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1Q84 e a anulação da Lei de Tchekhov

Anton Tchekhov foi responsável por uma das regras mais famosas no universo literário, conhecida como “Arma de Tchekhov” – um recurso muito utilizado também no cinema para conectar início, meio e fim do enredo.

O que é a Lei de Tchekhov?

Tchekhov dizia que, se um revólver aparecesse em uma cena qualquer de uma história, é porque ele eventualmente seria disparado.

Histórias, ao menos sob a ótica do mestre russo, não tinham espaço para elementos supérfluos, para desnecessidades. Nas histórias, tudo devia ser calculado, medido, intercalado em uma relação simbiótica de causas e consequências.

Tudo devia ser construído para conduzir a concentração do leitor pela imaginação do autor: qualquer possível desvio, qualquer brecha deixada por descuido poderia soprar a imaginação do leitor para longe, fazendo-o criar versões paralelas repletas de “se’s” e costurar hipóteses que seriam, em essência, estradas abertas para a total perda de interesse no enredo real.

O que a lei tem a ver com o livro 1Q84?

Tchekhov morreu em 1904.

Anos depois, um outro mestre da literatura, o japonês Haruki Murakami, publicou a sua obra prima 1Q84 – uma espécie de thriller psicometafísico tão impressionante que as suas 1.500 páginas terminam quase que em um susto só, deixando um surpreendente gosto de “quero mais”.

Em um ponto específico da história, um personagem entrega um revólver para uma amiga mencionando a “Lei de Tchekhov” e, portanto, profetizando que ela eventualmente atiraria em alguém. Ela teria que atirar, afinal.

E há oportunidades para isso. Inúmeras.

A personagem, Aomami, chega a um ponto em que a arma vira quase uma extensão de seu próprio corpo. Mas… o livro chega ao fim e o revólver nunca cumpre o papel para o qual foi criado.

Alguns podem argumentar que, talvez, o papel do revólver tenha sido justamente esse: o de representar algo, de agregar alguma sensação de segurança para guiar a personagem pelo sempre tenso enredo. Talvez a sua própria existência tenha sido uma espécie de fim em si mesmo.

O fato, no entanto, é que tanto na arte quanto na vida as histórias são invariavelmente resultados dos seus tempos.

Como o contexto social influencia as obras?

Na Rússia do final do século XIX – a mesma de Tolstoi e Gorki, diga-se de passagem – a vida real era tão rústica e prática que uma arma não disparada simplesmente não faria sentido em nenhuma história: geraria estranheza, angústia, incômodo. No passado, tudo tinha um motivo de ser, um destino a ser cumprido – e a arte, enquanto mímica da vida, não poderia ser diferente.

Hoje, nossos tempos são outros.

Hoje, lemos livros enquanto prestamos atenção na estação de metrô que devemos saltar, assistimos à televisão enquanto navegamos no Facebook e escrevemos as nossas histórias enquanto absorvemos as críticas feitas em tempo real sobre seus trechos inacabados.

O autor de hoje é tão multitarefa quanto seu leitor: vive escolhendo, a cada piscar de olhos, a que deve prestar atenção e o que deve ignorar. Hoje, portanto, todos estamos acostumados não a uma, mas a toda uma coleção de “desnecessidades” supérfluas nos cenários das nossas vidas reais. Nossas vidas reais, arriscaria dizer, são muito mais recheadas de coisas supérfluas do que de elementos que realmente fazem parte dos nossos destinos.

O próprio conceito de destino mudou: de algo pré-determinado e imutável ele se metamorfoseou em algo essencialmente volúvel, dependente das pequenas escolhas nossas de cada dia.

No mundo de Tchekhov, um revólver não faria sentido se não fosse disparado. Era a finalidade que definia o ser, o objeto.

No mundo de Murakami, no nosso mundo atual, basta que um revólver exista para que sua função seja cumprida. O objeto em si é também a sua própria finalidade.

E isso muda toda a forma com que interpretamos as grandes obras dos nossos tempos de uma maneira revolucionária, somando sutilezas nos enredos que tendem a acrescentar muito mais sentido a cada capítulo, a emprestar muito mais realidade à ficção.

Para quem costuma achar que a “boa literatura” já estava morta (algo infelizmente corroborado por fatos como Bob Dylan receber o Nobel ou José Sarney ser membro da Academia Brasileira de Letras), é bom despir-se de preconceitos e ler novos livros com novos olhos.

As obras primas de hoje são muito mais complexas, sutis e densas que as do passado: os novos autores estão revolucionando a literatura como em nenhum outro tempo da nossa história. Justamente por isso democratizar o acesso aos livros e à publicação é tão importante – o que só é possível através da publicação independente e da isenção de impostos para produção e comercialização de obras, tornando-as mais baratas e populares entre todas as camadas sociais.

O que isso tudo importa para você, escritor?

Simples: seja simples, mas não simplório, na construção de seus cenários e de suas tramas. Se quiser , acrescente objetos que sirvam apenas para agregar valor ao contexto — mas cuidado para não deixar o seu leitor  perdido, com uma interrogação presa na mente. Você não precisa seguir à risca a Lei de Tchekhov, mas isso não significa que precise também desprezá-la completamente.

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Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “1Q84 e a anulação da Lei de Tchekhov

  1. Bom dia, fiquei muito chateado e decepcionado com esse site, comprei um livro, manual tecnico de fiscalização de transito, no dia 22/10/2016 pela divulgação, deveria ser atualizado, portanto quando chegou foi um livro completamente desatualizado, gostaria de PROVIDÊNCIAS.

    1. Oi Jardir! Em primeiro lugar, te peço imensas desculpas pelo ocorrido. Você entrou em contato com o nosso atendimento pelo atendimento@clubedeautores.com.br ? Recomendo que sempre os contate diretamente pois, aqui no blog, dificilmente conseguiremos dar a devida atenção por sermos um canal mais editorial do que de atendimento.

      Ainda assim, vale ressaltar que o Clube é um site de autopublicação. Aqui, os próprios autores publicam suas obras diretamente e sem nenhum tipo de intermediação, o que também faz deles os responsáveis exclusivos por todo o material. Por isso mesmo é que deixamos parte do livro aberto para leitura antes da compra e disponibilizamos também, no próprio site, canais de comunicação direta com o autor. Não temos como garantir que todos os leitores gostem de todos os livros, claro – mas temos como garantir um conjunto de informação grande para que todo leitor consiga se aprofundar o suficiente na obra para decidir se deseja ou não comprá-la.

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