Pensática Podcast, Ep 10: O que é direito e o que é legal na literatura

A lei e a arte raramente caminharam em sintonia desde que o mundo é mundo. Claro – há coisas, como plágios e falsificações, que dificilmente suscitam polêmicas legais. Mas e fake news e revisionismos históricos? 

E, em outras frentes, apologias a crimes de qualquer natureza? Ou, ainda em uma frente muito menos… digamos… danosa, o que dizer de fanfics, livros baseados em personagens ou enredos de outros livros, geralmente construídos sem a permissão de seus autores? 

Como lidar com a complexa relação entre o direito e a arte, a literatura? Para falar sobre isso temos aqui, hoje, o Dr. José Ricardo de Bastos Martins. Dr. José Ricardo é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em direito societário pela New York University. Após atuar alguns anos com advogado associado em NY, retornou ao Brasil e atualmente é sócio e head da área de M&A do Peixoto & Cury, um dos mais tradicionais escritórios do Brasil. Possui larga experiência em direito societário, M&A e investimentos estrangeiros no Brasil, com destaque para o setor da comunicação e entretenimento. Atualmente representa diversos dos maiores grupos de comunicação e publicidade do Brasil e do mundo. 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *