fundo azul escuro com logo do prêmio jabuti no canto superior direito e o texto "Livros mudam nossas vidas" escrito em letras que lembram grafite

Como se inscrever no Prêmio Jabuti 2022?

A 64ª edição do Prêmio Jabuti está batendo à porta e faltam poucos dias para o prazo de inscrição acabar! Confira abaixo o passo a passo para fazer parte do Jabuti 2022 e atente-se às datas. Corre!

O que é o Prêmio Jabuti?

Criado em 1958, a premiação destaca anualmente obras e autores brasileiros em quatro eixos diferentes: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Ao longo das seis décadas de história, foram muitas transformações, que consolidaram o Jabuti como uma das maiores premiações literárias do país – a maior delas ocorreu em 2018, quando o Prêmio foi completamente modificado. Além dos quatro eixos, cada categoria passou a ter um único vencedor, aumentando a competição entre os autores e os vencedores são relevados apenas durante a cerimônia oficial.

Leia também: Livro publicado via Clube de Autores é finalista do Jabuti 2021

Período de inscrições

As inscrições abrem nos primeiros meses do ano e, em 2022 não foi diferente: o ambiente online foi liberado em 29 de março e será encerrado no dia 26 de maio, às 18h. Vale lembrar que a leitura do regulamento é indispensável para garantir o cadastro correto das informações e a adequação das obras.

Quem pode se inscrever no Jabuti?

Para participar da avaliação, sua obra precisa, obrigatoriamente:

• Ter uma Ficha Catalográfica e ISBN emitidos no Brasil.
  • Também são aceitos livros com ASIN, desde que contenham Ficha Catalográfica e ISBN emitidos no Brasil.
  • Apresentar na Ficha Catalográfica o nome do bibliotecário responsável e seu número CRB.

Passo a passo para realizar a inscrição:

1. Caso ainda não possua um cadastro no Portal de Serviços CBL, é necessário fazer uma Nova Inscrição em https://www.cblservicos.org.br/premio-jabuti – dica: utilize um e-mail acessível e fique de olho nas comunicações que a CBL envia!
  2. Depois do cadastro do e-mail e senha e de ter aceitado os termos e condições do Portal, você poderá seguir com o registro.
  3. Preencha seus dados e crie seu perfil de autor.
  4. Escolha entre Pessoa Física ou Jurídica e complete todas as informações solicitadas.
  5. Clique em Prêmio Jabuti > Nova Inscrição.
  6. Escolha o eixo em qual sua obra melhor se encaixa e, depois, a categoria desejada.
  7. Insira todas as informações necessárias, incluindo os dados da Ficha.
  8. Por fim, adicione o arquivo da obra original completa, além da capa e logo da editora ou plataforma onde foi publicada.
  9. Quando tudo for preenchido, leia os termos e salve sua inscrição.
  10. Hora de pagar! Clique em Confirmar Pedido, confira os valores da inscrição e selecione a melhor opção de pagamento.
  11. Pronto! Agora é só concluir o pagamento e ficar de olho no status da inscrição :)

Para saber mais sobre as categorias e eixos da edição, acesse o site oficial do Prêmio Jabuti.

Estamos ansiosos para ver sua obra desbravando o Brasil! Participe :)

Veja mais :

3 coisas que você precisa saber sobre a 34ª Bienal de SP
Pensática Podcast: todos os episódios do mais novo podcast literário do Clube
Autora do Clube é premiada por Associação Astrológica Internacional

4 comentários em “Como se inscrever no Prêmio Jabuti 2022?