Clube de Autores na Europa: Hoje começamos um novo capítulo em nossa história

Entrou no ar, hoje, o Clube de Autores em Portugal: www.clubedeautores.pt

Aportei em Portugal no dia 1 de julho de 2022. Minha missão: abrir a operação europeia do Clube de Autores, inaugurando um novo tempo não apenas em nossa história mas também na do próprio mercado editorial.

E, neste ponto, peço já desculpas por abrir mão da modéstia e explico o porque da disrupção em nosso modelo.

Trabalhamos com autopublicação, com literatura independente.

Desde 2009, quando inauguramos o conceito de plataforma de autopublicação no Brasil, todo autor pode deixar o seu livro à venda para o seu público – nos formatos impresso e digital. Todo autor pode definir seus direitos autorais. Todo autor pode acompanhar as suas vendas com absoluta transparência. E nenhum autor precisa pagar por isso. As quase 4 mil matérias que já saíram sobre nós na imprensa reforçam o quão importante e revolucionário isso foi (e ainda é). Os mais de R$ 15 milhões de direitos autorais que já pagamos e que crescem em aproximadamente R$ 200 mil por mês comprovam a seriedade da operação.

Nossa rede de distribuição é forte, consistente.

Para ebooks, isso é óbvio: Kindle, Scribd, Google Books, Apple, Kobo, Skeelo e muitos outros canais já distribuem nossos livros eletrônicos. Mas o grande X da questão sempre foi distribuir livros impressos, principalmente considerando impressão 100% sob demanda. E, hoje, já atuamos com Amazon, MercadoLivre, Americanas, Estante Virtual, Livraria Cultura e outros. A força disso? Quase 70% das nossas vendas ocorrem por canais como esses.

O impresso ainda é (e provavelmente seguirá sendo por muito tempo) rei.

Basta ver esse gráfico abaixo, comparando a venda de impressos com a de ebooks em todo o mundo. O livro em papel não só tem uma saída significativamente maior como também cresce a um ritmo maior do que o livro eletrônico. Para o autor, isso significa que o caminho para que ele chegue ao seu leitor passa, necessariamente, por uma gráfica – algo que não dá sinal algum de mudança no futuro. A título de curiosidade: 90% das nossas vendas aqui no Clube, no mês passado, foram de livros impressos.

Somos, antes de qualquer coisa, uma empresa de tecnologia.

Não é à toa que conseguimos criar os mecanismos que permitiram a impressão sob demanda antes desse conceito efetivamente existir no Brasil. Mas a impressão é apenas um dos ingredientes. Há um nível de automação e integração com canais de venda e um aparato de inteligência artificial tão intenso, por tanto lado, que eu não saberia nem por onde começar a descrever.

E digo tudo isso porque foram estes os ingredientes que, somados a uma equipe sem igual, nos permitiram chegar até o dia de hoje.

Hoje inauguramos a nossa operação em Portugal.

A partir de hoje, todos os livros publicados no Brasil estão disponíveis também no www.clubedeautores.pt .

Qualquer venda que ocorra nesse novo site, para qualquer leitor em território Europeu (seja Portugal, Espanha, França ou qualquer outro país da União Europeia) gerará uma impressão a partir de gráficas locais e com entregas a partir de transportadoras locais – garantindo preços extremamente competitivos para o mercado europeu. Para não restar dúvidas: se você publicou o seu livro no Clube de Autores Brasil, esse livro estará à venda também no Clube de Autores Portugal e será impresso e entregue para o público europeu. E você? você receberá os seus direitos autorais diretamente em sua conta corrente, da mesma maneira que já recebe hoje, podendo controlá-la pela sua área de vendas no site. Como já faz hoje.

E o inverso também é verdade. qualquer autor de língua portuguesa baseado na Europa pode publicar seu livro no www.clubedeautores.pt e tê-lo vendido tanto na Europa quanto, claro, no Brasil – seja pelo nosso site brasileiro ou pelos tantos marketplaces e livrarias que distribuímos. Tanto impresso quanto digital.

E isso pode te levar a uma outra questão: teremos distribuição na Europa além do site do Clube?

Sim, obviamente. Isso ainda levará algumas semanas… mas não tardará para que o seu livro apareça também nas principais livrarias e marketplaces da Europa (com as quais já firmamos acordo e estamos no estágio de integração técnica).

Seja como for, o fato é que, pela primeira vez, autores independentes de língua portuguesa poderão vender seus livros, no formato preferido pelos leitores, dos dois lados do Oceano, no novo e no velho mundo, sem precisar pagar nada por isso e a preços absolutamente locais para os seus consumidores.

É um novo capítulo em nossa história. É um novo capítulo para a literatura independente.

Mas é apenas mais um capítulo dentre os tantos novos que já estamos escrevendo. Mais – muito mais – novidades para você, autor independente, estão por chegar.

Vivemos tempos, ainda bem, absolutamente empolgantes.

– Ricardo Almeida

10 comentários em “Clube de Autores na Europa: Hoje começamos um novo capítulo em nossa história

1. Parabéns ao Clube de Autores por mais essa conquista.Acabei de publicar meu primeiro livro no Clube e estou ansiosa aguardando meus exemplares que encomendei para o lançamento. O Clube de Autores me ajudou a realizar esse sonho antigo, com o suporte necessário em todas as etapas de uma publicação independente.
    Meu livro: Entre Rosas e Espinhos, Amor e Desamor em Verso e Prosa.
    20 páginas disponíveis para leitura .
    O Clube de Autores faz todo o processo de venda, enquanto o autor faz a divulgação. Essa parceria sempre da certo.
    Obrigada .