Se você já passou dos 25 anos, mas continua reservando um lugar especial em seu coração para livros e filmes que atraem o público adolescente, fique tranquilo! Apesar da literatura ser categorizada por faixa-etária, isso não significa que você seja a única pessoa do universo a preferir ficção escrita para os mais jovens. Neste artigo, explicaremos o que é o gênero young adult e porque ele faz tanto sucesso.
Boa leitura!
Mas afinal, o que é o gênero Young Adult?
O gênero Young Adult (YA) é uma categoria de literatura voltada principalmente para adolescentes e jovens adultos, geralmente na faixa etária de 12 a 18 anos. Esses livros abordam temas relevantes para essa faixa etária, como identidade, amadurecimento, relacionamentos e desafios pessoais.
As histórias do gênero YA exploram frequentemente a transição da adolescência para a vida adulta, oferecendo personagens com os quais os jovens leitores podem se identificar. Embora o público-alvo seja juvenil, muitas obras de YA atraem leitores de todas as idades devido às suas narrativas envolventes e temáticas universais. Este gênero inclui uma variedade de subgêneros, como romance, fantasia, ficção científica e realismo contemporâneo, proporcionando uma ampla gama de histórias e estilos.
Exemplos de livros e sagas Young Adult
- A culpa é das estrelas, John Green
- Percy Jackson, Rick Riordan
- Crepúsculo, Stephenie Meyer
- Jogos Vorazes, Suzanne Collins
Leia também: O que Harry Potter pode ensinar aos escritores hoje?
Por que o gênero faz tanto sucesso?
As histórias normalmente são criativas, romanticas e fáceis de consumir. Por isso, muitos adultos são fãs do gênero: a leitura vem como forma de escape da realidade.
Além disso, as histórias feitas para adolescentes normalmente misturam elementos da realidade à distopias, criam universos paralelos encantadores e são marcantes, com características que ultrapassarão a escrita, chegando até às telas do cinema e confundindo a imagens dos personagens a de atores populares no momento.
Dicas para escrever uma obra Young Adult
Personagem jovem marcante
Todo livro (ou a maioria, pelo menos) deste gênero tem um protagonista com características marcantes, que fazem com que o público se identifique. Normalmente, observamos sua evolução e amadurecimento ao longo da história, tomando decisões responsáveis e que ultrapassam a sabedoria de um jovem de 14 anos, por exemplo.
Apelo para emoções da adolescência
Durante a adolescência, convivemos com emoções intensas, como revolta, confusão, descoberta de quem somos e o sentimento de incompreensão. Se olharmos para os principais personagens do gênero, é possível notar todas essas emoções presentes em algum momento da história. É esse tipo de emoção que fará com que o público imediatamente identifique-se com a obra, afinal, já viveu ou estará vivenciando muitos destes conflitos.
Linguagem simples
Nada de escrever coisas difíceis, utilizar palavras pouco populares ou criar grandes conclusões que precisam de contexto histórico, muita interpretação e bagagem literária. Os livros young adult são, normalmente, a porta de entrada para o universo da ficção para muitos adolescentes e uma escolha “fácil de consumir” para o público mais velho. Por isso, aposte sempre em linguagem simples e garanta maior abrangência para sua obra.
Saiba como retormar o hábito da leitura
Atemporalidade
Para que um livro do gênero young adult seja interessante também para adultos, é necessário evitar expressões ou comportamentos que apenas os mais jovens saberão interpretar. Memes, referências a outros filmes e livros, gírias… tudo isso deve ser deixado em segundo plano, já que muda o tempo o tempo e pode não fazer sentido para outras faixa-etárias ou para os próximos anos.
O que você achou das dicas? Deixe um comentário abaixo!
Artigos relacionados:
5 coisas que todo escritor iniciante precisa saber
Livros infantis para entreter os filhos na quarentena
Distopia em livros: o que é e como escrever uma