escrever-livro-chatgpt

Escrever um livro com o ChatGPT? Entenda as implicações e riscos

Já parou para pensar no quanto a tecnologia está inserida no meio literário, fazendo parte de praticamente todas as etapas editoriais de um livro? Precisamos da tecnologia para nos comunicarmos com editores, capistas, organizadores de eventos, leitores e todos os outros envolvidos? Atualmente, o celular é o nosso principal meio de comunicação e produção de conteúdo, servindo também como dispositivo fonte para estudarmos, buscarmos insights e diversos outros afazeres cotidianos. 

A tecnologia nos permite revisar um texto de forma instantânea, nos ensinando e guiando rumo ao texto perfeito. Também podemos, com poucos cliques, conseguir registros de ISBN e ficha catalográfica, além, claro, permitindo que um livro seja publicado e distribuído por todo mundo. Quando surgimos, lá em 2009, a realidade era outra e desbravamos mares turbulentos em busca da democratização da literatura.

Todavia, acredito que estamos passando por uma nova e desafiadora era da tecnologia. Há poucos anos, ferramentas de inteligência artificial passaram a executar em segundos diversas atividades que levavam dias, tudo isso em poucos cliques, por pessoas leigas. Com a IA, conseguimos criar artes visuais incríveis, textos complexos, traduções simultâneas, narrações de livros e muito mais. 

No embrião do surgimento da inteligência artificial para pessoas comuns, como eu e você, muitos tratavam como um grande passatempo, outros, como uma ameaça a algumas profissões. Será que um capista será substituído por uma IA? E um revisor de texto? É um tema complexo que merece ser analisado com sabedoria e é isso que faremos hoje. Ameaça ou oportunidade? Como podemos encarar a inteligência artificial atualmente?

Mais especificamente, conversaremos por aqui sobre o ChatGPT, ferramenta mais popular de inteligência artificial, que conquistou milhões de adeptos mundo afora. Além da criação de texto, dos mais diversos tipos, dos acadêmicos aos literários, com o ChatGPT você consegue criar imagens, apresentações, fluxogramas e muito mais. Poucos cliques, inúmeras entregas. Preparado(a) para conversar sobre este tema? Me acompanhe e boa leitura!

O que é o ChatGPT e para que serve?

O ChatGPT é uma inteligência artificial desenvolvida pela empresa OpenAI. A ferramente é constantemente treinada para compreender e gerar texto (em diversas línguas) com base em uma infinidade de dados. O ChatGPT pode responder perguntas, criar conteúdo textuais diversos, sugerir ideias a partir de perguntas simples e até mesmo imitar estilos de escrita de um escritor famoso. 

No contexto do universo literário, muitos escritores usam a ferramenta como apoio na superação dos bloqueios criativos, criação de diálogos e até mesmo no desenvolvimento de determinado personagem. O ChatGPT é versátil e com infinitas possibilidades, porém, apesar disso, é fundamental entender que a IA não um substituto para a criatividade e criação humana. Então, não abuse do uso da ferramenta e preserve sua criação, livre de qualquer auxílio.

Benefícios que o ChatGPT traz para os escritores

chatgpt_cda

A ferramenta é praticamente infinita e, certamente, entrega aos autores diversos benefícios. Entenda quais são os principais:

Correção textual  

uma das funcionalidades mais úteis e práticas do ChatGPT é sua função de revisar e sugerir correções gramaticais e ortográficas. Ele pode ajudar a identificar erros simples que podem passar despercebidos. Importante dizer que, por enquanto, a revisão da ferramenta não substitui o trabalho de um profissional.

Descoberta de novas palavras e sinônimos 

Escrever pode ser um processo cansativo, especialmente quando se trata de encontrar a palavra certa para expressar uma ideia. A ferramente pode sugerir sinônimos ou até mesmo frases inteiras para dar mais fluidez ao texto.

Apesar dessa entrega prática, é recomendado que o leitor exercite a leitura constante de livros. Ter a leitura como hábito possui diversas vantagens e uma delas é o aumento de vocabulário e maior contato com a língua. Assim, ao escrever um novo texto, esses “brancos” de não saber qual palavra usar será menor.

Sugestão de temas e desenvolvimento de ideias 

Para escritores que enfrentam bloqueios criativos, o ChatGPT pode oferecer sugestões de temas, tópicos ou até mesmo ajudar a expandir uma ideia já existente, proporcionando um novo ângulo para o enredo ou personagens.

Este é um grande benefício, pois entrega rapidamente grandes entraves enfrentados pelo escritor. No entanto, aproveite esta funcionalidade com sabedoria. É preferível exercitar-se através dos momentos de brainstorming e estruturação de um livro.

Fonte de pesquisa 

O ChatGPT pode ser útil na pesquisa preliminar sobre determinados assuntos. A ferramenta fornece um panorama sobre temas e informações, ajudando o autor na economia de tempo. Todavia, além da pesquisa, o escritor deve checar se as informações entregues estão corretas. É comum a ferramenta se equivocar, por exemplo: atribuir um determinado livro a outro autor.

Riscos e cuidados ao usar o ChatGPT

Muito além dos benefícios, o ChatGPT deve ser usado com cuidado, entenda o porquê:

Deixar que a IA escreva todo o texto proposto 

A maior armadilha é confiar demais na inteligência artificial, seja o ChatGPT ou outra qualquer, permitindo que ela escreva a maioria ou todo o conteúdo textual do livro. Isso traz uma perda de autenticidade e do tom e da voz do escritor, elementos essenciais para qualquer obra literária.

Falta de verificação das fontes 

O ChatGPT não é uma fonte de informações confiável. Apesar da complexidade da sua criação, as respostas entregues podem conter erros ou informações desatualizadas. Por isso, é fundamental que o escritor faça uma pesquisa independente em outros lugares, como no campo de pesquisa do Google, para confirmar a veracidade dos dados fornecidos.

Dados incorretos ou incompletos 

Como a IA é alimentada por um grande volume de dados presentes na internet, há o risco de utilizar informações imprecisas ou descontextualizadas. Certamente isso poderá prejudicar a credibilidade do autor, principalmente para os que escrevem gêneros como o jornalismo literário ou a não-ficção.

Perda da criatividade e identidade autoral 

O uso excessivo do ChatGPT leva à dependência da IA, prejudicando na criatividade e da originalidade do autor. Escrever é mais do que juntar palavras de maneira coerente; é sobre transmitir emoções, experiências a partir da perspectiva única do escritor, algo que uma IA dificilmente consegue fazer.

Direitos autorais e riscos jurídicos

Outra discussão presente quanto ao uso das inteligências artificiais é referente às questões legais. Se um texto foi gerado por uma inteligência artificial, de quem são os direitos autorais desta obra? Conforme a legislação de direitos autorais, é considerado autor a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica

Logo, não é possível proteger direitos autorais produtos gerados por inteligência artificial. Este é mais um motivo pelo qual você não deve deixar a escrita do seu livro para o ChatGPT ou qualquer outra IA.

Já discutimos este tema no Pensática Podcast em três episódio, confira:

ChatGPT e outras IA como uma realidade

chat-gpt

O uso de IAs, como o ChatGPT, é uma realidade inevitável. Ela está presente e acessível a todos, ganhando milhares de adeptos diariamente. Em vez de lutar contra essa tendência, é preferível entender suas capacidades e limitações. Ao aliar-se à tecnologia, o escritor pode aumentar sua produtividade e eficiência, preservando sua autenticidade criativa.

IAs são ferramentas poderosas para complementar o processo criativo, sem substituí-lo. Escritores devem tirar proveito delas, tendo uma vantagem competitiva no mercado literário. O segredo está em equilibrar o uso da tecnologia com a sensibilidade humana. A IA pode oferecer ideias valiosas, superando os bloqueios criativos.

Afinal, este texto foi escrito no ChatGPT?

Não. Como falado anteriormente, é preciso que o escritor pratique e continue exercitando sua escrita. Entregar uma ideia ao ChatGPT e simplesmente copiar e colar um texto pronto apresenta inúmeros problemas, como a perda da capacidade do escritor de criar novas histórias. Afinal, ele está entregando todas suas ideias a uma IA que, por mais que escreva bem, nunca entregará um bom texto como aquele que o imaginou. 

Também conforme explicado anteriormente, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada e assim foi feito aqui, neste texto que você está lendo. Em alguns parágrafos específicos, o ChatGPT me ajudou com a correção textual e ajustes pontuais em alguns parágrafos. Ah, também usei a ferramenta “LanguageTool”, integrada ao Google Docs, que corrige o texto instantaneamente enquanto escrevo. As duas ferramentas me ajuda na entrega de textos sem erros gramaticais para você.

Conheça a Aila, a agente literária virtual do Clube de Autores

A Aila foi desenvolvida pelo Clube e é uma assistente virtual avançada, projetada para fornecer suporte especializado, abrangendo em todas as suas dúvidas sobre publicação, distribuição, marketing e muito mais.

Acesse seu portal do autor e experimente a Aila hoje. Descubra como ela pode tornar sua jornada como autor mais fácil, eficiente e recompensadora.

5 comentários em “Escrever um livro com o ChatGPT? Entenda as implicações e riscos

  1. Acho que os aplicativos AI devem ser banidos, de nossos cotidiano ! Pois tira o intelecto da raça humana. E só nos prejudica.

    1. Terei que discordar, sou um apaixonado por literatura de ficção medieval, mas ao mesmo tempo estudo programação, um ponto que foi levantado em uma das aulas é que em algum momento a humaninade iria chegar em nivel tão alto de tecnologia, que isso acaretaria em todos terem uma forma de “IA” juntamente com o cerebro, podendo assim todos serem suficientemente inteligentes e estarem sempre em constante crescimento

  2. Estou na minha sétima obra, escrevi a primeira em 2012, a segunda e terceira em 13 e 14… 3 anos 3 obras, com o chatgpt eu consegui escrever 4 obras em um ano, mas devemos propor a ideia e ir corrigindo o texto ao longo da história, pois não é confiável e normalmente ele não segue a sua história. Muitas vezes desvia do seu assunto. Então o correto é ir guiando seu texto o tempo todo. Caso contrário ele cria uma história alternativa que não segue em nada o contexto da
    sua. Você pode estar escrevendo um conto futurista e derrepente está com um livro de receitas.

  3. Juliano do céu, parece até que você leu meu livro ‘PQP – Produtividade, Qualidade, Poder’ (que lancei recentemente aqui no Clube)…hahaha.
    Nele, falo exatamente sobre como as pessoas usam a IA para criar em quantidade, mas acabam se esquecendo da qualidade. O verdadeiro poder a longo prazo está na qualidade que se pode alcançar em menos tempo com a ajuda da IA. Mas muita gente ainda comete o erro de produzir em massa, deixando a IA fazer tudo, de ponta a ponta. Fazer o quê, né? A vida tem um jeito muito eficaz de educar.
    Ótimo artigo, Juliano. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *