Os textos literários são livres, belos, surpreendentes e artísticos. A partir da junção de palavras, um poeta pode subverter o leitor ao êxtase ou à confusão, em poucas versos e estrofes. Já um romancista, consegue embaralhar a cabeça do leitor através de um narrativa instigante, envolvente e longa. A linguagem literária nos atrai e nos faz querer mais, pelo poder único de conexão com o imaginário.
O texto de hoje aprofundará no conceito e características da linguagem literária. Nos acompanhe pelas próximas linhas e boa leitura!
Afinal, o que é linguagem literária e o que não é?
A linguagem literária é forma de escrita utilizada na literatura, que se caracteriza por sua originalidade, riqueza de recursos expressivos e capacidade de criar efeitos estéticos e emocionais.
É aquela encontrada nos livros e em demais textos artísticos, podendo, ou não, obedecer às normas e regras gramaticais. Os textos com linguagem literária podem ser encontrados na prosa ou no verso.
Textos em prosa são aqueles escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, visando contar uma história a partir da junção de vários fatos. Romances, contos, crônicas e fábulas são exemplos de textos em prosa.
Para entender mais sobre gêneros literários, acesse este artigo do nosso blog: Gêneros Literários: aprenda os conceitos, estilos e características
Já os textos em verso são escritos de forma poética, seja de forma metrificada, como sonetos, hinos e odes, ou não.
A linguagem não literária refere-se aos textos informativos, onde a principal função é apresentar dados, notícias e informações. Textos acadêmicos, notícias de jornal, informes publicitários e outros textos dessa natureza podem ser entendidos como não literários.
Os textos em linguagem não literária devem respeitar as convenções e normas gramaticais.
A importância da linguagem literária
A linguagem literária permite ao escritor transmitir suas ideias e emoções de maneira mais intensa e impactante, fazendo com que o leitor tenha uma experiência única e imersiva com o livro.
Além disso, a linguagem literária consegue criar atmosfera e ambiente específicos, ajudando a construir o universo fictício presente na obra literária, ampliando a conexão entre autor e leitor.
Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.
Tipos de linguagem literária
Existem diversos tipos de linguagem literária, cada um com suas características e finalidades específicas. Os textos literários podem ser escritos seguindo a norma culta, coloquial, ou até mesmo vulgar.
Essas variações textuais, permitidas na linguagem literária, geram textos únicos. Veja agora alguns dos mais comuns tipos de linguagem literária:
- Linguagem Poética: geralmente utilizada nas poesias, é rica em recursos expressivos que buscam criar uma atmosfera evocativa para provocar e intensificar a emoções.
- Linguagem Figurada: caracterizada pelo uso das figuras de linguagem, para intensificar e caracterizar a mensagem e criar efeitos especiais. Este tipo é comum em fábulas.
- Linguagem Dramática: utilizada nos textos do gênero dramático, peças teatrais, que se caracteriza pela utilização de diálogos e ações para avançar nos atos e desenvolver personagens.
- Linguagem Descritiva: utilizada para detalhamento de personagens, ambientes, situações, ajudando o leitor a se localizar na obra. A linguagem descritiva é bem importante em livros de fantasia e livros biográficos.
- Linguagem Narrativa: É a linguagem utilizada na narrativa de histórias, sejam elas em forma de conto, romance, novela, entre outros. A linguagem narrativa é como se conta os fatos para a construção de uma narrativa.
Existem outros tipos de linguagem literária, como a linguagem humorística ou satírica. Importante ressaltar neste artigo que há várias formas de definir o que são e quais os tipos de linguagens literárias existentes, tendo em vista que a literatura, mais especificamente sobre os textos escritos, é de criação livre do autor.
Como escritor pode usar a linguagem literária
Agora que você já sabe qual a sua importância da linguagem literária e quais são os seus tipos, é o momento de colocar em prática. No momento de construção do texto do seu livro, você pode, e deve, usar e abusar da linguagem literária.
Veja abaixo algumas formas de como usar:
- Figuras de Linguagem: as figuras de linguagem, como metáforas, metonímia, onomatopeia, ironia, hipérbole e outras, permitem que o escritor descreva detalhes do livro de maneira imaginativa e criativa.
- Prosa Poética: a prosa poética é uma forma de escrita que combina elementos da prosa e da poesia, como ritmo e musicalidade, para criar uma atmosfera ou transmitir emoções.
- Joguete de Palavras: aliterações e duplo sentido, podem tornar o texto mais envolvente, divertido e curioso para o leitor.
- Ritmo: uso de variações no comprimento das frases ou na entonação das palavras para produzir uma sensação de ritmo e musicalidade.
- Verbalização: uso de linguagem elaborada e rica em vocabulário para produzir uma sensação de sofisticação ou para transmitir informações técnicas.
- Repetição: repetição de uma ou mais palavras ou frases para enfatizar uma ideia ou para produzir um efeito rítmico.
O escritor pode utilizar de outras maneiras a linguagem literária para criar efeitos e transmitir sua mensagem, devendo, apenas, se preocupar com a boa construção do seu livro, visando um resultado satisfatório ao final da jornada.
Antes de irmos, temos um recado para você.
Concretize seu sonho publicando um livro no Clube de Autores
O Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação para escritores independentes, é o lugar perfeito para transformar suas histórias em realidade. Com alcance global e mais de 100 mil livros publicados, você encontrará o espaço ideal para alcançar leitores ao redor do mundo.
Aproveite a oportunidade de expandir seu sucesso literário!
Publique seu livro gratuitamente clicando AQUI e dê um grande passo na sua carreira literária. Estamos ansiosos para ver suas obras publicadas aqui!
Deixe seu comentário sobre o texto e até a próxima leitura.
Tenho três livros publicados, dos quais dois livros técnicos, e um romance, este último publicado na PACO EDITORIAL (Jundiaí, SP). Tenho um livro técnicos, sobre os solos do Piauí (este em hibernação), e dois novos livros em elaboração. Um deles sobre uma família japonesa e seus descendentes emigrada para o Brasil (Santos,. SP) , em 1914, e um novo romance.
Seria ótimo receber detalhes sobre como publicá-los por essa Editora.
Olá, Adolfo. Tudo bem?
Neste link você encontra detalhes sobre como publicar um livro conosco: https://clubedeautores.com.br/simulador-de-publicacao
abraços!
Olá companheiros leitores e escritores em breve lançarei minha primeira obra,que ela seja o começo do fim do começo!
Muito interessante. Estou escrevendo meu quarto romance, dois publicados pela Chiado (Histórias Herdadas, e Monte Celeste) e um pelo Grupo Atlântico Editorial (Leny e o Informante). Gostaria de publicar o romance que estou escrevendo com vocês. Abraços, Erly Teixeira.
Olá, Erly! Será um prazer ter o seu livro publicado conosco! :)
Ajuda-me a elabora ruma história
Caro amigo foque em uma ideia maluca de sua mente.