Pensática Podcast, Ep 11: A Bienal do Livro e o futuro

500 mil espectadores. 1.300 horas de programações culturais diversas. 500 atrações. 185 expositores. 65 m2 de espaço. 300 autores nacionais e internacionais. 8 espaços culturais. 

Não é à toa que a Bienal Internacional do Livro de São Paulo já se consagrou como um dos grandes eventos da literatura em todo o mundo – números, claro, fazem a diferença. 

Mas e por trás deles? Além dos estandes de editoras e lojas vendendo livros – o que, verdade seja dita, não precisa exatamente de uma bienal ou de qualquer evento para acontecer dado que livrarias online e de rua abundam país afora – o que um evento como esse diz sobre o futuro do nosso mercado? 

Como a Bienal se transformou e vem se transformando para se adaptar à nova realidade da literatura, que hoje já começa a trazer o autor independente no protagonismo e que empurra novas tecnologias como audiolivros para o mainstream cultural? Como a Câmara Brasileira do Livro, responsável pela Bienal, enxerga essas mudanças e as reflete em um evento dessa magnitude? 

Bom… ninguém melhor para falar sobre isso do que Vitor Tavares, Presidente da Câmara Brasileira do Livro. 

Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 2019 e até 2023, Vitor iniciou sua atuação no mercado editorial aos 17 anos na Editora Vozes de São Paulo, onde fez carreira. Em 1992, junto com um grupo de empresários do Setor e com o apoio da direção da Edições Loyola, inaugurou a Distribuidora & Livraria Loyola. Foi Diretor e Presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL) por dois mandatos, além de membro da Comissão em Defesa do Livro, Leitura e Literatura. Conferencista em encontros organizados pelo Cerlalc sobre livros e livrarias, em São Paulo (Brasil), Bogotá (Colômbia) e México. Foi diretor e vice-presidente da CBL por 5 gestões e é diretor geral da Distribuidora Loyola desde fevereiro de 2016.

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *