Projeto Vivaleitura encerra suas inscrições em 20/07

Normalmente, quem escreve é, acima de tudo, um amante da literatura. Afinal, antes de ser um contador de histórias, um escritor bebe de fontes que podem variar de Kafka a Machado de Assis, passando por poetas como Drummond, por mestres como Manoel de Barros e por tantas, tantas outras fontes de inspiração.

Incentivar a leitura é, portanto, uma forma fundamental de se incentivar toda a cadeia de produção literária nos mais diversos cantos do país. E não é sempre que conseguimos enxergar ações concretas do governo que remem no mesmo sentido que a comunidade literária.

Dentre as honrosas exceções, destaca-se o projeto Vivaleitura, destinado a premiar iniciativas que tenham contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do hábito da leitura no Brasil.

Segundo o site:

(O projeto Vivaleitura) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana, e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio VIVALEITURA faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Todos os anos, são premiados trabalhos nas seguintes categorias: 1) “Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias”; 2) “Escolas Públicas e Privadas”; e 3)”ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais”, que desenvolvam trabalhos na área de leitura. Em cada categoria, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 30 mil.

Na categoria Sociedade, há a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos de empresas com foco no tema “formação de mediadores de leitura”. A distinção abrange programas e projetos de apoio, promoção e patrocínio, na área de leitura, desenvolvidas por empresas, públicas ou privadas. O projeto que se destacar por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa.

As inscrições estão abertas para todos até o dia 20 de julho, premiando com R$ 30 mil o projeto vencedor.

Mas o interesse no assunto deve ir além do prêmio em si: o fomento de iniciativas assim interessa a absolutamente todos os autores brasileiros, que devem acompanhar cada um dos casos e, na medida do possível, apoiar e participar.

O site do projeto deixa todas as informações claras e apresenta inclusive os vencedores das edições passadas, no que recomendamos fortemente que se acesse e navegue. Para tanto, basta clicar aqui ou na imagem abaixo – conhecer uma iniciativa como essa e divulgá-la, afinal, é também uma forma importante de apoio!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

5 comentários em “Projeto Vivaleitura encerra suas inscrições em 20/07

  1. Gostaria de participar desse concurso cuja inscrição finda na próxima 4ª feira, dia 20. Tentei pela internet e não consegui. Talvez por ser neófito em informática. Peço-lhes um urgente S.O.S.
    Aguardo. alipiovaiomar@hotmail.com Att. Alípio (51)32233842.

    1. Oi Ademar. Infelizmente, não temos como ajudar nesse caso. Nós não somos os organizadores do concurso, mas apenas o divulgamos aqui no blog. Recomendamos que entre em contato diretamente com eles pelo seu site.

  2. OLÁ ANTONIO É UM PRAZER COMENTAR AQUI PARABENS PELO SEU TRABALHO E A HOMENAGEM FEITA PARA TUA MÃE. ESTOU A PROUCURA DOS PARENTES DE MEU AVÔ PATERNO JUVENIL LOPES PEREIRA PARA CONHECER MAIS A MINHA ARVORE GENEALOGICA E DA HISTORIA DE MINHA FAMILIA . POIS É UMA HISTORIA MUITO LINDA A DO PAI DE MEU AVÔ O AMOR DE UM ESCRAVO QUE ENBUSCA DA LIBERDADE ENCONTRA O AMOR EM TEU CAMINHO AO VER UMA DAS MATRIARCAS DESTAS FAMILIA UMA INDIA POTIGUA QUE LUTOU CONTRA UMA CULTURA E UMA TRIBO PARA VIVER UMA HISTORIA DE AMOR E FORMA UMA FAMILIA … AMADO FICA NA PAZ… E AME MUITO ESTES SOBRE NOME LOPES PEREIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *