Pensática Podcast, Ep 05: Como divulgar um livro sem ter uma fortuna

9 de cada 10 autores independentes colocam a divulgação dos seus livros como a principal dificuldade para se conquistar leitores. Presos no ethos romântico da publicação antes da era da comunicação, muitos ainda esperam ser “descobertos” por alguma grande empresa e torcem para que verbas vultuosas de comunicação coloquem os seus títulos nas prateleiras das maiores livrarias do Brasil e do mundo. 

O resultado costuma ser um só: frustração. Não apenas porque a possibilidade de grandes editoras bancarem títulos de autores independentes ser cada vez mais rara (para não dizer praticamente inexistente) como também porque, nas escassíssimas ocasiões em que isso acontece, a editora cobra do próprio autor uma postura ativa na divulgação. 

O autor de sucesso de hoje – e mais de uma década de experiência aqui no Clube já comprovou isso repetidas vezes – é aquele que entende que escrever e empreender são atividades complementares, quase sinônimas. 

Já falamos inúmeras vezes que todo autor que estiver interessado em sucesso precisa aprender a ser o seu próprio marketeiro, o seu próprio empresário, a formar e firmar o seu público. Mas a grande questão que fica é: isso é possível? 

Escritores são, por definição, inventores. Inventores de enredos, de histórias, de narrativas, inventores às vezes do próprio idioma. E é essa a principal ferramenta que pode ser usada na divulgação (a menos que você tenha milhões de reais para investir em uma campanha publicitária de massa, claro): a invenção de estratégias nem sempre óbvias, mas altamente eficientes. 

Para falar sobre isso, convidei hoje uma das personalidades que mais tem se destacado aqui no Clube (e no mercado da literatura independente como um todo): Natália Nodari, autora de O Segundo Cu

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *