mão-de-mulher-escrevendo-em-caderno-apoiado-no-joelho

Resenhas de livros: a importância das recomendações

Se você tem o hábito de comprar online, sabe que os comentários e feedbacks de outros consumidores têm um papel decisivo na hora fechar um carrinho e pagar o boleto. São as críticas de quem já testou os produtos que ajudam outros possíveis compradores a entenderem se os itens cumprem o prometido pela marca ou se valem o preço anunciado.

No universo literário, temos um formato semelhante de avaliações: as resenhas dde livros. E é sobre elas que falaremos neste post! Confira.

O que são as resenhas de livros?

As resenhas de livros são textos críticos que fornecem uma avaliação detalhada de uma obra literária. Elas geralmente incluem:

• um resumo do conteúdo do livro;
  • uma análise de seus principais temas, personagens e estrutura narrativa e
  • uma avaliação da qualidade e do impacto da obra.

O objetivo de uma resenha é informar os leitores sobre o valor do livro, ajudando-os a decidir se desejam ou não lê-lo.

Uma boa resenha não apenas descreve o que acontece no livro, mas também oferece insights sobre o estilo de escrita do autor, o contexto em que a obra foi escrita e como ela se relaciona com outras obras no mesmo gênero ou no cânone literário. Resenhistas podem elogiar ou criticar o livro, dependendo de sua percepção de seus méritos e falhas.

Resenhas são úteis tanto para leitores em busca de novas leituras quanto para escritores e editores que querem feedback sobre suas obras. Elas são publicadas em jornais, revistas, blogs literários, e plataformas de redes sociais, além de serem um componente frequente em sites de venda de livros, onde usuários podem postar suas próprias avaliações de livros que leram.

Quais são os tipos de resenha?

Vale lembrar que existem dois tipos de resenha! Confira a diferença de cada um abaixo.

Resenha descritiva

As resenhas descritivas são aquelas que você mais praticou durante os tempos de escola, depois de assistir um filme e precisar “resumir” a história para provar que você prestou atenção direitinho.

Esse texto é mais “neutro” e foca em descrever o conteúdo da obra, analisar todo o repertório, mas sem necessariamente dizer se foi bom ou ruim.

Resenha Crítica

Por sua vez, a resenha crítica faz juz a seu nome. Neste texto, além de analisar e resumir um pouco da história, também é possível criticar o conteúdo a partir de sua própria experiência.

Um personagem ficou perdido no enredo? Algo não ficou bem explicado? O final foi espetacular e surpreendente? Tudo isso pode ser avaliado e registrado em uma resenha crítica!

Como as resenhas de livros ajudam os autores? (E como incentivá-las?)

Se você está começando a se aventurar pela escrita independente, os feedbacks são fundamentais para que você entenda como suas obras são percebidas pelos leitores – principalmente os que estão fora do seu círculo de amigos e conhecidos.

Além disso, as resenhas publicadas no ambiente digital podem ajudá-lo a conquistar novos leitores. Afinal, é também uma forma de promoção do seu conteúdo, seja para o bem ou para o mal. Por isso, além de incentivar as resenhas e aprender com elas, acompanhar os comentários é uma excelente oportunidade de entender o que “brilha os olhos” das pessoas ao falarem de sua obra.

Além de publicar seu livro em grandes plataformas online, como o próprio Clube de Autores, Amazon e outras livrarias, também vale a pena:

• Enviar seu livro para influenciadores do universo literário (ou de áreas relacionadas ao conteúdo de sua obra);
  • Cadastrar sua obra em aplicativos de leitura – como Skoob, por exemplo.
  • Utilizar o YouTube em parceria com outras pessoas populares na web, pedindo para fazerem suas resenhas em vídeo;
  • Enviar releases para jornalistas, revistas e blogs divulgando sua obra e pedindo para lerem e resenhem o livro.

E aí, qual dessas estratégias você já utiliza ou gostaria de utilizar? Conta pra gente nos comentários! E aproveite nossas dicas para complementar sua estratégia de divulgação :)

Conteúdo relacionado:

O que é sinopse?
Como escrever um prefácio?
Como fazer uma LIVE de lançamento de livros no Instagram?

2 comentários em “Resenhas de livros: a importância das recomendações

1. Oi!

Adorei o artigo. Vou colocar o blog do Clube no post de “Blogs Literários para seguir” lá no meu site ;)
    Fçam um artigo sobre como enviar releases para jornalistas, revistas e blogs divulgando sua obra e pedindo para que leiam e resenhem o livro. Poderiam dar dicas sobre como fazer isso, alguns contatos talvez, e sobre o custo. Seria interessante.

Obrigada e até!