dedicatoria-de-um-livro

Como escrever a dedicatória de um livro?

“Dedico este texto para todos os leitores e autores do Clube, que sempre compartilham suas leituras, fomentando o mercado da literatura independente”.

As primeiras páginas de um livro são reservadas a informações importantes ao leitor, ou outro interessado no livro, como os livreiros. E dentre essas informações iniciais, temos a dedicatório, com dizeres semelhantes à primeira frase deste texto. Seja um familiar, um amor ou até mesmo pessoas importantes na jornada literária do autor.

Apesar de parecer simples, escrever uma dedicatória pode ser um obstáculo para alguns autores. Objetivando em transpor esta barreira criativa, dedicamos o texto de hoje para ajudá-lo no desenvolvimento da dedicatória do seu futuro livro.

Ficou interessado? Nos acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

Afinal, o que é uma dedicatória?

A dedicatória de um livro é uma forma de homenagear as pessoas (ou, quem sabe, um animalzinho de estimação) importantes para o autor e que ajudaram de alguma forma na jornada literária para a construção do livro. Ela é geralmente colocada no início do livro, logo após a folha de rosto, e pode ser uma maneira simbólica de agradecer esses seres importantes.

A dedicatória é obrigatória?

Não. A dedicatória não é um item obrigatório para a construção do seu livro. Entretanto, é uma forma de expressão lírica do autor, por mais que o livro em questão não seja um livro de poesias.

Outro fator contribuinte para o uso da dedicatória é creditar às pessoas que não trabalharam formalmente no livro, como um revisor textual ou um capista, que podem ter seus nomes presentes no verso da folha de rosto.

Qual a sua importância?

A dedicatória é um importante cartão de visitas, de apresentação do escritor ao leitor. É possível conhecer referências, gostos, o trato com outras pessoas e outros traços de personalidade, mesmo que tudo isso seja representado por poucas palavras.

Como escrever uma dedicatória?

Por ser uma escrita livre, lírica e pode diferir do texto do restante do miolo, as dicas que daremos a seguir não devem ser tidas como regras, servindo apenas como um guia.

Ao escrever a dedicatória de um livro, é importante considerar a relação entre o autor e as pessoas a quem a dedicatória é dirigida. Pode ser uma homenagem aos pais, aos filhos, ao cônjuge, a um amigo próximo, a um mentor ou a um professor que tenha influenciado o autor. A partir dessa consideração, pode ser empregado termos íntimos, mas que não tiram o entendimento do leitor, afinal, por mais que a dedicatória seja direcionada a alguém, é essencial que o leitor capte o recado.

Outro fator importante para a criação da dedicatória é ser sincero e evitar o uso de palavras vazias ou genéricas. A dedicatória também pode representar parte da personalidade do autor, escrita com cuidado e atenção.

O texto da dedicatória não precisa ser formal ou sério. Ela pode ser até engraçada, desde que expresse adequadamente os sentimentos do autor.

Qual o tamanho da dedicatória de um livro?

Não existe tamanho exato, seja em número de palavras ou caracteres, mas de dedicatória é sempre um texto curto e objetivo, não passando de uma ou duas frases. Uma alternativa utilizada por diversos autores é colocar alguma citação reconhecida, de impacto, que sucintamente expressa o que o autor que dizer.