genero-dramatico

Gênero dramático: aprenda tudo sobre os textos para teatros

A literatura portuguesa, em sua vastidão, revela-se por múltiplas faces. Dentre elas, o gênero dramático se destaca como um dos pilares fundamentais, sendo um dos três grandes gêneros literários, ao lado do lírico e do narrativo/épico.

O dramático, como o próprio nome sugere, lida com a ação e os conflitos humanos, sendo representado, sobretudo, em peças teatrais e novelas. A seguir, aprofundaremos nas características e definições desse gênero, além de percorrer os principais estilos que o compõem, além de destacar um grande escritor que moldou sua trajetória na língua portuguesa.

Vamos nesta jornada literária?! boa leitura!

Características principais do gênero dramático

O gênero dramático refere-se a obras escritas para serem representadas em um palco por atores e atrizes, diante de um público. A ação desenvolvida nessas obras é apresentada por meio dos diálogos das personagens e pelas situações em que se encontram. Em vez de apenas serem narradas, como ocorre em romances ou contos, as ações são encenadas.

Diálogos

No drama, a ação é quase sempre conduzida através dos diálogos entre personagens. Embora possa haver narrativa ou descrição, a maioria da história é contada através das palavras e interações das personagens.

Ausência do Narrador

Ao contrário do gênero narrativo ou lírico, no dramático não há uma voz narrativa que comente ou explique os eventos. Tudo é mostrado por meio da ação e do diálogo das personagens.

Conflito

O coração do drama é o conflito. Pode ser um conflito interno (numa personagem) ou externo (entre personagens). Esse conflito é o que impulsiona a trama e mantém o interesse do público.

Estrutura

Muitas peças dramáticas seguem uma estrutura específica, geralmente dividida em atos ou cenas. Isso permite pausas na ação e ajuda na evolução da trama.

Representação

O gênero dramático é criado para ser representado. A atuação dos atores, o cenário, a iluminação, a música e os efeitos sonoros são todos elementos que se combinam para dar vida ao texto dramático.

Didascálias

São as indicações cênicas fornecidas pelo autor para orientar a encenação da obra. Elas podem indicar ações, expressões das personagens, detalhes de cenário, entre outros. Aparecem em itálico ou entre parênteses, e não são ditas em voz alta pelos atores.

Temporalidade

No gênero dramático, a ação se desenrola no presente. Mesmo que se referir-se a eventos passados, o que vemos em cena é o “agora”.

Interação com o Público

Uma das características únicas do drama é a relação imediata com o público. A reação da audiência pode influenciar o desempenho dos atores e a energia da peça na totalidade.

Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.

Estilos literários do gênero dramático

Bem como temos nos outros gêneros, o dramático abriga diversos estilos literários. Vamos ver quais são os principais?

Tragédia

Oriunda da Grécia Antiga, a tragédia apresenta narrativas de grande tensão e conflitos profundos. As personagens, geralmente, enfrentam dilemas morais, paixões avassaladoras e, muitas vezes, encontram destinos trágicos, evocando reflexões sobre o destino, o sofrimento e a condição humana.

Comédia

Em contraste com a tragédia, a comédia aposta no humor e nas situações lúdicas para entreter o público. Seus personagens, muitas vezes caricaturais, enfrentam situações embaraçosas, equívocos e mal-entendidos, resultando em risadas e reflexões sobre as nuances da sociedade.

Tragicomédia

Como o próprio nome sugere, combina elementos da tragédia e da comédia. Em uma tragicomédia, é possível rir de situações trágicas ou encontrar momentos sérios em meio a uma narrativa essencialmente cômica.

Farsa

A farsa é uma vertente da comédia, mas com uma pegada mais exagerada. O intuito é ridicularizar certos aspectos da sociedade, usando personagens estereotipados e situações absurdas para provocar risos e críticas sociais.

Auto

De origem medieval, o auto é uma pequena peça teatral com temáticas geralmente religiosas ou moralizantes. É uma representação didática, que visa ensinar e edificar o público por alegorias e simbolismos.

Ariano Suassuna: Um Ícone do Gênero Dramático

ariano-suassuna
Ariano Suassuna

Quando falamos em gênero dramático na língua portuguesa, é impossível não lembrar do incrível Ariano Suassuna. Brasileiro, nascido em João Pessoa, Paraíba, Suassuna se tornou um dos mais proeminentes autores do teatro nacional, com obras que mesclam humor, tradição e crítica social.

Seu trabalho mais notório, “O Auto da Compadecida“, é um exemplo de auto (como o próprio nome já revela), jogando luz sobre o sertão nordestino e seus habitantes, com suas virtudes, vícios e dilemas morais.

Ariano, com sua visão única e linguagem afiada, representa o potencial do gênero dramático de refletir a sociedade, ao mesmo tempo, em que entretém e educa. Seu legado inspira inúmeros autores atuais e demonstra a riqueza do drama na literatura lusófona.

Publique seu livro conosco

O Clube de Autores é pioneira e maior plataforma de autopublicação para autores lusófonos em todo o mundo. Nossa comunidade já conta com mais de 60 mil autores cadastrados e mais de 90 mil livros publicados, representando mais de 20% de todos os livros publicados em língua portuguesa em 2022.

Publique o seu livro gratuitamente clicando AQUI e dê o passo mais importante da sua carreira literária.

Você também pode gostar:

teatro