Eu costumo dizer que, quando começamos aqui no Clube de Autores, lá nos longínquos idos de 2009, tudo era mato. Tivemos que efetivamente construir o mercado de impressão sob demanda no Brasil, recrutar, treinar e homologar gráficas, construir uma rede de distribuição para um segmento totalmente diferente da literatura tradicional e, principalmente, atrair o autor independente.
Lá atrás, havia inclusive uma resistência feroz do autor em se auto-denominar independente, abrindo mão daquele sonho muitas vezes ingênuo de ser “descoberto” por alguma grande editora qualquer e de dedicar-se exclusivamente a escrever sem precisar se preocupar com a comunicação e as vendas da sua obra.
O tempo passou, terremotos sucessivos abalaram o mercado editorial e efetivamente destruíram o status quo. Hoje, mais de uma década depois, vemos mais autores tendo sucesso como independentes do que como parte de editoras tradicionais; vemos autores conscientes dos seus papéis de empresários de si mesmos e buscando se aprimorar naquilo que vai além da escrita; e vemos, principalmente, um senso de orgulho poderoso crescendo nos autores que, ao se definirem como independentes, também se definem como protagonistas máximos de suas próprias histórias de sucesso.
E, claro, não fomos apenas nós, daqui das trincheiras da tecnologia, que percebemos essa evolução. Outros personagens importantes compartilharam esse percurso e, ao trabalhar incansavelmente pela construção de um mercado – o da literatura independente – muito mais aberto, promissor e dinâmico que o tradicional – construíram uma capacidade mais apurada de enxergar o futuro do que muita gente.
Esse é o caso da Lilian Cardoso, nossa convidada de hoje. Lilian é especialista em marketing literário, professora de cursos para escritores e diretora da LC – Agência de Comunicação. Desde 2010 sua empresa divulgou mais de quatro mil livros. Nos arquivos da agência constam até o momento 40 mil inserções em grandes veículos nacionais. Como professora, já teve mais de mil alunos em seus três cursos para autores.
Ela se orgulha em dizer que tem alunos dos mais variados tipos: o mais vendido na sua casa editorial, autores iniciantes com livros expostos em livrarias, escritores que dobraram meta no financiamento coletivo e autores finalistas em prêmios literários.
Ninguém melhor que ela, portanto, para debater o tema de hoje: qual o futuro para os autores independentes?
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!