celular-com-imagem-de-um-castelo-projetada-para-fora-da-tela

Aplicativos para apaixonados por livros

Se você está aqui, é porque tem um ponto em comum com todos nós: ama a literatura. E literatura, hoje, pode ser produzida e consumida de diversas formas: em livros físicos, ebooks, redes sociais, sites, blogs e uma vasta gama de “plataformas”, menos ou mais tecnológicas, que permitem que a palavra navegue livremente das imaginações de uns aos olhos de outros. Mas, e os aplicativos de leiutura?

Com os aplicativos e redes sociais, podemos nos conectar a outras pessoas que também compartilham deste interesse, descobrindo outras obras, discutindo finais inesperados e criando uma biblioteca virtual que servirá como guia para nossas próximas leituras.

E, claro, quanto mais recursos estiverem disponíveis para esse “transporte”, melhor para a própria literatura. Por isso, preparamos uma lista de aplicativos incríveis para quem ama ler. Confira! :)

6 apps para leitores:

1. Goodreads

Um dos mais famosos ambientes virtuais sobre literatura. O aplicativo reúne recomendações, opiniões, avaliações e sinopses de milhares de obras do mundo todo. Por lá, é possível saber mais sobre os autores, o contexto de publicação e estar por dentro das obras em destaque. Mas vale o alerta: o app é em inglês, então exige certo conhecimento da língua.

2. Cabeceira

O Cabeceira funciona como uma biblioteca virtual particular. O app recomenda livros com base no que você está procurando e apresenta resumos e avaliações das obras. Além disso, é possível salvar cada título para “ler mais tarde” e acompanhar as leituras através de uma calculadora que mostra quanto tempo falta para concluir a obra. O único ponto negativo é que não é possível interagir com outros usuários ou visitar seus perfis.

3. Instapaper

Esse aplicativo é excelente para quem gosta de salvar artigos para ler depois. O Instapaper é compatível com celular e e-readers (como Kindle) e os conteúdos podem ser lidos offline.

4. Scribe

Se você gosta de ler textos independentes, esse app é uma dica muito interessante. No Scribe, os autores disponibilizam seus conteúdos online e gratuitamente. A ideia é dar visibilidade para textos mais curtos como poesias, contos, crônicas etc.

Para encontrar obras independentes, navega pelo site do Clube.

5. Skoob

Para quem procura uma rede social para compartilhar indicações e opiniões sobre livros, mas não quer consumir conteúdo em inglês, o Skook é uma excelente alternativa. Foi criado por brasileiros e pode ser vinculado a uma conta no Facebook, facilitando a troca de livros.

6. Bookly

Esse app também oferece uma calculadora para medir o ritmo de leituras. Com base nos dados, é possível melhorar o fluxo e ter mais disciplina. Também é possível deixar anotações ao longo do processo e avaliar as obras.

7. Dica bônus: Blog do Clube

Esse aqui não é um app, mas mas é super interessante para quem gosta de ler. Aqui no blog, temos centenas de conteúdos incríveis sobre escrita, dicas de leitura, entrevistas com autores independentes e muitas curiosidades sobre o universo literário. É só navegar, pelo computador ou celular, e ficar de olho nas novidades!

E aí, curtiu as dicas? Conta pra gente nos comentários quais outros apps você utiliza!

Artigos relacionados:

Podcasts literários para escritores
25 livros escritos por mulheres
7 melhores programas e apps para escrever livros

*Conteúdo publicado em 2013 e atualizado em 2020.

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

5 comentários em “Aplicativos para apaixonados por livros

  1. Olá, aqui é o Reverendo Dutra.
    Temos alguns alunos em África e livros que gostaríamos de usar com eles, publicados pelo Clube de Autores. Esses alunos são, mais especificamente, de Angola, e a pergunta é a seguinte:
    Eles conseguem adquirir esses nossos livros em formato e-book? A moeda local deles é Kuanza, mas também podem usar dólares. Aguardo resposta, pois já são mais de 10 alunos angolanos.

  2. Gostaria de saber como posso divulgar minhas obras através de um vídeo produzido por mim. Seria possível? poderia fazer parte de uma programação de TV do Clube de Autores e todos poderiam divulgar suas obras.. que acham?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *