Você senta, liga o computador, toma um gole de café quentinho e está pronto para escrever. As primeiras palavras até fluem, mas logo tudo perde o sentido e qualquer coisa parece mais interessante do que ser criativo e lembrar da concordância gramatical.
- Olha, uma mosca…
- Será que esse risco na parede sempre esteve aqui?
- Vou dar só uma olhadinha no Instagram…
- Ai que vontade de lavar a louça!
15 minutos depois você cancela tudo, volta para o sofá, liga sua série favorita e promete: “amanhã eu tento de novo… hoje não estava inspirado…”. Só que amanhã você lembrará que precisa tirar pó da estante, limpar a caixa de areia do gato ou sonhar acordado com o dia da publicação do seu livro.
Se toda essa sequência de procrastinação te parece familiar, fique tranquilo. Separamos algumas dicas para ajudá-lo a ter mais disciplina na produção da sua obra! Vamos lá?
Dicas para parar de procrastinar e escrever seu livro:
Crie um cronograma
A não ser que tenha largado tudo e ido para uma montanha da Suíça, você com certeza tem tarefas a cumprir e não pode se dedicar 8h por dia ao universo literário. E está tudo bem, de verdade.
Por isso, é importante criar uma rotina e fazer pequenos combinados consigo mesmo. Observe sua semana e escolha os dias de maior tranquilidade – coloque na agenda, no celular, avise os amigos mais próximos: você tem encontro marcado com sua escrita.
Se for possível, reserve de dois a três dias da semana para trabalhar nisso, ok? Assim você não fica muito tempo longe das teclas!
Não use o celular durante a produção
Existem vários aplicativos de bloqueio temporário do celular – você define o tempo que deseja focar em outra atividade e ele impede seu acesso até que esse combinado seja concluído. Mas se você consegue seguir suas próprias regras, nem é necessário baixar apps: mantenha seu smartphone em modo avião e só volte a dar atenção a ele depois de concluir sua tarefa.
Faça pausas curtas
Se você planejou escrever por duas horas seguidas, seu cérebro terá vontade de escapar pelo menos 46 vezes durante este período (ou mais!).
Por isso, combine com ele: “a cada 45 muitos, nós vamos dar uma voltinha, pegar um suco, olhar pela sacada… mas depois de 5 minutos voltamos a todo vapor”. Essa prática ajuda, porque você sabe exatamente quando parar, evitando a procrastinação disfarçada de muitas idas e vindas à cozinha, por exemplo.
Fure o bloqueio criativo
Tem dias que não estamos dispostos ou as ideias simplesmente não vêm, né? Mesmo assim, é importante não fugir do cronograma. Você pode escrever uma crônica, um diário pessoal do seu personagem principal, um poema… enfim! É importante não tirar folgas para que a rotina se estabeleça com maior facilidade. Assim, você evita encontrar desculpas futuras porque sabe que, mesmo quando você não estiver disposto a escrever seu livro, ainda terá que praticar – ainda que escolha outros formatos.
E aí, o que achou das dicas?
Uma coisa é certa: dificilmente você vai conseguir escrever um
livro se não tiver tempo pra isso. O processo de redação de um livro
não é algo que possa ser encaixado em pequenos intervalos dentro
de um dia corrido. Escrever toma tempo, concentração e dedicação.
Por isso é importante criar um planejamento. Pode ser por
horas diárias que você vai se dedicar à empreitada ou quem sabe
uma meta de páginas escritas por dia, isso fica a seu critério. Porém,
o esforço precisa ser repetido diariamente para que realmente o processo comece a render frutos.
Sim, entre os elementos que compõem um livro está a
persistência. Ainda que um dia não seja tão produtivo quanto deveria,
é preciso que, no dia seguinte, você esteja novamente lá. Com o
mesmo número de horas ou meta a ser alcançada. Confie no processo
que tantos escritores já disseram ser eficiente: tenha disciplina e
insista. E em algum momento a mágica começará a acontecer.
Para saber mais sobre como começar a escrever um livro, veja nosso guia!
*Parte deste conteúdo está presente em nossa obra publicada em 2019, “75 dicas para escrever um livro”
Continue lendo:
Como criar o título de um livro?
Como retomar o hábito da leitura?
Você conhece todos os tipos de narrador?
Boa tarde gostaria que o clube de autores criarem um link para nós divulsem nossos livros com mais facilidades.
Oi Fábio! A divulgação costuma ser resultado de uma estratégia pessoal de cada autor – não há exatamente uma receita ou um “local” que funcione de maneira generalizada. Temos, de toda forma, um guia de divulgação que pode ajudar. Dá uma olhada aqui: http://media.clubedeautores.com.br/assets/templates/ComoDivulgarSeuLivro.pdf