Contrate um crítico literário

Há quem deteste críticos literários. 

“São engenheiros de obras prontas”, acusam alguns. “São especialistas em maldizer o que não foram capazes de escrever”, dizem outros.

Eu, pessoalmente, amo críticos exatamente por motivos assim.

Há tantos livros disponíveis no mercado, afinal, que a opinião de leitores ávidos – e, via de regra, críticos são sempre leitores fanáticos – é mais que bem vinda. São seus apontamentos ácidos que indicam a cautela necessária, nem que seja em trechos específicos, para autores e leitores; são seus elogios que abrem caminho para mercados novos; são por seus olhos que conseguiremos antecipar um pouco das reações dos tantos olhos que esperamos alcançar.

Acho o papel dos críticos tão fundamental que costumo recomendá-los para os autores antes mesmo que os livros fiquem prontos. Descobri faz pouco tempo que essa possibilidade – a leitura crítica – existia.

Testei-a com um livro novo que eu estou escrevendo, encaminhando o original a uma amiga do mercado.

Ela me devolveu em uma semana com incontáveis observações e pontos de ajuste. Ficamos em um bate-volta: reescrevi trechos, parágrafos, capítulos. Mudei até o final.

O resultado? Ficou muito, mas muito melhor que o original.

Do meu lado, ainda tenho um caminho longo a percorrer: preciso de uma capa boa, de uma revisora, de uma diagramação impactante. Mas o texto, pelo menos – a essência de qualquer história – está melhor encaminhada do que eu jamais imaginaria.

E por que escrevo isso aqui? 

Para deixar como dica aos colegas escritores. Antes de publicar seu livro, considere fortemente convidar ou contratar um crítico para trabalhá-lo com você. Na pior das hipóteses, você sairá com valiosíssimos apontamentos literários de um profissional que entende profissionalmente de literatura!

Um comentário em “Contrate um crítico literário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *