preocupar, pois publicar um livro é mais simples do que você imagina. O Clube de Autores incentiva autores independentes e possui diversas dicas para quem está começando.
Dê asas à sua criatividade, escreva e divirta-se!
Conteúdo relacionado:
Apps e sites para apaixonados por livros
A importância da representatividade na literatura infantil
Características da literatura Young Adult
*Texto publicado em 2020 e atualizado em 2024.
Tenho uma dúvida a fanfic pode ser feita em forma de HQ ?
pode dependendo do HQ
Boa noite. Sou aluna universitária do curso de letras.
Foi sorteado um trabalho em grupo e, saiu este tema. Eu estou aflita, não faço
ideia de por onde começar. Gostaria de receber orientações. Obrigada. Marli -BH.MG
Parabéns fera !!
Olá eu tenho muita criatividade com a escrita gosto d gênero romântico . Tenho um livro escrito várias poesias . Gostaria de poder publicar não sei como . E agora estou muito empolgada pra fazer uma fanfic da série que assisto . O rogada pelas orientações
Oi, Dâmaris. Tudo bem?
Que legal saber disso :)
Sugerimos a leitura do nosso conteúdo especial sobre como publicar um livro gratuitamente.
Qualquer dúvida, estamos por aqui.
Tenho uma dúvida. Posso transformar uma fanfic ( bem escrita é claro, porque tem autores que massacram o português ás vezes ) que seja original ( No caso estou falando de contos originais públicados em sites de fanfic, não uma fic propriamente dita ) através do clube de autores ?
Iago, se você for o detentor dos direitos dessas histórias, pode publicar sim