Notícias do front: Ajustes finais para o lançamento do Clube de Autores Europa

Agora, enquanto escrevo, há um esforço ininterrupto e fenomenal de um time que suou por meses para construir o mais ambicioso dos nossos projetos: o Clube de Autores europeu, inaugurando a nossa primeira rodovia literária.

Para quem ainda não me leu aqui falando sobre isso, uma rodovia literária é uma conexão real entre povos separados pela geografia mas unidos pela língua. Sendo prático: nossa primeira rodovia parte da abertura do Clube de Autores em Portugal, no wwww.clubedeautores.pt . Por lá, autores de toda a Europa poderão publicar seus livros nos mesmos moldes que já fazemos aqui, vendendo para leitores europeus e brasileiros. E por lá, claro, autores brasileiros publicados aqui no Clube poderão vender seus livros, também em formato impresso, a preços e prazos locais, para qualquer leitor que estiver no continente europeu.

Eis a nossa primeira rodovia literária: integrando a língua portuguesa entre o Brasil e a Europa, entre a Europa e o Brasil.

E quando começamos?

As gráficas com as quais trabalharemos na Europa, ambas na Espanha, já estão preparadas e homologadas. O sistema fiscal já está funcionando. Os meios de pagamento, que incluem métodos locais (como é o boleto para brasileiros) já estão operando. Os testes finais já estão em fase final.

E esse é o esforço do nosso time: garantir que tudo esteja correndo bem para que autores brasileiros e europeus possam começar a trafegar por essa rodovia única, orgulhosamente pioneira e altamente promissora.

A inauguração da primeira rodovia literária se dará em duas fases:

1. A primeira, já nos próximos dias, se concentrará no www.clubedeautores.pt . Os livros publicados no Brasil já entrarão à venda lá e os livros publicados em Portugal ou em qualquer outro país europeu entrarão imediatamente à venda no Brasil. Todos, uma vez impressos por gráficas locais, terão também preços e custos de envio/ fretes locais. Todos angariarão, obviamente, direitos autorais a serem pagos de maneira centralizada, na conta bancária dos respectivos autores.
  2. Na segunda fase, que deverá acontecer em cerca de um mês, abriremos canais de distribuição na Europa. Livrarias e marketplaces, da Amazon à FNAC a outras grandes pela península ibérica, receberão nossos livros da mesma forma que os marketplaces e livrarias brasileiras recebem.

Estaremos, portanto, extremamente próximos de mais milhões de leitores em potencial para você.

A partir de poucos dias.

Assim que nosso time finalizar os testes, aparar as últimas arestas e “apertar o botão verde”.

Enquanto isso, aguardemos mais um pouco. Da minha parte, inclusive, fazendo o homérico esforço de lidar com mais de um ano de expectativa ansiosamente controlada.