Pensática Podcast, Ep 12: Como está e para onde irá o hábito da leitura no Brasil

Sempre que conversamos com editores, autores ou profissionais do livro de forma geral, ouvimos uma opinião unânime: o hábito da leitura está crescendo a olhos vistos no Brasil e, com isso, transformando o livro – seja impresso, digital ou em áudio – em um item cada vez mais presente em nossa sociedade. 

Para se ter uma ideia, o começo de 2022 já apontou um crescimento de 19,52% em volume de exemplares vendidos em relação a 2021 e um aumento de 2,26% de novos ISBNs, indicando o crescimento de novas publicações (muitas das quais feitas aqui mesmo, no Clube de Autores). 

Nem a crise do mercado editorial tradicional, com a queda dos modelos de Saraiva e Cultura, nem a pandemia, que mudou bruscamente os hábitos de toda a sociedade global, pareceram atrapalhar esse traço singular da humanidade: a nossa vontade de contar e ouvir – ou ler – histórias. 

Mas mais relevante que qualquer número refletido em pesquisas setoriais é a visão de quem está atuando há décadas diretamente no front, de quem tem como missão pessoal e profissional o desenvolvimento do hábito da leitura e o consequente crescimento do mercado literário. O nosso papo de hoje é justamente com um desses grandes protagonistas do nosso mercado: Galeno Amorim. 

Jornalista e escritor, Galeno Amorim foi presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe) e responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura/PNLL. É autor de 18 livros, entre os quais Retratos da Leitura no Brasil, do qual é organizador. É presidente do Observatório do Livro e da Leitura e coordenador do curso Programa de Formação em Biblioterapia. 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *