Pensática Podcast, Ep. 40: Quem são os influenciadores literários

A palavra “influenciadores” tem, hoje, todo um arco-íris de significados, indo de pessoas que efetivamente movem os rumos da cultura aos personagens tão quixotescos que parecem ter saído de comédias, passando por todo um amplíssimo espectro social, racial e político. 

Todos têm, no entanto, uma coisa em comum: a vontade de se firmarem sobre as opiniões que buscam formar. Todos acreditam nos seus próprios conhecimentos, todos têm as suas próprias fés, todos tem, ainda que em graus diferentes, alguma capacidade de engajamento.

Pelas mais democráticas das vias de comunicação dos nossos tempos – as redes sociais – todos buscam arregimentar seus fiéis seguidores, construir suas plataformas de comunicação e, com base nelas, viver da própria palavra. 

Mas nem todos, claro, conseguem. 

Entre vídeos e stories, a percepção do público rapidamente separa o joio do trigo, isolando em cantos diferentes quem realmente é de quem apenas nitidamente (e por vezes com excesso de desespero) busca ser. 

Esse público, claro, somos todos nós. 

Pois somos nós que trocamos o que temos de mais precioso – o nosso tempo – pelos minutos de opiniões que esses influenciadores nos oferecem. Somos nós que acreditamos nas suas recomendações, que usamos as suas falas como argumentos de formação das nossas próprias opiniões, que os colocamos em uma espécie de pedestal social que beira o sagrado. 

Mas, nesse podcast, a maior parte de nós não é composta apenas de seguidores. Somos, afinal, escritores. 

E escritores, por natureza, têm histórias para contar; histórias que, também por natureza, precisam de olhos e ouvidos para existirem, para persistirem. 

Trocando em miúdos: para escritores, influenciadores vão além de personagens que tem tanta capacidade quanto quantidade de coisa para dizer; influenciadores são também meios perfeitos para chegar na tão desejadíssima atenção do nosso próprio leitor. 

Um influenciador poderoso que fale bem sobre seu livro, por exemplo, pode facilmente gerar um movimento de interesse em torno dele que o transforme em best-seller do dia para a noite. 

Mas… como achar um influenciador realmente poderoso, com público e engajamento? Como ter a certeza de que aquela pessoa com a qual você deseja estabelecer alguma ponte realmente fará a diferença? E, uma vez localizado o influenciador, como realmente chegar nele, diferenciando-se de outras centenas ou milhares de autores que, da mesma forma que você, buscam a sua atenção?

Não será apenas em um episódio que abordaremos todo esse tema tão crucial para escritores modernos – mas será por aqui que começaremos. 

E o faremos na companhia de um velho convidado e já parceiro do podcast, o também influenciador Juliano Loureiro, do LivroBingo!, que está junto conosco elaborando um Guia de Influenciadores Literários voltado especificamente para o autor independente.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *