O aspecto jurídico da Inteligência Artificial aplicada ao mercado literário

Desde que o ChatGPT se tornou público, praticamente todos os mercados mergulharam em discussões sobre projetos, possibilidades e riscos da inteligência artificial. Foi como se, de repente, saltássemos alguns séculos em nossas percepções de presente; como ver transformados os enredos de ficção científica em não-ficção científica. 

No mercado do livro, as possibilidades são efetivamente infinitas. 

Já há sistemas de IA que criam capas de maneira automatizada – como você pode ouvir no podcast que gravamos com a Trya. Há sistemas de tradução automatizados – embora ainda tenham um caminho para evoluir até se tornarem efetivos. Há sistemas de narração, convertendo textos em áudio e gerando, portanto, audiolivros. 

Há revisões ortográficas e gramaticais feitas por IA. Há análises literárias. Há de tudo. Ou quase tudo – porque certamente veremos usos inimagináveis da tecnologia aplicada ao mercado do livro em nosso cotidiano. 

Mas o episódio de hoje não vai discutir as possibilidades da Inteligência Artificial: vai discutir as possíveis limitações de sua aplicação generalizada. E esse assunto, muito pouco discutido, é fundamental para autores que começam a se deparar com todo esse novo mundo que surgiu de repente. 

Algumas das grandes dúvidas que surgem

Se você cria um texto ou uma capa com Inteligência Artificial, ele é legalmente seu? Ou qualquer um pode plagiá-lo uma vez que a criação não partiu de um humano – que é para quem a legislação foi concebida? 

Se a informação gerada for errada – o que acontece, diga-se de passagem – qual a sua responsabilidade perante a lei? 

E a proteção de dados? Uma vez que IA funciona convertendo oceanos de dados brutos em informação utilizável, que tipo de segurança isso dá aos autores e aos leitores? Até onde se pode ir? 

O que a lei – no Brasil e no mundo – fala sobre IA e como isso deve se desenrolar no futuro? 

Com quem falaremos hoje?

Não serei eu – claro – que responderei a essas e a outras perguntas. Para isso, teremos dois brilhantes advogados como convidados no episódio de hoje. Dr. José Ricardo de Bastos Martins e Dr. Alexandre Zavaglia. 

Dr. José Ricardo de Bastos Martins

Dr. José Ricardo é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e possui mestrado em direito societário pela New York University. Após atuar alguns anos com advogado associado em NY, retornou ao Brasil e atualmente é sócio da Martins Villac, um dos mais inovadores escritores de advocacia do país. Possui larga experiência em direito societário, M&A e investimentos estrangeiros no Brasil, com destaque para o setor da comunicação e entretenimento. Atualmente representa diversos dos maiores grupos de comunicação e publicidade do Brasil e do mundo.  

Dr. Alexandre Zavaglia

Dr. Alexandre Zavagila, por sua vez, é um dos pioneiros no Brasil na utilização de técnicas de ciência de dados e inteligência artificial para solucionar problemas jurídicos, com projetos reconhecidos nacional e internacionalmente. Doutorando pela Puc-SP,  com cursos de Direito Digital pela FGVSP,  Stategic Data Storytelling pela Universidade de Chicago e de Gestão de Tecnologia pelo MIT (em andamento). Professor da Pós Graduação em IA na Universidade de Lisboa, assim como de diversas outras instituições de ensino, palestrante, e autor de textos e livros de Direito e Tecnologia aplicada. Presidente da Comissão de Direito e Inovação e Tecnologia do IASP. Fellow Researcher da European New School of Digital Studies (Alemanha/2023). Coordenador do Grupo de Pesquisa  em Governança de Dados e Regulação de Inteligência Artificial o um dos líderes da pesquisa Governança de IA nas organizações: framework de Comitês de Ética em IA do CEPI – FGV Direito SP. Membro do GT de Adequação dos Tribunais à LGPD e do GT de apoio da iniciativa privada para o desenvolvimento da PDPJ no CNJ.

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Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

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