Um detalhe que pode passar despercebido por muitos leitores, mas que tem enorme importância na diagramação e formatação de um livro. Não estou falando do tipo do papel, do tamanho das letras ou do espaçamento entre linhas. Estou falando das fontes. Seja as tradicionais Arial e Times New Roman ou as tão empregadas no mercado editorial Georgia e Helvética.
Existem milhares de fontes e conseguimos ver diversas delas nos projetos gráficos de um livro, como no título e em outros textos da capa. Porém, nem todas podem ser usadas no miolo, no texto interno de um livro. Os motivos são vários e no texto de hoje ajudarei você a escolher a melhor fonte para o seu livro.
Boa leitura!
Introdução: por que a escolha da fonte é tão importante?
A diagramação de um livro é uma etapa essencial para garantir uma boa qualidade técnica e boa experiência de leitura. Pense que o leitor ficará lendo páginas e páginas por vários dias e se a escolha da fonte não for a adequada, há chances grandes do abandono da leitura. Logo, a escolha da fonte deve proporcionar conforto visual e uma leitura agradável.
Tanto para quem está diagramando seu próprio livro quanto para quem contratou um profissional, entender os diferentes tipos de fontes e suas aplicações é fundamental. Mas, antes de decidir qual a fonte, vamos entender a diferença entre fontes serifadas e sem serifas, além de outras dicas importantes para o projeto gráfico.
Fontes serifadas vs. fontes sem serifa
A fontes serifadas possuem pequenos traços ou prolongamentos no final das letras, conhecidos como serifas. Este tipo de fonte são tradicionalmente usadas em livros impressos, pois ajudam a guiar o olho ao longo das linhas, tornando a leitura de blocos longos de texto mais fluida e confortável. Fontes como Times New Roman, Garamond e Georgia são exemplos populares de fontes serifadas, muito utilizadas em livros de ficção, não-ficção, ensaios e até literatura acadêmica.
Já as fontes sem serifas, como o nome sugere, não possuem esses traços adicionais no fim das letras. Elas têm um design mais limpo e moderno, o que as torna muito comuns em materiais digitais, títulos ou livros mais voltados ao público jovem. Exemplos de fontes sem serifa incluem Arial e Helvetica, que costumam ser usadas em títulos, subtítulos ou textos curtos em livros como biografias ou materiais mais informais.
Fontes comuns e recomendadas para a diagramação de livros

Ao escolher a fonte para o miolo do livro, a regra principal é priorizar a legibilidade. Abaixo estão algumas das fontes mais comuns e recomendadas no mercado editorial, com suas características e usos:
- Times New Roman (serifada): uma das fontes mais populares, amplamente usada tanto em livros impressos quanto em publicações acadêmicas há muitos anos. Ela é clássica e possui excelente legibilidade, especialmente para textos longos.
- Garamond (serifada): elegante e sofisticada, a Garamond é uma ótima escolha para romances, livros de poesia e outros gêneros que prezam pela estética clássica. É conhecida por ser uma fonte que economiza espaço, permitindo incluir mais texto por página sem sacrificar a leitura.
- Georgia (serifada): criada para ser uma fonte mais robusta e legível, a Georgia é uma excelente escolha para textos digitais ou impressos. Sua legibilidade em diferentes tamanhos a torna versátil para diversos gêneros, desde ficção até livros técnicos.
- Arial (sem serifa): simples e direta, a Arial é amplamente usada em títulos e subtítulos. Embora não seja a escolha ideal para textos longos, ela é excelente para destacar trechos ou dar uma aparência mais moderna a determinados tipos de publicação, como livros técnicos ou didáticos. É a fonte padrão quando começamos um novo texto no Google Docs ou Microsoft Word.
- Helvetica (sem serifa): muito popular no design gráfico, a Helvetica é uma fonte moderna e limpa. É mais comumente usada em livros de design, fotografia ou obras que se beneficiam de uma estética mais contemporânea.
Melhore a experiência de leitura do seu livro para seu público-alvo: Capa de um livro: entenda a importância para uma boa primeira impressão do leitor
Outros fatores importantes na diagramação
Além da escolha da fonte, outros elementos da diagramação devem ser considerados, por também influenciarem diretamente a experiência do leitor:
- Tamanho da letra: o tamanho da fonte deve ser suficiente para garantir uma leitura confortável. Geralmente, o tamanho entre 10 e 12 pontos é o mais recomendado para o corpo do texto, mas pode variar conforme o tipo de fonte escolhido.
- Espaçamento: o espaçamento entre linhas, também chamado de entrelinha, é crucial para não cansar a vista do leitor. Um espaçamento generoso melhora a legibilidade, especialmente em textos longos. A entrelinha ideal costuma ser entre 1,15 e 1,5.
- Margens: as margens devem proporcionar espaço suficiente para que o leitor possa segurar o livro sem cobrir parte do texto. Além disso, margens equilibradas contribuem para um layout mais limpo e organizado.
Aqui no blog do Clube de Autores, publicamos um texto completo sobre detalhes de impressão que você deve saber antes de publicar seu livro. Leia: Detalhes de impressão que o autor deve se atentar antes de publicar um livro.
Como escolher a fonte certa para o seu livro?
Para além das questões técnicas, a escolha da fonte depende do estilo e do gênero da obra. Para livros de ficção, fontes serifadas são geralmente a escolha mais adequada, pois facilitam a leitura em blocos longos de texto. Já em livros de não-ficção ou obras mais voltadas ao público jovem, as fontes sem serifa podem ser usadas em títulos, subtítulos ou até mesmo no corpo do texto, desde que a legibilidade seja mantida.
Livros técnicos ou acadêmicos podem se beneficiar do uso de fontes como a Times New Roman, que traz seriedade e é amplamente aceita em publicações desse tipo. Por outro lado, obras criativas, como livros de design, podem explorar fontes como a Helvetica para criar uma identidade visual moderna.
Por fim, não há regra para a escolha da fonte. Esse e outros detalhes de formatação devem ser discutidos entre você e o profissional do livro escolhido. Caso você faça por si esta etapa editorial, busque inspirações em outros livros e converse com outros autores para entender melhor. E, claro, não deixe de acompanhar o blog do Clube de Autores, que já possui centenas de conteúdos para ajudar você na escrita e publicação do seu livro.
Conclusão
A diagramação envolve diversos detalhes que não pode ser deixados de lado pelo autor. Visando a boa experiência do leitor com o livro, é essencial que a escolha da fonte seja um desses pontos de atenção. Fontes serifadas, ou fontes sem serifa, independente de qual, devem ser escolhidas baseados em diversos fatores, como o gênero e estilo do livro. Além disso, o tamanho da fonte, o espaçamento entre linhas e as margens também desempenham papéis fundamentais para garantir uma leitura agradável.
Ao escolher a fonte certa e ajustar os demais elementos de diagramação, você estará criando bom livro para seu público, ajudando no sucesso e desenvolvimento da sua carreira literária.
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Bom dia! Prezados(as) Escritores(as): Estou tentando entender esse, digamos, “processo” de se publicar uma obra pelo “Clube de Autores”. Por favor, não me critiquem antecipadamente. Certo? Penso que se formos pagar por todos os serviços oferecidos pelo “Clube do Autores”, ou seja, revisão de texto, diagramação, capa, ISBN, ilustração de livro infanto juvenil, (etc.), o preço ficará muito elevado para nós, ou seja, para os escritores da obra. Não penso e nunca pensei que os profissionais que prestam esses serviços não mereçam ser pagos pelo trabalho deles. Tampouco pretendo dizer que esses profissionais estão cobrando caro pelo trabalho deles. Não se trata desse raciocínio. Espero que fique bem claro o que estou tentando esclarecer. O que pretendo dizer é que o “Clube de Autores” informa a priori que é muito fácil publicar pelo “Clube de Autores”, porém não temos acesso gratuito aos “serviços” por ele oferecidos. Se for para pagarmos todos os serviços que, em verdade, deveriam ser prestados pelo “Clube de Autores”, nós(os escritores das obras) podemos contatar uma Editora experiente sem que sejam os profissionais que estão no site do Clube de Autores e, às vezes, pagar bem menos. Qual a real vantagem de se publicar pelo “Clube de Autores” se não temos acesso gratuito aos serviços por ele oferecidos e se temos que pagar por esses serviços que são essenciais ou, então, optarmos por publicar o nosso trabalho “de qualquer jeito”? Por exemplo: Pretendo publicar uma trilogia infanto juvenil e vou precisar que essas 3 obras sejam ilustradas. Então, tenho que (por minha conta e risco) procurar, contratar e pagar alguém para fazer as ilustrações já que eu não domino essas técnicas. Além disso, se eu contratar um profissional “ruim” o problema é todo e exclusivamente meu, pois o “Clube de Autores” não vai assumir nenhuma responsabilidade por isso. Concordam? Resumindo: O “Clube de Autores” vai pegar tudo pronto para publicar, vai receber a maior parte do preço pago por cada exemplar vendido e os escritores das obras que tiveram todo o trabalho de pensar, refletir, escrever, rever, corrigir, pagar para registrar na Biblioteca Nacional, etc., vão receber um valor muito pequeno que não vai dar para cobrir todos os gastos com a publicação da obra. Entendem o raciocínio? Será que realmente compensa publicar pelo “Clube dos Autores”? Estou analisando aqui para ver se realmente existe alguma vantagem. Peço aos autores que publicam pelo “Clube de Autores” há mais tempo que deixem os seus comentários (pode ser bem detalhado) para eu entender melhor como funciona publicar pelo “Clube de Autores”, caso eu esteja equivocada em meu raciocínio. Enviem as suas experiências para meu e-mail, se quiserem. Gratidão Eterna!!!
(valquiriatomaz@yahoo.com.br)
Olá, Valquíria. Obrigado pela sua mensagem. Entendemos o seu recado e gostaríamos de enfatizar como funcionamos. Por aqui, o autor tem total liberdade para publicar seu livro, sem as barreiras de aprovação de original, comuns em uma editora. Nosso modelo é o da autopublicação, onde o autor é o responsável por todas as etapas editoriais, incluindo revisão, ilustração, diagramação, capa etc. Assim, pode-se contratar o melhor profissional para ajudá-la nesses processos. Para facilitar esta busca, existe o site https://profissionaisdolivro.com.br/ , um site parte da Rede Clube de Autores. Com o livro pronto, basta publicar conosco e não há custos. Como vantagens, além da publicação gratuita, o autor tem o seu livro distribuído em diversas plataformas e em mais de 500 livrarias (via parceria com a Associação Nacional das Livrarias), fora que o livro fica disponível para compra em todos os cantos do mundo. Por aqui, o autor também defini o quanto quer ganhar por cada livro vendido, conta com acesso a uma plataforma que informa toda a movimentação e venda de livros, tornando o processo de pagamentos de royalties muito mais transparente. A vantagens são muitas e você pode conferir mais detalhes acessando nosso site.
Olá, Valquíria. Estou de pleno acordo com você, mas o problema é que nós os autores independentes estamos encurralados.No meu caso, por exemplo, terei que publicar no Clube porque a Amazon não dispôe o meu livro físico no Brasil por um preço adequado. A publicação no Clube me parece a mais em conta e confiável, porém, o preço também é alto, pois além de tudo ainda tem o frete, principalmente para autores desconhecidos vai ficar difícil angariar público.
Parabéns pelo seu post. Um abraço.
Bom dia. Prezados(as), será mesmo que a equipe do “Clube de Autores” não pode/deve se responsabilizar pela elaboração/preparação da capa dos livros e ilustrações necessárias(livro infanto-juvenil), mesmo recebendo uma boa parte do valor de cada exemplar vendido? Nossa! Estranho essa conduta! Esses detalhes que em verdade são muito importantes em um livro não podem ser esquecidos. Já deixei de ler obras pelas quais a diagramação, o tamanho da letra muito pequeno e outros detalhes desconsiderados pelas Editoras não me cativaram. Que preguiça de ler uma obra em papel escurecido(tipo jornal em Bíblia), letra muito pequena ou pequena, tinta da letra colorida e muito clara, etc.
Tive que apagar a publicação de vários livros que publiquei, por publicar errado, e falta de experiencia e também devido ter colocado preço muito alto, e ninguém comprar, vivendo e aprendendo, quando coloco uma imagem de capa no gabarito eu devo colocar ela a direita ou a esquerda? deixo a esquerda e a imagem não aparece. testei vários tamanhos até acertar…
Já tenho um livro publicado com V. Sas, e estou plenamete satisfeito. Mas ainda tenho umas poucas dúvidas na formatação e aqui vai uma delas: Em livros de não-ficção (ensaios, p. explo,), qual a melhor entrelinha a usar, espaçamento 1 ou 1,15?
Sim, sempre valorizei a importância da fonte e do espaçamento, desde que iniciei a minha comunicação escrita em blogues.
O passo seguinte será publicar as minhas ideias em e-book.
Olá Tudo bem! Meu primeiro livro “O Menino sucateiro”, foi publicado pela Editora Mepe em 1° de Junho de 2024. Falta eu começar a divulgação…
Pretendo sim? Publicar a minha Obra com vocês. Mais gostaria de saber mais sobre; como funciona a forma de pagamento? Neste momento a Obra está em fase de final de Digitação. Um grande abraço e até breve.
No Clube de Autores, você não paga nada para publicar o seu livro.
excelente observações
Bom dia, grupo Clube de Autores!
Houve um tempo em que muito publiquei no Clube e achei todo o processo de publicação bastante fácil e compensador. No entanto. com a mudança para a confecção de capas a “coisa foi pro brejo…”. Tenho 75 anos e ainda não consegui completar o desenvolvimento para a execução. Desculpe, são coisas de velho mesmo…
Hilário, entre em contato com o nosso suporte que ajudaremos você. Nosso e-mail: atendimento@clubedeautores.com.br
Olá, Hilário. Tenho 65 anos. Passei pelo mesmo problema no Clube de Autores. Fiquei uma semana para concluir minha capa, queria pôr minha foto na contracapa, mas o sistema não aceitou de forma nenhuma, então coloquei apenas o texto.