notebook-teclado-livro-headphone-canetas-mouse-sobre-uma-mesa

Como ganhar dinheiro escrevendo livros?

Para muitos, escrever é uma forma de traduzir pensamentos e sentimentos ou de manifestar a criatividade. Mas a escrita também é uma importante fonte de renda para diversas pessoas – e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

É possível ganhar dinheiro escrevendo?

Redatores são profissionais muito procurados no mercado hoje, seja pelo marketing de empresas ou por agências de publicidade. Esse tipo de escrita é, normalmente, voltada para fins comerciais.

Há também os jornalistas e outros profissionais focados na escrita informativa, que atuam na produção de conteúdos para jornais, revistas e blogs.

Por fim, outra forma de monetizar a escrita é produzindo livros! E aqui cabe registrar: tornar-se um autor é mais simples do que se imagina, principalmente no mercado editorial independente. Mas falaremos disso em seguida. Primeiramente, vamos explicar as principais possibilidade de ganhar dinheiro escrevendo uma obra:

Tipos de escritores

Ghost Writer

O “escritor fantasma” é aquele que produz livros em nome de outras pessoas. Esse formato é muito comum em autobiografias de famosos, por exemplo, quando deseja-se contar a história de vida, mas não há familiariedade com a escrita – nestes casos, o processo pode ser terceirizado.

Importante lembrar que normalmente ghost writers não assinam as obras e nem recebem por direitos autorais – mas esses termos são combinados previamente com o contratante.

Autor vinculado à editora

Caso você não tenha interesse em escrever para outras pessoas, é possível investir no mercado editorial “tradicional”, onde o autor é vinculado a uma editora, mas produz e assina seus próprios livros.

Nestes casos, o autor conta com o apoio de empresas especializadas para publicação e divulgação do livro, mas dificilmente poderá começar sem investimentos pessoais, principalmente em editoras menores. Já nas maiores, a competição por espaço é, também, muito maior – afinal, costumam priorizar autores já consolidados ou personalidades famosas.

Autor independente

Por fim, os autores independentes são aqueles que trabalham com autopublicação, escrevendo, imprimindo e gerenciando suas próprias obras.

Hoje em dia, felizmente, esse formato tem se popularizado! Plataformas como o Clube de Autores facilitam todo o processo de publicação: as impressões são feitas sob demanda e não há custos ou investimentos necessários – exceto caso o autor queira ter um estoque próprio, por exemplo.

Por aqui, além de garantir a impressão e disponibilização da obra, você também pode optar por distribuir seu livro nas maiores livrarias e plataformas de venda online, como Amazon e Livraria Cultura, por exemplo. Bem legal, né? :)

E aí, qual formato combina mais com você? Conta pra gente nos comentários! E caso tenha dúvidas, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

banner-saiba-como-publicar-um-livro

Você também pode gostar:

Como publicar um livro?
Quanto custa publicar um livro?
Diferenças entre Ghost Writer e Story Coach

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

17 comentários em “Como ganhar dinheiro escrevendo livros?

  1. Olá Ricardo,
    Meu nome é Claudia Cristina Bueno Kilka, escrevi um e desejo publicá-lo. Estou buscando parceria com editora. Se puder seguir meu blog: genevieve-para-sempre.blogspot.com e acompanhar minha estória, adoraria ter sua opinião.
    Atenciosamente,
    Claudia

    1. Oi, José. Tudo bem?

      Se seu objetivo não é vender seu livro em livrarias parceiras, apenas aqui no Clube, é isso mesmo! :)
      Além de enviar o arquivo nas especificações corretas, é necessário definir quanto você gostaria de ganhar de direitos autorais.

      Caso queira distribuir o material em livrarias, é necessário obter um ISBN.

  2. Estou estudando sobre alimentação saudável para futuramente dar continuidade ao livro que estou almejando publicar,espero poder ajudar as pessoas a se alimentarem saudavelmente.

  3. Eu me considero uma autora independente, porque cuido rigorosamente das edições dos meus livros. Só investi até agora. Investi e muitooo! Mas, estou feliz e realizada. A última obra ABC DO AMOR ll, subtítulo: O LIVRO DA FAMÍLIA CORDEIRO. Está demais. Lindoooo!!! Obrigada a todos do Clube de autores!

  4. Hoje trabalho escrevendo artigos para blogs e em breve pretendo me lançar como autora independente. A tecnologia e o mundo digital vieram para facilitar a vida dos autores independentes, que não dependem mais das editoras. Apesar de perderem alguns benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *