relatorio de vendas - cda

Clube de Autores divulga relatório de vendas do 1º trimestre de 2025 com insights valiosos para autores independentes

O Clube de Autores, maior plataforma de publicação em línguas portuguesa e espanhola do mundo, acaba de divulgar seu Relatório de Vendas do 1º Trimestre de 2025, trazendo uma visão detalhada sobre os formatos mais vendidos, os canais preferidos pelos leitores e as tendências mais relevantes para autores independentes no mercado editorial.

Neste texto, apresentaremos analisaremos os dados, sob a ótima do mercado editorial independentes, sugerindo ações e dicas estratégicas para que autores independentes possam ter mais sucesso com suas obras publicadas.

Boa leitura.

Sobre o Relatório de Vendas do Clube de Autores

Este é um relatório trimestral, produzido pelo Clube de Autores, trazendo um panorama das vendas de livros publicados no Clube no primeiro trimestre de 2025.

Com ele, você vai entender:

  • Quais formatos (impresso ou e-book) venderam mais;
  • Onde os leitores estão comprando livros impressos e digitais;
  • Como esses dados podem ajudar na sua estratégia de publicação.

Por que esses dados são importantes?

Existem três grandes benefícios deste relatório:

  • Entender quais canais de venda funcionam melhor para cada tipo de livro;
  • Identificar tendências do mercado editorial para autores independentes;
  • Otimizar suas estratégias de publicação e aumentar seu alcance.

Dados e análises do Relatório de Vendas do Clube de Autores

Conforme o levantamento, os livros impressos continuam liderando as vendas, representando 86,52% do total, enquanto os livros digitais seguem em crescimento, com 13,48% das vendas. Essa informação reforça a importância de os autores estarem presentes em ambos os formatos, ampliando seu alcance de público.

No segmento de livros físicos, os principais canais de venda foram:

  • Plataforma própria do Clube de Autores (27,41%)
  • Livrarias de rua (21,02%)
  • Amazon (14,06%)
  • Outros marketplaces (24,02%)

Curiosidade que chama atenção 

Mesmo com a popularidade e capilaridade da Amazon, o relatório mostra que as livrarias de rua venderam mais livros impressos (21,02%) do que a gigante do e-commerce (14,06%). O dado é ainda mais relevante ao se considerar que todas as vendas ocorrem por meio de impressão sob demanda, ou seja, sem tiragem física estocada nas prateleiras. Isso mostra que o modelo sob demanda já está completamente integrado ao dia a dia do varejo físico que o ponto de venda tradicional ainda exerce um papel importante na descoberta e compra de livros por parte dos leitores.

Mercado internacional em alta 

As vendas internacionais já representam 7,62% do total, mais do que a soma de Mercado Livre (4,55%) e Estante Virtual (1,32%). Um dado que reforça o poder da autopublicação como ferramenta de acesso a leitores fora do Brasil.

Desempenho das vendas de e-books:

Já no universo digital, o destaque ficou para:

  • Scribd/ Everand (35,95%);
  • Kindle (20,04%);
  • Google Books (17,33%).

Destaque no digital: o Scribd/Everand aparece como o principal canal de venda de ebooks, respondendo por 35,95% das vendas digitais no trimestre. O número surpreende por superar plataformas tradicionalmente dominantes como Kindle (20,04%) e Google Books (17,33%). 

Isso reforça a importância de os autores estarem presentes também em canais alternativos e por assinatura, que ampliam significativamente o alcance da obra, principalmente entre leitores que consomem conteúdo digital de forma recorrente e diversificada.

Qual o objetivo deste relatório?

“O objetivo do relatório é oferecer aos autores dados estratégicos que os ajudem a tomar decisões mais acertadas sobre onde e como distribuir suas obras”, explica Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores. “Com base nessas informações, é possível planejar melhor a publicação, aumentar a visibilidade e, claro, vender mais.”

O relatório destaca ainda a importância da distribuição multicanal e da adaptação às novas demandas do público leitor. Para os escritores que desejam profissionalizar sua atuação no mercado, os dados apresentados são um guia valioso.

Baixe e leia o relatório completo

Você tem acesso ao relatório completo. Basta clicar no link abaixo e salvar o arquivo no seu computador ou smartphone.

Link: Relatório de Vendas Clube de Autores 1º Trimestre – 2025

Sobre o Clube de Autores

Fundado em 2009, o Clube de Autores é a plataforma de autopublicação com maior distribuição do mundo, alcançando aproximadamente 3 mil pontos de venda em 50 países

Com mais de 130 mil títulos publicados, oferece aos autores independentes ferramentas para publicar, distribuir e vender seus livros de forma simples, acessível e global.

Publique seu livro e faça parte da nossa comunidade de autores independentes. Nos vemos em breve, até!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *