homem de costas olhando parede com papeis e mapa mental

Pensática Podcast, Ep 04: Como planejar sua história e seu livro

Algumas obras primas da humanidade – como o marco do modernismo brasileiro, Macunaíma, de Mário de Andrade, e o clássico Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson – foram escritas em uma velocidade estonteante de 6 dias. Os dois livros têm enredos profundos, capacidade de prender a atenção do leitor e ideias que revolucionaram os seus tempos. 

Mas, claro, não é todo autor que consegue produzir ouro com tanta velocidade. Saint-Exupery levou 6 meses para escrever o Pequeno Príncipe; Dickens levou 8 meses para escrever Grandes Esperanças; e Orwell levou 1 ano para escrever 1984. 

Tempo, no caso da literatura, é algo absolutamente particular a cada autor e, de certa forma, irrelevante. Relevante mesmo é que o livro seja erigido de maneira completa, estruturada, que seja cozinhado com todos os ingredientes necessários para se prender à mente do leitor e ganhar espaço entre os clássicos. 

E às vezes nós acreditamos que isso depende única e exclusivamente da inspiração – o que não é, necessariamente, verdade. Há método para a produção de um bom livro, e esse é o tema que abordaremos no podcast de hoje com Eldes Saullo, um dos autores independentes mais vendidos do Brasil. 

Eldes Saullo é Autor de 45 livros, Professor de Escrita e Marketing Literário e Editor na Casa do Escritor. Sua missão é ajudar as pessoas a propagarem suas histórias e experiências através dos livros. Como Editor, ajudou a publicar mais de 200 livros de diversos gêneros para mais de 130 autores. “O Hábito da Escrita em 21 Dias” e a série Segredos do BestSeller são seus livros mais vendidos. 

Em 2019, lançou seu primeiro romance “A Vida é Doce: A História de Imigrantes Italianos em Busca da Felicidade no Brasil do Século XX”. Também é autor dos livros filosóficos “Como Transcender no Metrô Lotado”, “A Cabala da Consciência” e “A Consciência do Dinheiro”. Dois dos seus livros – “O Fabuloso Planejador de Livros para Autores de Ficção” e “O Fantástico Planejador de Livros para Autores de Não-Ficção” estão publicados aqui no Clube de Autores em edição comemorativa. 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *