Se você já está familiarizado com a publicação de livros, certamente já ouviu falar no ISBN e sabe que o registro é muito importante para garantir a identificação e comercialização da sua obra.
Mas, assim como o Internacional Standard Book Number, existem outros registros super importantes e que valem a atenção de escritores – que dificilmente reservam suas palavras apenas aos livros. O ISSN é um deles e é sobre ele que falaremos neste artigo! :)
O que significa ISSN?
Sim, ISSN significa International Standard Serial Number (Número Padrão Internacional de Publicações Seriadas). É um identificador único usado para publicações seriadas, como revistas, jornais, anuários, e outras publicações lançadas em uma série contínua sob o mesmo título, geralmente em intervalos regulares.
O ISSN facilita a identificação e o manuseio dessas publicações em bibliotecas, bases de dados e outras plataformas de informação. Cada publicação seriada recebe um número ISSN único, ajudando na gestão de assinaturas e na organização de coleções. O sistema ISSN é internacional, reconhecido e utilizado em todo o mundo para padronizar as referências a publicações seriadas.
Que tipo de publicação deve ter um ISSN?
Ao contrário do ISBN, que é único para cada obra, as publicações seriadas com frequência (semanal, quinzenal, mensal, semestral ou anual) devem receber o mesmo código, que é composto por oito dígitos.
Cabe destacar, também, que o ISSN não serve apenas para artigos científicos. Todo tipo de publicação em série pode ser registrada com esse código – inclusive as digitais.
Segundo o site oficial do registro aqui no Brasil, as publicações elegíveis para receber o código são:
- Periódicos;
- Monografia Seriada;
- Suplemento independente;
- Número especial independente.
Por que obter o ISSN?
Como todo registro padronizado internacionalmente, o ISSN garante a identificação dos periódicos durante todo seu ciclo de publicação. Além disso, confere mais credibilidade ao conteúdo, porque é preciso comprovar a frequência antes de receber o código.
Aqui no Brasil, o responsável pela emissão do código é o Centro Brasileiro do ISSN. É ele quem administra as solicitações do registro, que identifica as edições dos conteúdos com autor, editora, número de edição e país de publicação.
Acesse o do Centro Brasileiro do ISSN para saber mais sobre o processo de solicitação do registro.
Você também pode se interessar por: