Sempre que conversamos com editores, autores ou profissionais do livro de forma geral, ouvimos uma opinião unânime: o hábito da leitura está crescendo a olhos vistos no Brasil e, com isso, transformando o livro – seja impresso, digital ou em áudio – em um item cada vez mais presente em nossa sociedade.
Para se ter uma ideia, o começo de 2022 já apontou um crescimento de 19,52% em volume de exemplares vendidos em relação a 2021 e um aumento de 2,26% de novos ISBNs, indicando o crescimento de novas publicações (muitas das quais feitas aqui mesmo, no Clube de Autores).
Nem a crise do mercado editorial tradicional, com a queda dos modelos de Saraiva e Cultura, nem a pandemia, que mudou bruscamente os hábitos de toda a sociedade global, pareceram atrapalhar esse traço singular da humanidade: a nossa vontade de contar e ouvir – ou ler – histórias.
Mas mais relevante que qualquer número refletido em pesquisas setoriais é a visão de quem está atuando há décadas diretamente no front, de quem tem como missão pessoal e profissional o desenvolvimento do hábito da leitura e o consequente crescimento do mercado literário. O nosso papo de hoje é justamente com um desses grandes protagonistas do nosso mercado: Galeno Amorim.
Jornalista e escritor, Galeno Amorim foi presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe) e responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura/PNLL. É autor de 18 livros, entre os quais Retratos da Leitura no Brasil, do qual é organizador. É presidente do Observatório do Livro e da Leitura e coordenador do curso Programa de Formação em Biblioterapia.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!