fundo roxo azulado com capa de livro no meio. o livro é amarelo com o título "O fabuloso planejador de livros para autores de fição"

Como planejar livros de ficção? Conheça o método de Eldes Saullo

Se você é um escritor de ficção de primeira viagem, certamente já utilizou o Google para tirar dúvidas sobre como estruturar seu livro. Afinal, são tantas perguntas! Como começo minha história? Como divido os capítulos? Como tornar meus personagens mais realistas? E por aí vai…

Certamente, se houvesse um Fabuloso Planejador de Livros idealizado especialmente para autores de ficção, sua vida seria bem mais fácil, né? Pois saiba que ele existe e está ao alcance dos seus olhos (ou mãos, caso você seja fã de edições impressas).

Ficou curioso? Calma que a gente te conta tudo em detalhes a seguir!

O que é o Fabuloso Planejador de Livros para Autores de Ficção?

O título estampa a capa do mais recente livro publicado por Eldes Saullo. São mais de 180 páginas de fichas, modelos, dicas e guias para ajudar escritores de ficção a preparar um plano poderoso e dar os primeiros (segundos, terceiros…) passos na elaboração de uma história de qualidade.

Além de guiar os autores para longe dos bloqueios criativos, a obra detalha 14 estruturas narrativas presentes em filmes e livros populares ao redor do mundo e foi escrita por quem entende do assunto: Eldes Saullo, professor de escrita criativa com mais de 20 anos de experiência.

Quem é Eldes Saullo?

Eldes é um autor renomado que já escreveu e publicou mais de 45 obras. Nos últimos 10 anos, dedicou-se a escrever para quem escreve – VOCÊ –, publicando conteúdos sobre escrita criativa e analítica, hábitos e métodos para aprimorar a escrita e sobre marketing literário. Um currículo e tanto, né?

>> Dá uma olhadinha no perfil de Eldes Saullo aqui no site do Clube de Autores :)

Segundo o autor, sua relação com a escrita começou cedo. “Comecei a escrever com oito, nove anos. Livros inacabados, que se perderam no tempo, histórias em quadrinhos, peças de teatro para a escola. Deixei tudo adormecido por 30 anos, até publicar meu primeiro livro aos 42 anos. Depois de ler uma frase do Mark Twain, que diz que os dois dias mais importantes da vida são o dia em que você nasce e o dia em que descobre por quê, larguei a vida de publicitário para me dedicar ao meu propósito: ajudar as pessoas a propagarem suas histórias e experiências através dos livros”, conta o professor.

Ainda segundo Eldes, foi sua paixão por livros de ficção que o levou a escrever suas próprias obras do gênero e também a compartilhar o conhecimento adquirido com outros escritores – incluindo a criação de planejadores, cursos, treinamentos, oficinas e o desenvolvimento de um método próprio, chamado “50 tons de Da Vinci”, baseado na estrutura narrativa dos livros de Dan Brown e E.R. James.

Por ser um autor 100% independente, Eldes sempre buscou soluções para publicar os próprios livros sem intermediários. “Foi em uma dessas buscas que conheci o Clube de Autores. Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que é a plataforma mais fácil de autopublicação que já experimentei”, explica o escritor. Aqui no Clube, já são duas obras autorais publicadas, uma voltada para autores de ficção e outra para os de não-ficção.

Conselhos do especialista para quem está começando

Fã de João Guimarães Rosa, Eldes vê em Grande Sertão: Veredas, uma grande metáfora da vida de um escritor bem-sucedido: “começa truncada, dá uma vontade danada de largar, mas se você persiste e não desiste, vira música, a sinfonia mais plena da língua portuguesa”.

Segundo o autor, o segredo para quem está começando está na construção dos personagens – e nos conflitos que fazem parte da trama. E é justamente para tornar essa construção mais fácil que o Fabuloso Planejador de Livros para Autores de Ficção existe!

“Você começa desenvolvendo uma premissa poderosa, detalha personagens, cenários, cenas e escolhe a estrutura narrativa que mais combina com sua trama. Isso aumenta muito as chances de transformar os leitores em fãs incondicionais de seus livros. Você também vai escrever a história com muito mais foco, livre de bloqueios criativos e da procrastinação. Você vai escrever sua melhor história, eu prometo.”

O resultado de uma história hipnotizante você já sabe, né? Mais leitores, mais vendas e mais reconhecimento do seu trabalho. É tudo isso que o Eldes Saullo se propõe a te ajudar a alcançar nessa obra.

Ah, e não esqueça: quando estiver com sua história pronta para publicar, é só contar com o Clube de Autores, que a gente leva ela pro mundo!

Leia também:

10 livros do Clube mais acessados em 2021
Livro publicado via Clube de Autores é finalista do Jabuti 2021

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Como planejar livros de ficção? Conheça o método de Eldes Saullo

  1. Me chamo Antonio Itamar, moro em Manaus -Am, tenho o rascunho de dois contos que gostaria de publicar, porém, falta editar e ilustrar. Ficaria muito contente se conseguisse essa parceria e se isso for possível, preciso saber oque devo fazer para concretizar tal ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *