Editorial: você é uma startup

Não foram poucos os posts e episódios do nosso podcast em que discorremos sobre toda uma fila de conhecimentos que o escritor moderno – independente ou não – precisa ter.

Hoje, todo autor pode se autopublicar gratuitamente em todos os formatos possíveis, por exemplo, aqui no Clube. Ao fazer isso, ele pode também ter seu livro distribuído nas principais livrarias e marketplaces do mundo.

Do mundo? Sim, principalmente agora que lançamos a operação europeia que garante impressão e logística locais no Brasil e em todos os países da Europa.

Poder vender, no entanto, é diferente de vender.

A venda em si decorre de muito mais do que a capacidade de publicação.

Você, autor moderno, pode (e precisa) gerar conteúdo para criar relevância nos buscadores (e, com isso, acesso às suas páginas de vendas).

Você, autor moderno, pode (e precisa) usar as redes sociais para construir e engajar uma base de seguidores.

Você, autor moderno, pode (e precisa) dialogar com seu público, entender e antecipar suas vontades, se conectar às suas demandas de histórias.

Você, autor moderno, pode (e precisa) saber estipular um relacionamento com a imprensa e/ ou com influenciadores de maneira a acumular visibilidade para si mesmo e para seu livro.

Você, autor moderno, pode (e talvez precise) criar campanhas publicitárias no Google e em outros veículos de comunicação, fazendo as contas de quanto deve investir para ter o melhor retorno.

E isso sem contar com o óbvio: você, autor, pode (e certamente precisa) cuidar bem do seu produto – o livro – incluindo revisão, capa, diagramação etc.

O que isso significa?

Que o autor moderno – você – não é mais apenas um escritor.

O autor moderno – você – é uma startup completa.

E é também nesse meio – o de startups – que o autor moderno deve mergulhar com o objetivo de aprender a estruturar a sua marca, a sua comunicação, a sua gestão financeira e, enfim, a sua estratégia de marca.

Se isso tudo já está em seu horizonte, parabéns: seu futuro tem grandes chances de ser promissor.

Caso contrário, é hora de arregaçar as mangas e aproveitar tudo o que esse maravilhoso mundo novo tem a oferecer.

– Ricardo Almeida.

Um comentário em “Editorial: você é uma startup

1. Boa noite.
    Quero ser seu sócio.
    Participar, de alguma forma, ainda que quase desprezível, deste movimento literário.
    É possível?

Grato.